Social Icons

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Savegame+Review - Condemned - Criminal Origins

Até pouco tempo atrás, não queria conta com games de tiro em primeira pessoa por vários motivos, o principal deles era o fato de não sentir ligação com a história, já que a grande maioria dos FPS se resumiam ao esquema "ache a chave/atire em tudo que se mover" com personagens sem nenhum carisma (salvo algumas exceções como Duke Nuken) por dezenas de níveis repetitivos.Como gosto de games com histórias interessantes e adventures (preferêncialmente em 3ª pessoa), torcia o nariz para games em 1ª pessoa.

Bem tenho de admitir que o gênero evoluiu muito, e hoje existem FPS que fogem totalmente do estereótipo que citei acima. Desde que o clássico 007 Goldeneye (Nintendo 64) inseriu esquema de objetivos e fases não lineares, muitos títulos inovadores (Só pra citar alguns exemplos: Half-life, No ones lives forever, F.E.A.R., Bioshock) surgiram fazendo do FPS o gênero mais imersivo que existe atualmente colocando o jogador na pele de herois (ou não) em meio a tramas intricadas, com jogabilidade mais variada (não apenas tiroteios) e inteligente.
Um desses jogos, apesar de não ter alcançado a fama que merecia, fez bastante sucesso na época de seu ançamento (um dos primeiros hits do Xbox 360). Trata-se de "Condemned: Criminal Origins". O jogo, produzido pela Monolith em parceria com a Warner e distribuido pela SEGA é um FPS, mas chama-lo apenas disso é uma injustiça dada a grandeza do game.
O jogo, apesar de ser em 1ª pessoa não pode ser chamado de "tiro" porque armas de fogo são escassas e quando se encontra uma, se dispõe de apenas alguns tiros. 90% dos confrontos do game devem ser resolvidos na "mão" mesmo, ou com canos, pás, machados, pés de cabra, pedaços de concreto, portas, gavetas...enfim, praticamente tudo que possa ser pego por Thomas (seu personagem) pode ser usado como arma na falta das tradicionais armas de fogo (que é constante, por sinal).O jogo tem um interessante sistema de combate com armas brancas que apesar de estranho no início, depois de dominado faz o jogador dispensar qulquer arma de fogo que apareça. Só para dar um exemplo: você pode se defender dos ataques inimigos usando a arma como escudo, tontea-los com seu Teaser e finaliza-los com um forte soco no rosto...
Bem, um jogo de tiro sem um arsenal vasto de armas para destroçar seus adversários pode parecer estranho, mas a proposta de Condemned está mais para Silent Hill do que para Quake. O game tem um clima de terror psicológico que deixa o jogador com os nervos a flor da pele e mesmo com trechos quase que sem inimigos, a tensão é tão grande que o menor movimento faz gelar a espinha.
Os ambientes do game assim como em silent hill são bem escuros e a visão do jogador é limitada ao curto alcance da lanterna de Thomas, criando um clima de suspense e terror muito mais apavorante que Doom 3 por exemplo.
Condemned não fica devendo nada a outros survival horror como o já citado Silent Hill, Fatal Frame e outros games em 3ª pessoa, chegando a ser mais apavorante que estes em alguns momentos. Se quiser comprovar, basta fazer uma pesquise no youtube: Certa cena do game aparece em 8 de cada 10 listas de "momentos mais apavorantes dos games". E com razão!Assim como Doom 3, o jogo consegue dar alguns sustos brabos em jogadores desavisados....A parte da escola é a melhor de todas...
ATENÇÃO!Não assista se for jogar o game^^
Mas o clima de suspense/terror psicológico e os combates "com o que estiver na mão" não são o único atrativo do jogo....
O Personagem principal de Condemned, Ethan Thomas é  renomado investigador do FBI, cuja especialidade é caçar Serial Killers. Para isso ele conta com seu inseparável kit de investigação forense, que deve ser usado sempre que se encontra algum vestígio de crimes. São várias ferramentas como: detector de resquícios orgânicos,  luz ultra violeta, coletor de DNA, máquina fotográfica digital e um celular com ligação direta com o laboratório do Bureal onde sua amiga Rosa faz as análises em tempo real de todas as pistas enviadas. Para avançar nas 10  fases do game é preciso utilizar constantemente esse equipamento para obter pistas dos assassinos que procura. O interessante é que qunado se usa o equipamento de investigação, Thomes fica desarmado. Ai o jogo gosta de dar uns sustos no estilo Doom 3: você está no escuro seguindo um rastro olhando para pbaixo, quando de repente POW, pula um inimigo bizarro bem na sua frente...chega a dar medo na hora de fazer as investigações.hehe
A história do game começa quando Thomas vai investigar um assassinato praticado por um serial killer e acaba sendo acusado de matar dois policiais que são mortos com a arma dele.A partir daí ele é forçado a fugir da polícia enquanto procura por pistas do misterioso criminoso que parece estar monitorando a vida do protagonista a muito tempo.Além disso um estranho fenõmeno tem deixado alguns moradores da cidade extremamente violentos.
As únicas ajudas que Thomas recebe vem sua amiga Rosa, (que é a única do FBI que acredita na inocência dele) e um misterioso antigo amigo de seu pai.O enrredo se desenvolve de maneia a deixar o jogador ligado até o final (que não conclui nada por sinal) com muitos mistérios e questões aparentemente sem explicação.O seu personagem com o decorrer das fases vai desenvolvendo um misterioso poder que permite "enxergar" como os crimes aconteceram, além de algumas visões bem apavorantes que se tem ocasionalmente no game. A fase da loja de manequins por exemplo...bem que poderia ter sido retirada de SH de tão bizarra.
Os sons são incrivelmente tenebrosos, com ruidos, passos e sussurros constantes, te fazem ficar apreensivo a cada porta que passa.A dublagem dos personagens também é muito boa e deixam no clima cinematográfico.
Enfim, o game tem algumas ideias muito boas e bem aplicadas como o realismo na questão do uso de armas (afinal ninguém real aguentaria carregar várias armas e dezenas de cartuchos ao mesmo tempo, nem se acha esse tipo de coisa em todo lugar)
Finalmente um jogo em primeira pessoa que não tem meio mundo de caixas de madeira com itens dentro...
No entanto, o game tem alguns defeitos e vários bugs que, apesar de não afetarem a diversão, tiram um pouco o quesito "realismo" citado acima. O pior deles é o fato dos inimigos desaparecem quase que instantaneamente quando mortos, além da baixa interação com alguns cenários e movimenação meio travada.Mas esses defeitos são compensados por peuenos, mas importantes detalhes muitas vezes ignorados nos FPS. Qual jogo de tiro em primeira pessoa que você tenha ogado lhe permitiu ver os pés do personagem enquanto anda?

Enfim, os defeitos não tiram o brilho do game que lembra muito grandes "Thrillers" do cinema como "O silêncio dos inocentes" e "Seven" com a mistura muito bem feita de terror, suspense psicológico e clima teeeenso que doi!^^IMPERDÍVEL
Veja o trailer:

Faz tempo que um jogo não me prende até zerar. Normalmente "empaco" em alguma fase e vou jogar outra coisa, mas neste feriadão só rolou Condemned no meu PC!Jogaço.
Abaixo segue o link do meu savegame com todos os 10 capítulos disponíveis e alguns "Achieviments" liberados. Falando nos Achieviments, achou o game fácil?Tente terminar o game no hard usando apenas armas brancas...a ultima fase fica o BICHO!hehehe.


Download: aqui

Jogaço. Nota 9.0.

Pena que a excelente continuação com gráficos e jogabilidade ainda melhores, além do desfecho da história de Thomas não saiu para PC...QUE INVEJA dos donos de Xbox 360 e PS3!!
Sites oficiais:
Condemned 2 Bloodshot: http://www.condemnedgame.com/flash.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...