Social Icons

sábado, 16 de outubro de 2010

Comix Zone - Savegame/Retro-review

Título: Comix Zone
Plataforma: Genesis/ Windows  /Xbox Live /Steam
Gênero: Beat' em up
Desenvolvedora: SEGA
Ano: 1995


 Comix Zone foi um dos ultimos jogos do saudoso console de 16 bits da SEGA, o Genesis/Mega drive (pelo menos nos EUA e Japão, já que a Tec Toy
ainda fabrica o console e jogos feitos por ela mesma aqui no Brasil) e certamente é um dos melhores games da plaforma. Trata-se de um Beat'em up com visão lateral, estilo bastante comum na época, eternizado por clássicos como Final Fight e Streets of Rage, porém CZ se diferencia dos demais pela sua temática. Na história o jogador é Sketch Turner, um desenhista famoso que está terminando uma nova história em quadrinhos. Acontece que enquanto ele desenhava um evento estranhíssimo envolvento um raio atinge a tinta, dando vida ao vilão da história que de alguma maneira consegue trocar de lugar com o seu criador, assim Sketch é enviado a uma fuga desesperada de sua própria HQ. 
Além da história original, o jogo se desenrola de maneira singular, como se fosse realmente uma HQ. Cada tela do jogo é um "quadrinho" da história, algo revolucionário na época e muito bem feito. Os gráficos eram o top do que o Mega drive podia oferecer e até hoje são permanecem bem bonitos. O som do game era tão bom que a versão original brindava o comprador com um CD de audio com a trilha sonora.
Na jogabilidade, destaque para a quantidade de golpes que o protagonista possuia, com muitos combos legais, além disso, as fases tinham caminhos alternativos que não deixavam o game ficar repetitivo, além de servir de consolo já que o jogador fatalment repetiria muito cada fase, simplesmente porque este é um dos títulos mais difíceis da época: o jogo possuia apenas 3 estágios, cada um com duas fases e um chefe, no entanto o jogador só tinha UMA vida para terminar o jogo inteiro e praticamente tudo no cenário causava dano ao personagem. Tipo, tem uma porta trancada, caso você quisesse arroba-la "na mão" como era comum nesse tipo de game, Sketch perfia energia vital a cada golpe que você dava resultando em mais da metade da sua UNICA vida perdida para passar de uma unica porta! Para completar os inimigos não davam moleza, bastava um erro e vamos recomeçar tudos novamente...
Para ajudar (um pouquinho só) Sketch podia encontrar durante as fases itens que ajudavam a passar por esses momentos, como: bombas para explodir portas, bebidas que recuperavam energia e meu preferido, o raro item que o transformava em um super-heroi fantasiado e dava um golpe tão poderoso que "rasgava a tela" (muito raro de achar). Além desses itens, havia o rato de estimação do protagonista que servia para indicar caminhos e ativar botões inalcançáveis. O maior desafio era saber quando usar cada um desses itens no momento certo sob pena de morte certa em caso de desperdício.
Resumindo, trata-se de um jogo divertidíssimo ao mesmo tempo em que é altamente frustrante, pois é preciso muita habilidade e paciência para termina-lo nas versãoes originais, sem saves ou continues.

O game foi lançado também para Windows 95/98 e relançado no ano passado para Xbox (na Live Arcade) e também no Steam, fazendo parte da coleção Mega Drive Classics, quando não resisti e acabei comprando por USD 2,99. Esta versão é praticamente idêntica a original, com a diferença de rodar em uma especie de emulador que permite gravar "Save states" (sem os quais jamais terminaria o game). Mesmo salvando o tempo todo o jogo ainda é altamente desafiante e divertido. Se você gosta do gênero e nunca o jogou, deveria arrumar uma cópia já!

Prós: Excelentes gráficos, jogabilidade e sons, História e gameplay bem originais, dois finais diferentes.
Contras: MUITO difícil pelo fato de não possuir vidas extras ou continues, bater em bortas tira energia (e você TEM que bater assim mesmo!).

Nota 9,0

Savegame: Os saves são para a versão lançada no Steam. O aquivo contém saves em todos os 3 estágios, um direto para o ultimo chefe e um com o final bom. (para fazer o final ruim, basta demorar de matar o ultimo chefe, não acionando a alavanca que liberta sua parceira antes dela se afogar). Para baixar, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...