Social Icons

terça-feira, 12 de junho de 2012

Razões para comprar o Humble Bundle V

Já falei do fantástico Humble Bundle anteriormente, mas não custa reforçar o apelo para compra imediata deste que é de longe o melhor pack de games de qualidade por megabyte² já lançado. Como sempre, os organizadores acrescentaram umas coisinhas de bônus ao conjunto, sendo estas coisinhas nada menos que os aclamados Braid e Super Meat Boy e o recente e inusitado survivor horror 2D pixelado Lone survivor. Logo você pode pagar o que quiser e levar OITO dos melhores jogos indies dos ultimos anos junto com suas respectivas trilhas sonoras nos formatos MP3 ou Flac (exceto os 3 jogos bônus).
Planejei fazer um review de cada jogo antes de terminar o prazo de venda do HB, mas o vicio e a preguiça não deixaram a minha agenda lotada não permitiu ainda. Como falta menos de 2 dias para encerrar as vendas do bundle, vou fazer algo um pouco diferente e preguiçoso sucinto que o usual: pequenos (se é que pode-se chamar assim) comentários que usei na opção de recomendação de jogos no Steam.

Superbrothers: Sword e Sworcery EP

"Pixel Art"...finalmente entendi o significado dessa expressão jogando este game. No caso aspecto "arte" não se resume a escolha de estilo visual, com as melhores animações feitas com quadrados digitais que ja vi ou paleta de cores muito bem escolhida que não nega a influência de jogos do Team Ico (mais precisamente Shadow of The Colossus) mas se estende a fantástica trilha sonora de Jim Guthrie e uma narrativa bastante original, que conta a aventura da jovem guerreira" Scythian" como se fosse um "experimento" dividido em seções. 
Na aventura, a protagonista deve selar uma entidade liberada por ela mesma após encontrar um misterioso livro chamado Megatome. Seria clichê se não fossem os toques psicodélicos e meta linguagem inseridos nessa narrativa como viagens a mundo dos sonhos em LPs, ursos suspeitos e concertos de música tecno em florestas medievais.Originário de IOS, sua jogabilidade é toda através do mouse no melhor estilo "point e click", e possui um curioso sistema que muda o ambiente do jogo de acordo com as fases da lua no mundo real. Assim alguns eventos e cenários só estarão acessíveis em determinada fase da lua. 
Psychonauts

Mais um clássico direto da mente criativa do grande Tim Shafer. Porém Psychonauts, que pode ser resumido como um Mario 64 com poderes telecinéticos, cenarios surreais (você explora mentes pertubadas), diálogos nonsense e personagens carismáticos; sofre da "síndrome de Ico": Foi sucesso de crítica, quem jogou gostou, mas vendeu muito pouco. 
Assim como aconteceu em games como Ico, Beyond Good and Evil e Mirror's Edge, o jogo virou cult, mas pouquíssima gente conheceu, o que é uma pena pois se trata de um game extremamente divertido. 
Se gosta de jogos de plataforma em 3D vai adorar acompanhar o aspirante a Psychonaut (uma espécie de agentes especiais com poderes psiquicos que enfrentam problemas mentais) Razputin em sua aventura para salvar Whispering Rock (e provavelmente o mundo) antes que seus pais venham busca-lo do acampamento de verão.^^


Amnesia - The Dark Descent

"Sucessor espiritual" da (literalmente) obscura trilogia Penumbra, Amnesia TDD é o melhor e mais imersivo game do gênero Survivor Horror em anos. 
A atmosfera sinistra, a fragilidade física (não existem armas para se defender) e psicológica do perturbado protagonista Daniel criam um clima de tensão e medo constantes, que o design do jogo explora com maestria. 
Por mais "durão" ou experiente no gênero que você seja é difícil não se assustar ou ao menos ficar tenso em alguma parte do game, no entanto o enredo repleto de mistério faz com que a vontade de jogar permaneça. Aos que conseguem superar o medo e dar a Daniel a vingança que ele deseja, ainda existe a possibilidade de jogar dezenas de "custom stories" feitas por fas do game e uma DLC ainda mais perturbadora e hardcore que a história principal. Se curte jogos como Resident Evil e principalmente Silent Hill, este jogo é obrigatório.



Bastion

Uma rara mistura perfeita entre design, arte, música e um enredo envolvente. Bastion é uma experiência única, com uma narrativa inovadora (literalmente). Recomendo fortemente para quem curte action RPGs e/ou boas histórias. Além do visual belíssimo, jogabilidade simples mas divertida, narração dinâmica e enredo envolvente e cheio de metáforas, a trilha sonora do jogo é na minha opinião, a melhor de 2011.




Limbo

Limbo é um jogo de plataforma 2D baseado em puzles envolvendo o ambiente, mas o que chama atenção nele é justamente o ambiente, que é totalmente escuro. A história extremamente aberta e minimalista não se esforça para explicar o que levou a irmã do protagonista a parar no Limbo, um lugar sombrio e cheio de perigos, se resumindo a dizer que o garoto desceu até lá a procura dela. Apesar da simplicidade, os gráficos em um charme e atmosfera únicos, além de diversas possibilidades de morte instantânea para o garoto, sem nem um pingo de dó. Os puzles não são tão complicados como Braid e geralmente só exigem um pouco de observação ao redor do personagem para resolução. O clima sombrio deixa o jogo bastante envolvente e muitos acabam terminando numa "sentada" já que é bem curtinho também. Mas como dizem tamanho não é documento.


E ainda tem as OST e Super Meat Boy, Braid e Lone Survivor. Corre lá. Além de ajudar os desenvolvedores comprando original, pode ativar no Steam e ainda contribuir com instituições de caridade. Só não vale pagar $ 1,00 como alguns espírito-de-porco fazem, pelamor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...