Social Icons

domingo, 18 de janeiro de 2009

Gosta de jogo de plataforma e não conhece Cave Story? Você não sabe o que está perdendo...

Estava navegando na net esses dias e procurando informações sobre Megaman 9 para as redes virtuais dos consoles atuais e fiquei curioso com a empolgada notícia notícia de que Cave Story seria lançado para Wii atraves da rede WiiWare. Só faltava saber que diacho era esse tal de Cave Story...

Pois bem, Cave Story, ou Doukutsu Monogatari é um jogo de plataforma freeware japonês (foi traduzido para inglês por um fã) lançado para PC em 2004 e que se tornou uma verdadeira lenda na internet, tendo uma legião de fãns por vários motivos. O primeiro deles é o fato de ser a melhor prova de pra se fazer um clássico não é necessário uma grande equipe ou milhões na produção.
O título, que levou 5 anos para ser produzido, resultou do
trabalho de uma única pessoa, que atende pelo Nick de Pixel e possui características que lembram os grandes cássicos de plataforma da era 16bit (só pra citar algumas influências claras no jogo: Megaman, Yoshi Island, Metroid ,Gunstar Heroes , Castlevania, Zelda...) o que atinge em cheio ao coração dos (saudosos) Gamers que jogaram estes grandes games. Aliás, até mesmo quem só descobriu os videogames na era Playstation pode se apaixonar pelo game pois, apesar dos gráficos "fracos" para os padrões atuais, CS tem aquela irresistivel aura dos games Oldschool, com uma jogabilidade simples e incrivelmente viciante.
De cara, ele me lembrou muito Yoshi Island (Snes) pelos gráficos e jogabilidade, com uns toques de exploração a lá Super Metroid com direito a musiquinha praticamente idêntica a do clássico do Super Nes quando se acha os upgrades.

A ação varia entre momentos de exploração e ação intensa, que mistura jogabilidade tradicional dos jogos de plataforma com shooter.Os controles funcionam incrivelmente bem. Sabe aqueles jogos de plataforma que você tenta dar um pulo e o personagem sempre acaba "escorregando" da plataforma?Ou aqueles em que o personagem ou pula baixo demais ou pula muito alto?Esqueça. Em CS os controles respondem rapidamente aos comandos, tornando a aventura muito mais divertida.
Além da excelente jogabilidade a história do games consegue prender a atenção do jogador até o final, com pequenas cenas entre as fases e através de conversas com os NPCs. No jogo você começa controlando um garoto que não lembra quem é e acorda preso em uma caverna.A o começar a explora-la ele encontra umas crituras (bem kawiiis como diriam minhas priminhas otakus^^) chamadas de Mimigas, que resolvem ajuda-lo, porém elas também precisam de ajuda pois um mistarioso "doutor" comanda um pessoal barra pesada que oprime esses simpáticos seres. Essa situação é o pretexto para você se ver no comando do garoto desmemoriado em várias fases que variam entre cavernas, cenarios a céu aberto e vilarejos enfrentando inimigos, procurando itens e resolvendos pequenos Puzzles no caminho.
Os gráficos de CS são intencionalmente retrô, sem muitos efeitos especiais, porém muito bem feitos. Os personagens tem poucos sprites mas são bem animados, além de uma grande variedade de aliados e inimigos.
Os chefes são outro destaque do game: começando com i
nimigos ridiclamente fáceis nos primeiros níveis até chefões enormes no final que dão um trabalho danado pra passar.Para enfrenta-los voê dispões de um interessante arsenal de armas bem variadas que dão aquele toque estratégico no game, pois principalmente nos chefes, umas são mais adequadas que outras. Dai podemos ver o toque de RPG do jogo: O personagem que você controla evolui com o passar do tempo ao coletar os items de experiência derrubados pelos inimigos derrotados, aumentando seu HP e as armas também voluem, tendo cada uma 3 níveis de poder. O interessante é que, assim, como aqueles jogos de tiro com naves (Pilot wings, por exemplo) ao receber dano seu personagem perde experiênca com a arma que estiver usando também! Isso torna os combates muito dinâmicos, principalmente nos (constantes) momentos em que se enfrenta vários inimigos de uma vez...
O som, é bem retrô, ao estilo dos antigos jogos sidescrool
do Snes. Não é espetacular mas é bem adequado a atmosfera do jogo e cumpre o seu papel.
Bem, resumindo o game é espetacular: bons gráficos e som, jogabilidade perfeita e viciante além de possuir as melhores características de alguns dos melhores games de todos os tempos na medeida certa, além de ser totalmente gratuito!
Fortemente indicado para qualquer gamer que goste de uma boa aventura, indispensável a qualquer amante de jogos de plataforma!
Ah, o jogo tem várias versões inclusive para Mac, Linux, PS
P, XBox...todas adaptadas por fãns. Apesar de ser originalmente em japonês, há uma tradução do game para inglês (também feita por um fã) alem de vários fã-sites com informações e dicas. Destes o melhor foi o Cave story tribute que é uma verdadeira fonte de informações sobre o game. Além do (excelente) blog Oitobits que também tem vários posts sobre o game, além de um ótimo review, que me incentivou a conhece-lo.Vale a pena uma olhada!
Ah, Além das versões citadas acima, o game está para ser lançado na rede virtual do Wii, a Wiiware, em uma merecida versão remix com retoques nos sprites, o que está deixando o game ainda mais bonito.Simplesmente imperdível!

Gráficos originais:
Versão "retocada" do Wii:
MININU (^^) o game é freeware pra PC, então o que você está esperando? baixe logo ele AQUI (já está com a tradução, é só descompactar e jogar) e fique viciadão também (você vai adorar!hehe) e se você tiver um Wii, considere fortemente em acrescentar esse a sua lista de compras. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...