Social Icons

terça-feira, 3 de março de 2009

Um dos games mais polêmicos de todos os tempos vira peça de museu na Suécia

Você já assistiu aquele antigo filme chamado "Um dia de fúria" em que o ator Michael Douglas tem um surto psicótico com o stress do dia-a-dia e resolve sair destruindo tudo que vê pela frente? Postal II, lançado em 2004 para PC é um game de tiro em primeira pessoa faz a violência doentia do referido filme parecer um episódio dos Power Rangers, dada a maneira tão bizarra com que banaliza a violência.O jogo ganhou destaque na mídia e foi proibido em vários países, mas ainda assim foi um sucesso (Curiosamente da mesma maneira como aconteceu com as séries Carmagedon, Manhunt e GTA).
Parece que, para o desespero de pais, políticos e religiosos conservadores, quanto mais o aspecto violento de tal jogo é combatido, mais procurado ele se torna. Deve ser pela aura de "quanto mais proibido, melhor" que esses títulos ganham.Bem, o fato é que , pessoalmente, acho Postal 2 bem bizarrinho pelo exagero intencional que os produtores da Running whit sccissors fizeram questão de colocar.Chega a ser cômica a maneira que se comete as atrocidades no game. Afinal, existe algum outro game em que você possa incendiar uma pessoa urinando nela? No entanto acho bobagem essa história de se perseguir os games pelo seu conteúdo pois assim como qualquer outra forma de arte e entretenimento, os jogos eletrônicos são uma forma de expressão de seus idealizadores, o que nem sempre é algo politicamente correto. O problema todo é convencer a maioria que pensa que joguinho é coisa de criança.Por isso, acho importânte a classificação etária nos jogos, pois é uma forma clara e simples de fazer com que pais e responsáveis possam determinar o que seus filhos vão jogar. 
Ok. Voltando ao assunto do post, o game Postal II foi escolhido para figurar como peça no Museu do Nobel na Suécia,como parte da exposição "Liberdade de expressão", organizada pelo Museu Nobel da Suécia de fevereiro a setembro de 2009.
Segue o trecho da declaração do Museu e do post do site Game Begin, de onde tirei a notícia:
"A liberdade de expressão é um direito humano e uma condição para a democracia. Mas ao longo da história as pessoas foram privadas desse direito pela opressão e censura", diz o texto de apresentação no site do museu.

Em comunicado, a produtora Running With Scissors diz que está feliz em colaborar com a exposição. "Temos um sério compromisso com a liberdade de expressão", diz o texto. 
O game, produzido pelo estúdio Running With Scissors, conta a história de um cidadão que tem pela frente uma semana cheia de tarefas comuns. Comprar leite, devolver livros à biblioteca e votar fazem parte da lista. No meio do caminho, porém, ele vai enfrentar policiais, grupos de fanáticos religiosos e vizinhos histéricos.
Depois ainda tem gente que diz que videogame é cultura inútil...hehe. Se estiver passando pela suécia por esses dias não deixe de olha a exposição por mim.^^

A propósito, o game teve a sua versão multiplayer disponibilizada gratuitamente para que você possa disseminar livremente a violência gratuita entre seus amigos possa se divertir com seus amigos!(^^) e pode ser baixada AQUI  

Fonte: Game Begin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...