Social Icons

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Braid - Savegame

Braid é um dos jogos Indie (de produção independente) de maior suceso na história recente dos games. O jogo foi lançado a princípio para Xbox 360 como jogo exclusivo para download na rede Live Arcade e rapidamente se tornou um dos jogos mais populares do sistema.
A aparencia aparentemente infantil e jogabilidade que remetem ao estilo de jogos nos moldes do clássico Super Mario Bros escondem um alto desafio no que pode se definir como uma mistura de
plataforma com puzzle. Os belíssimos gráficos em 2D com cenários que parecem pintados a mão também chamam atenção mas o verdadeiro destaque de Braid está na intrincada história do jogo que intencionalmente pode ser interpretada de várias maneiras. O criador do jogo, Jonathan Blow, que levou 3 anos para produzir o game praticamente sozinho,  diz que seu jogo é uma critica pessoal as têndencias que o mercado de jogos vem tomando e mostra o seu desejo de que os videogames devem ser  encarados como verdadeiras manifestações artísticas. e não apenas como meros brinquedos.

O jogador controla Tim e no início do game sabe somente que ele deve salvar uma princesa que foi sequestrada. Porém com o avançar das fases pistas vão sendo encontradas mostram metáforas para relacionamentos mal-resolvidos, consequências de hesitação e até para a criação da bomba atômica!??

De fato a história desse jogo é uma das coisas mais "encucantes" que já presenciei no mundo gamer.O jogo brinca com o jogador e o faz refletir mesmo que não leia um parágrafo dos textos que dão pistas sobre o enredo. Por exemplo: o jogador pode avançar pelos cinco mundos do game logo na primeira partida, atravessando todas as fases facilmente, porém, permanecendo "vazio" já que deixou "todas as coisas importantes para trás" (as peças do quera-cabeça) apenas para chegar ao fim. Sentiu a profundidade?


A jogabilidade mistura o estilo de plataforma normal em 6 "mundos" contendo várias fases temáticas em cada um deles. O principal trunfo do game é o uso de poderes que conrolam o tempo para resolver os quebra-cabeças. Estes diga-se de passagem apesar de lógicos podem ser bem frustrantes para os mais impacientes (como este que vos escreve). O jogo em si é bastante curto (cerca de 8 horas de jogo) porém se o jogador tentar terminar o game normalmente sem ajuda alguma para resolver os puzzles certamente levará no mínimo o dobro desse tempo! (ou nunca como alguns amigos meus que se negam a apelar pra "walkthroughs"). 
Admito que tive de apelar para alguns vídeos "passo-a-passo" para entender alguns (ou todos^^) os puzzles desse game e mesmo assim ainda continuou difícil em alguns pontos, já que principalmente nos ultimos níveis é preciso além de raciocínio, habilidade para conseguir vencer.
A música do game é outro ponto positivo: utilizando de violinos, a trilha consegue dar um ar épico ao jogo e é um dos fatores que o tornam único pois não cansa mesmo depois de muitas horas "quebrando a cabeça" no jogo.
Outra coisa interessante de Braid que mostra a intenção do autor de criticar as tendências nos jogos atuais se mostra nos 2 finais e nos extras do game. Para se conseguir o segundo final é preciso coletar estralas escondidas bizarramente no game com requisitos absurdos e dificuldade insana para se alcançar e nenhuma delas concede um "achievement" (os populares "troféus") sequer pois foi a maneira do criador do game criticar aqueles que jogam apenas para acumular pontos.
Bem, resumindo, Braid é um excelente game, obrigatório para qualquer jogador de Xbox360 e PC  (em breve para PS3) que se preze (nem que seja pra ficar com raiva da dificuldade ou boiando com o roteiro como eu). Apesar de achar meio exagerada a visão de que os games devem ser vistos e desenvolvidos  como "arte" no sentido literal da palavra como trata seu autor, admito que é uma proposta bastante ousada e que de fato tal coisa pode realmente ser feita sem se tornar chata.
E me atire a primeira pedra quem conseguiu zerar essa joça sem ver nenhum detonado!!hehe.
Se não for o seu caso e quiser apelar mesmo, baixe o savegame com o jogo zerado (sem NENHUMA estrela, que não sou maluco^^) AQUI e tente fazer o achievement "Speedrun" que consiste em terminar o jogo em menos de 45 minutos (eu levo mais que isso pra passar de uma única fase¬¬).
A versão para PC pode ser adquirida em sites como o Steam por USD 9,99.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...