Social Icons

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lucidity - Savegame/Review

Título: Lucidity
Plataforma: Windows (Steam) /Xbox 360 (Live Arcade)
Gênero: Plataforma/puzzle
Desenvolvedora: Lucas Arts
Ano: 2009



 Lucidity  é um jogo mistura plataforma 2d de progressão lateral com puzzle desenvolvido como game somente para download vendido na Xbox Live Arcade
(Xbox 360) e para PC (via Steam) em 2009, pode ser resumido como um conjunto de boas idéias pessimente executadas. A jogabilidade do game me lembrou uma mistura do obscuro Bob Going Home (mas caso vc não seja um dos 5 homens da caverna que jogaram isso, pode ser qualquer outro jogo de plataforma lateral como Mario Bros  ^^) do atari 2600 com Tetris!
 Funciona assim: a protagonista do game caminha sem parar sempre indo da esquerda para direita, você não tem controle direto sobre ela mas deve usar o mouse para colocar peças em seu caminho que a ajudem a superar ou se esquivar do mais diversos obstáculos, desde buracos a monsros que vão na direção dela. O que me lembra Tetris é o fato de que os itens aparecem aleatóriamente sendo que o próximo sempre é mostrado no canto da tela. É preciso saber qual objeto usar ou combinar antes que a garotinha chegue perto.
Pode parecer confuso mas é uma idéia muito legal, pena que a principal falha do jogo consiste justamente na lentidão do cursor em seguir a personagem. É muito difícil, principalmente nas ultimas fases colocar os itens certos não poruqe a fase em si é difícil, mas simplesmente porque o mouse "trava" em certos lugares, justamente nas piores horas. Isso acaba frustrando bastante e certamente é o principal motivo deste belo game ter tido uma receptividade tão baixa entre a crítica especializada. 
Mas se você puder superar esse inconveniente vai descobrir um dos games mais singelos já feitos. Lucidity apresenta uma história bela e cativante mesmo sem nenhum texto ou explicação não-visual para os eventos do game; no jogo você entra nos sonhos de uma menina cuja avó é "sequestrada" em busca de respostas. Resisto a tentação de contar a revelação do final do game para não estragar a surpresa, mas o jogo vai deixando pistas pela forma como cada fase se apresenta, sobre o que de fato está acontecendo com a garota e trabalha, com sensibilidade rara em tempos em que violência, sexo e morte são marcas do aspecto "adulto" dos jogos, como um game pode retratar assuntos como o reflexo que a perda de uma pessoa queria na mente de uma criança.
Resumindo, trata-se de um game intressante, que certamente seria muito melhor se tivesse uma jogabilidade mais apurada. O modo história leva mais ou menos 3 horas para ser concluido, mas o jogo tem muitas fases extras e achievements que prologam a sua vida útil (e o deasio també.
Vale dar uma chance, principalmente porque sempre está em promoção no Steam, mas se estiver com pressa, o valor normal de USD 9,99 não é tão caro.

Prós: História sensível e cativante, músicas e cenários que combinam com o clima inocente do game, mistura de gêneros interessante no gameplay.
Contras: Muito curto, controles "travados" que prejudicam muito a diversão.

Nota: 6,0


Savegame (PC): O arquivo abaixo tem o jogo terminado e  todas as fases normais do game abertas (e algumas poucas extras). Mais ou menos 50% do total.

Download: AQUI
Instalação: descompacte o arquivo na pasta "C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\LucasArts\Lucidity" (sem aspas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...