Social Icons

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Review+Savegame - Sin Episodes: Emergency

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Sin ou de sua sequência, a inacabada série Episodes, mas saiba que se trata de um dos melhores FPS (first person shooter) de sua época e a sua sequencia, apesar de não trazer nehuma grande inovação no gênero, manteve a qualidade de seu antacessor.
Sin foi lançado pela Activision (produzido pela Ritual Enterteinment)
em 1998 e trazia ótimos gráficos e efeitos para a época, além de uma história futurista bem interessante, mas apesar de ter feito algum sucesso, acabou meio ofuscado pela revolução causada por Half Life (que aliás, ofuscou todos os FPS da época!). O enredo colocava o jogador na pele do comandante John Blade, lider e mais habilidoso membro de uma agencia de segurança privada (na história do game, em 2032, o governo não tem mais controle sobre a violência das cidades e toda segurança é feita através de mercenários ou agências privadas) com a árdua missão de acabar com os planos da (bela) vilã Alexys Sinclair (dai o trocadilho do título do game) uma cientista doida/mega-empresária que almeja controlar o mundo com seu exercito de mercenários e mutantes.
Sin Episodes: Emergency foi lançado em 2006 retomando a história do game original, sendo que a nova série seria dividida em 9 jogos "episódicos", cada um trazendo entre 6  a 8 horas de jogo, que seriam distribuidos digitalmente via Steam, a cada 6 meses. No entanto, pouco tempo após o lançamento de Emergency, a Ritual Enterteinment foi comprada pela MumboJumbo (empresa especializada em web games e jogos casuais) e aparentemente a série foi cancelada, o que realmente é frustrante para os fans do game (como eu).
Trailer:


Emergency chamou a atenção na época por ser um dos primeiros games a utilizar a  então novíssima engine Source de Half Life 2, com gráficos, modelos de personagens e física incrivelmente detalhados. Entretanto o game dividiu opiniões na época pois "decepcionou" muita gente que esperava grandes inovações na jogabilidade: o game, apesar dos lindos gráficos (principalmente em relação as personagens feminina)  e da física realista não trazia muita interatividade com os cenários, a jogabilidade era totalmente "old school" (o personagem "desliza" pelo chão como se não tivesse peso) e os inimigos se repetiam muito. O game trazia um sistema de dificuldade dinâmica que ajustava a inteligência dos inimigos de acordo com o desempenho do jogador, se esivesse matando facilmente, a AI aumentava, tornando o game mais difícil e vice-versa. No entanto, ainda assim o jogo não trazia grandes dificldades. Outro "pecado" foi a falta de um modo multiplayer, o que é inconcebível em um game do estilo. O estúdio chegou a prometer um add-on com a versão multijogador, mas acabou sendo cancelado também depos que a Ritula foi vendida. O consolo é o modo "arena" que é uma espécia de "survival" onde o jogador deve resistir o máxiimo que puder enquanto enfrenta infinitas hordas de inimigos, afim de bater records.
Mas sinceramente, na minha opinião o que importa em um game é a diversão, e nesse quesito, Emergency não me decepcionou! E daí se os inimigos são repetitivos, se só tem 3 armas (mas todas com 2 tipos de tiro), se a AI vacila pra caramba as vezes? -O que interessa é que nunca me diverti tanto com headshots como nesse game! Basta um tiro na cabeça e os inimigos saem voando com o impacto e é muito fácil acertar os disparos. Alguns podem achar isso um defeito, mas eu gostei pacas...
Resumindo, Sin Episodes: Emergency é sim, um bom FPS. Não tem nada de inovador mas diverte. O ruim é que fica o gosto de "quero mais" ao terminar o game. Aliás, o jogo não termina: como se fosse um episódio de um seriado de TV, no fim do game, ao invés de um "the end", são mostradas as cenas do "próximo episódio" que nunca saiu do papel, infelizmente.¬¬
Mas mesmo sem final, Emergency garante aos fans de FPS um bom passa-tempo. Ah, o jogo original acompanha o game, um ótimo brinde, principalmente para quem bnão jogou a primeira aventura de Blade.O jogo ainda está a venda no Steam por $ 9,99. Vale a pena.
A quem interessar possa, aqui tem o savegame com o jogo terminado e todos os nívels disponíveis, além de um save direto pro fim do game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...