Social Icons

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Evangelizando através dos games - um breve histórico

Jogos eletrônicos desde sempre, não são vistos com bons olhos por boa parte dos evangélicos. Os motivos são vários, e em alguns casos faz até sentido, no entanto, será correto, um gamer deixar de jogar determinado game por ele ser rotulado como "herege"?
Como evangélico, e como gamer, ouso levantar essa questão que na verdade não passa de uma questão de bom senso afinal a Bíblia ensina que "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas, mas nem todas edificam".-I Co 10:23, então cabe a cada um a decidir o que fazer de sua vida e isso inclui o que jogar ou não.

Você pode não ter percebido, mas desde o saudoso NES, já haviam empresas interessadas em atrair os evangélicos, que produziam jogos destinados a esse público, dessas, a Winsdow tree, que ficou famosa por produzir jogos não autorizados, para o Nitendinho. Destes o mais conhecido é o Bible Games, que continha 3 jogos: Baby Moses, Noah's Ark or David and Goliath, e foi eleito um dos 20 piores jogos da história dos games pela EGM americana, injustamente, na minha opinião, pois apesar de ser nada realístico,(qual game de NES era?) tinha gráficos muito bons pros padrões da época e boa jogabilidade.
"Baby Moses" era um dos 3 jogos do Bible Games para NES

Desde então, poucas empresas se aventuraram em produzir jogos com conteúdo evangélico lançados discretamente e sempre com qualidade muito inferior os jogos "normais" (apesar do esforço de produtores, como é o caso de Bible Champions e Catchuman), sem quase nenhum destaque. No entanto, com os avanço tecnológico, os games ganharam um espaço a cada maior na mídia, e hoje constituuem uma indústria que movimenta milhões e atinge um público maior até que o cinema em alguns casos. Ao mesmo tempo, é número de evangélicos também cresceu, e com isso a preocupação de pais e igrejas com os "briquedos" de seus filhos, visto que o realismo dos games atuais e os temas cada vez mais adultos das grandes produções gamísticas podem ser uma má influência para o desenvolvimento ético e moral dessas crianças...nesse contexto, aos poucos as empresas de games evangélicos tem percebido que, para conquistar a "fidelidade dos fiéis" em seus jogos , não basta ter apenas a mensagem, épreciso desenvolver jogos com qualidade equivalente aos concorrentes "seculares", o que é meio difícil, dado o investimento milionário que os tais demandam; mas algumas empresas tem se esforçado e estão quase chegando lá.
Bons exemplos disso, são os jogos da série "Left Behind" para PC e o "Bible games" para o primeiro Xbox.















Left Behind - Jogo de estratégia apocalíptico para PC

Bible game - Um "Mario Party" com temas bíblicos para Ps2 e Xbox

"Left Behind - Eternal forces" e sua sequência "Triblation forces" derivam da famosa série de livros homônima (que também virou filme) de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins, baseada nas profecias dos livros de Apocalipse e Daniel, que narra a história das pessoas que ficaram na terra após o arrebatamento dos fiéis em Cristo, daí o título, "deixados para trás" e a batalha dos que ainda criam em Jesus e o domínio do anti-cristo.
Ambos os jogos são RTS (estratégia em tempo real) onde o jogador comanda um grupo de pessoas que se rebelam contra o domínio de Nicole Carpatia e os mesmos personagens dos Livros/filmes, recrutanto pessoas através da mensagem e da conversão. O game apresenta gráficos e jogabilidade medianos, mas tem algumas idéias interessantes: Não existe combate armado no game. Ao invés de mágicas são usados poderes epirituais e a fé nas batalhas. Os "gerreiros do bem" atacam com "louvor" e restauram as energias com a "oração", enquanto as forças de mal, utilizam "sons hereges" como o rock(!?) para abalar a fé dos fiéis. Bem, ao menos é uma solução criativa não?:-)
Apesar da jogabilidade meio "dura" as vezes, trata-se de um bom game pra quem curte jogos de estratégia, com uma história interessante, gráficos legais e ótimas dublagens.
O game teve grande repercussão na mídia, pela temática e por ser o primeiro game evangélico a ter cuidado profissional (ou quase) em sua produção e marketing.
A demo do game pode ser baixada no site oficial e contém um tutorial bem completo e 4 fases single player, além de opção multijogador.

"Bible game" para Ps2 e Xbox e GBA, segue o estilo de "Super Mario Party", onde até 4 jogadores participam de minigames no estilo "jogo de tabuleiro" com temas do antigo testamento e, apesar de não ter se destacado na mídia é um ótimo passatempo para toda família.

Além desses e de outros exemplos mais ou menos originais, tem sempre aqueles jogos que procuram ser versões "edificantes" de jogos seculares de sucesso como "Dance Dance Revolution" e o popular(e nada gospel) "Guitar Hero" que ganhou uma "imitação concorrente" com músicas que louvam ao Senhor oa invés das canções de rock pela qual o jogo ficou famoso. O Guitar Praise foi desenvolvido para PC e acompanha guitarra e 50 músicas de cantores gospel famosos nos EUA. Bem, trata-se de uma boa opção para fãns do estilo do jogo.

Bem, como vemos, os jogos evangélicos estão ai com tudo e a tendência é que se invista muito mais. Se a qualidade for mantida, é esperar pra ver!

Mais informações:
Left behind games:
http://www.eternalforces.com/
Guitar Praise:
http://www.guitarpraise.com
Bible game:
http://www.cravegames.com/games/BibleGame/index.html
Catchuman e Onymus Horizons:
http://www.n-lightning.com/downloads.htm
Bible Champions:
http://www.thirddaygames.com/bibleChampions/

Um comentário:

  1. cara amei a noticia Deus abençoe esses criadores que estão dando a cara a tapa pra criticas por carregarem nesses jogos a fé.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...