Social Icons

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Seriam os Alternate Reality Games, o futuro?

O site de downloads baixaki publicou um texto interessante de autoria de Rodrigo Prada com o título "Jogos universais como futuro do entretenimento" o texto faz um apanhado das novas tendências dos jogos eletrônicos, como: interatividade, Wii, Projeto Natal e principalmente as possibilidades geradas pelos ARGs - Alternate Reality Games (Jogos de realidade alternativa) que colocam o jogador num ambiente virtual dentro da realidade numa espécie de RPG de mesa, só que no meio da rua.
O artigo traz diversos exmplos de jogos desse tipo, que tem ganhado notoriedade no Brasil, principalmente depois do ARG realizado pelo Guaraná Antartica em 2007, uma grande jogada de marketing viral que, com uma intrigante história envolveu pessoas do país inteiro e chegou a confundir muita gente inclusive o senador Artur Virgilio que chegou a fazer um (ingênuo) discurso contra a empresa fictícia que supostamente compraria a Amazônia no game...que serviu para aumentar exponêncialmente a quantidade de acessos no site do jogo e mostrar como os ARGs podem ser incríveis ferramentas de propaganda.

"Zona Incerta" ARG da Antártica, durou meses e confundiu muita gente de tão convincente.

Bem, realmente esses reality games são bem interessantes, mas estão mais para uma evolução dos RPG's (rolong playing Games) de mesa do que dos videogames.
O futuro da propaganda. Isso sim, caberia melhor!hehe


Agora, novas interfaces como a jogabilidade do Wii ou o projeto Natal sim, são propostas que realmente evoluem os conceitos de entretenimento eletrônico e interatividade.
Se bem que Gamer, estrelado por Gerald Butler (300) e Michael C. Hall (do seriado Dexter) apesar de exagerado, traz uma proposta interessante de inovação para jogabilidade do futuro.hehe.
Parece ser muito massa!Veja o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...