Social Icons

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Review+Savegame - KOTOR

Bem, em um  post anterior comentei a respeito do novo game baseado na série Star Wars: SW the old Republic, MMOG que está sendo produzido pela Lucas Arts em parceria com a Bioware, famosa por seus excelentes RPG's.
Uma grande sacada do pessoal da Bioware foi dar continuidade ao enredo de Knights of Old Republic, primeiro RPG baseado na famosa série de George Lucas e na minha humilde opinião, o melhor de todos.

KOTOR, como é conhecido pelos fãns foi lançado em 2003 para Xbox e PC e até hoje é considerado um dos melhores RPG's do console. Apesar de antigo, trata-se daqueles games atemporais que vale apena relembrar sempre. Além do mais o jogo foi relançado recentemente para download no STEAM e só agora pude termina-lo, (como Jedi bonzinho, claro^^) o que faz deste um momento mais que oportuno para escrever um review básico:
Senta que lá vem  a História:

A narrativa de KOTOR se passa +/- 4000 anos antes da aparição de Darth Vader,(SW Episode IV) quando a República estelar tentava a todo custo impedir o avanço do império Sith para dominar a galáxia. O game começa alguns anos depois de uma grande batalha envolvendo dois poderosos Jedis (ou siths no caso) Revan e Malak, que passaram para o lado negro e o jogador encarna um guerreiro que acaba sendo envolvido numa busca pelo único poder capaz de impedir os planos de Malak (o Sith que sobreviveu) de dominar o universo.
A grande sacada do enredo é que assim como em Fable, a história tem 2 finais e  as decisões que o jogador toma durante o jogo determinam se o personagem principal seguirá o lado do bem ou o "lado negro".A bioware merece elogios neste quesito, pois as missões e side-quests colocam o jogador o tempo inteiro em meio a questões morais que o forção a tomar uma posição: ser um Jedi "bom" e admirado por todos ou um verdadeiro Lord Sith malvadão temido por toda a galáxia.
Outro ponto interessante é a liberdade que a história não-linear permite. Você precisa passar por 7 planetas conhecidos pelos fãns da série como Tatooine ou Kyasshkr (o planeta natal de Chweebaca) e ao chegar em cada um, basta conversar com alguns NPCs e o jogador é soterrado por uma avalanche de side-quests que praticamente impedem qualquer possibilidade do jogador ter uma vida social antes de terminar o jogo.Travou na história principal, dê um passeio pelo grande leque de oportunidades que seus amigos ou outros personagens te oferecem que incluem mini-games como pod races (aquelas corridas do episódio I), tiroteios entre nvas e até um jogo de cartas simples mas viciante, o PAZZAK.
Além disso seu grupo é composto de personagens extremamente carismáticos,  como o piloto Garth (Uma versão "séria" de Han Solo) ou a bela e Jedi Bastilla; cada um com sua própria história de vida e problemas a resolver (com sua ajuda, claro).
Bem, resumindo, a história de KOTOR não deve nada os filmes oficiais sendo até melhor que os três episódios mais novos, com muitas reviravoltas, revelações e momentos bem emocionantes, além da possibilidade de se ver o desfecho do bem ou do mal.

Gráficos

Sendo um game de 2003, os gráficos de KOTOR são meio ultrapassados, mas na época apesar de não usar todo o poder do Xbox, o game era bem bonito com alguns efeitos bem legais. o destaque eram os pequenos detalhes e a opção de costumização onde cada acessório equipado aparecia realmente no corpo do personagem.


Som

O Som de KOTOR é outro destaque, com uma trilha bem parecida com a dos filmes inclusive aqueles sons de disparos laser inconfundíveis durantes as batalhas especiais, sabres de luz e etc. Outro detalhe bem legal era o fato de que 95% dos dialógos do jogo são dublados. Uma coisa incrível, até os NPCs menos importantes falavam "de verdade", e não pense que era uma dublagem tosca como se vê até hoje em alguns games, o trabalho de dublagem do jogo era muito bom.Um excelente trabalho da Bioware.

Jogabilidade

KOTOR como todo RPG clássico, tem batalhas em turnos, como nos antigos Final Fantasy, só que o jogador pode  movimentar qualquer um dos 3 personagens que compoem seu grupo no meio da batalha rapidamente. Lembra um pouco o estilo de Star Ocean, só que com mais liberdade já que você pode listar até 4 ações a serem realizadas em sequência por seu personagem principal e até alterar qualquer uma contanto que o personagem ainda não a tenha executado. Também é possivel ter controlar as ações dos personagens guiados pelapela CPU a qualquer momento, mas é mais interessante escolher um dos 3 perfis de roteiros estratégicos para eles como, "Ataque", "Assistência" e "defesa" já que o IA consegue fazer um bom serviço na maioria das vezes. Esse estilo de batalhas transforma os incontáveis encontros com inimigos numa diversão bem dinâmica e divertida.
Quanto a movimentação, e controles em geral o jogo vai bem, um porém seria o costumeiro defeito dos games 3D: a câmera, que trava as vezes, mas não chega a incomodar.
Como já citado anteriormente, o jogo tem vários mini-games que trazem maneiras diferentes de jogabilidade, como o jogo de cartas PAZZAK ou as corridas de POD Racers. Extras quase sempre divertidos e que dão um pouco mais de variedade nos momentos em que se está entediado com as missões normais.


Multiplayer

Bem, infelizmente o game não possui nenhuma opção de modo multijogador.

Replay

O fator replay, tão importante para manter a atenção do jogador no games em meio a tantos outros mesmo depois de termina-lo é muito bem explorado em KOTOR. A campanha principal leva no mínimo umas 30 horas de jogo que podem se prolongar bastante caso o jogador tente explorar todoas as possibilidades das missões paralelas, além disso, tem os já citados mini-games que podem ser facilmente acessados na maioria dos planetas visitados, sem falar que para ver os 2 finais é preciso jogar tudo novamente o que exige bastante empenho do jogador. (se bem que pode-se salvar em momentos estratégicos e tomar decisões diferentes para se chegar a um outro final, assim como em Fable)

Bem, concluindo, KOTOR é um jogo fortemente recomendável para fãns de RPGs, ficando páreo a páreo com os grandes clássicos japoneses e indispensável para qualquer fã da saga criada por George Lucas.
Além do mais ele está disponível baratinho no STEAM e é uma das melhores opções do catálogo, principalmente para quem não tem uma super máquina mas quer se divertir muito!

Pontos fortes: Excelente trama, Personagens carismáticos, ótima jogabilidade, alto replay e batalhas divertidas

Pontos fracos: Câmera, impossibilidade de recomeçar com nível alto depois de terminar o jgame.

Nota 9,0

Outro motivo pra jogar o game é que o pessoal do forum Outerspace juntamente com o Gamevício lançaram recentemente uma excelente tradução de TODOS os diálogos do game para português. Trabalho de primeira!Clique aqui para baixar a tradução.

E como de costume, a quem interessar possa, aqui vai o meu savegame deste clássico:
Como os arquivos de saves de KOTOR tomam muito espaço, só coloquei 3 deles no arquivo: dois direto para a batalha contra Malak, o ultimo boss (que leva ao final "bom") e um na primeira batalha contra ele mais ou menos em 70% do jogo, o que permite fazer as missões tomando decisões que levem ao "lado negro" para vero o final "do mal".
Para baixar o savegame, clique aqui.

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...