Social Icons

sábado, 7 de maio de 2011

Top 10 – Profissão: herói gamer

 Os games estão lotados de heróis dos mais diversos tipos, desde aqueles mais óbvios para a função como aventureiros, super-heróis, ninjas e caçadores de recompensas até os indivíduos mais improváveis ao cargo.
Na verdade, depois que Shigeru Myamoto criou um certo encanador saltitante há mais de 20 anos, surgem  cada vez mais  personagens que a princípio não teriam nenhum pretensão de ser um “salvador da pátria” mas acabam se mostrando mais durões que muito super-herói  “profissional”.
Na era 8-16 bits a moda eram mascotes bonitinhos ou heróis adolescentes (em sintonia com o público majotritariamente juvenil da época) mas com o amadurecimento dos jogadores, os desenvolvedores passaram a inserir mais  personagens “comuns” que acabam por realizar grandes feitos, no intuito de facilitar a identificação do gamer com os mesmos.
Veja no Top desta semana alguns personagens que, como eu e você, são pessoas comuns, que estudaram, trabalharam duro e hoje tão ai salvando o mundo dos games (ou não). Se você quer se candidatar a futuro herói virtual, veja se alguma destas profissões se encaixa com o resultado do seu teste vocacional (exceto o 10º lugar, por favor)

10 - Criminoso (Protagonistas de GTA)- Ok, ser bandido não é bem uma profissão, muito menos algo de que se orgulhar. Mas como estamos falando de games, não dá para ignorar a imensa quantidade de personagens de moral duvidosa (porém extremamente carismáticos) dedicados a este nada nobre ofício. A culpa é da nossa querida Rockstar Games, principal responsável pela disseminação do gênero “sandbox” cuja maior vertente é a série Grand Teft Auto. Desde o primeiro game da série para PC, a série já explorou todo tipo de estereótipo de marginal: desde simples “puxadores de carros” sem nome a serviço da máfia (GTA 1 a 3)  a imigrantes querendo se ajustar ao “sonho americano” (GTA IV). Um verdadeiro tratado sobre as várias faces da vida bandida. (perdão pelo trocadilho infame). Menção honrosa para a série Sly Cooper que mostra que ser larápio nem sempre é significa fazer o mal à sociedade. Ou não.

9 - Desenhista de Hq’s - Referência: Sketch Turner (Comix Zone): Sketch Turner era um desenhista comum (ignore o look esquisito e o fato de ter uma ratazana como bicho de estimação, please)) que enquanto desenhava um novo trabalho foi vítima de um estranho fenômeno que o transportou para a historia que criava, no papel do heroi. Mostrando técnicas de luta dignas de um personagem da série Street Fighter, Sketch abre caminho em um dos jogos mais cultuados e difíceis do Mega Drive (UMA vida para passar pelo jogo é hardcore demais, até pra época ...).

8 - Taxista: Tommy (Mafia) – O protagonista do primeiro game da série Máfia era um pacato taxista tentando uma vida honesta que teve o azar de dar uma “carona” para mafiosos em fuga na sua primeira viagem. Sua habilidade no volante surpreendeu os passageiros que acabam lhe fazendo uma proposta de trabalho da qual ele não consegue resistir e acaba pagando caro no final. Mas só depois de matar muita gente.



 7 – Advogado (Série Phoenix Wright) – Phoenix Wright é um advogado “novato” de dar inveja a veteranos de séries famosas como Law & Order. O carismático Advogado de defesa vai até as ultimas conseqüências para solucionar os casos que chegam em suas mãos. O grito de “Protesto” (OBJECTION!!) virou marca registrada da série  e já causou muitos micos para fãs donos de Nintendo DS’s que gostam de jogar em ambientes externos



6 - Analista de Suporte - Referência: Lucas Kane (Indigo Prophecy)/Louis (Left 4 dead): Quer profissão mais nerd que a área de TI (Tecnologia da Informação)? Aliás, você conhece alguém da área de TI que não seja ao menos um pouquinho nerd? -Provavelmente sim. Então responda rápido: essa pessoa tem pinta de salvador da pátria? -Provavelmente não.
 Mas é ai que você se engana: Lucas Kane de Indigo Prophecy era um analista de suporte de um banco que vira alvo de um perseguição policial implacável após matar de maneira bizarra um desconhecido e termina descobrindo que é o único homem na terra capaz de impedir o fim da humanidade (além de provavelmente ser parente do Neo da série Matrix). Já Louis, de Left 4 dead trabalha na área de suporte de uma multinacional até ver o mundo ser destruído no apocalipse zumbi e junto a 3 outros sobreviventes atravessa os EUA a pé, detonando todo tipo de morto-vivo, sendo que a única experiência que havia tido com armas até então  era jogando FPS’s como Counter Strike e Team Fortress 2. Tá vendo porque a Record e a Globo tem medo de você agora?

5 - Prefeito - Referência: Mike Haggar (Final Fight) – Este é uma lenda. Junto com Mario é um dos heróis á mais tempo na ativa neste top. Você talvez seja mais um jovem brasileiro sem esperança na política, dado o exemplo negativo de boa parte de nossos representantes, no entanto, vale ressaltar que nem todo político é um corrupto ganacisoso que apenas atenta a seus interessas. EXISTEM homens e mulheres que dão (ou tiram) a vida pelo povo!! O famoso prefeito de Metro City, Mike Haggar é um deses estimados exemplos de homem do povo trabalhador que conseguiu chegar ao top com muito suor e sangue!(literalmente, no caso). O currículo de Mike Haggar não se resume apenas a carreira política, já que foi um dos maiores campeões da liga de luta livre da Capcom, que aliás é o provável motivo de sua eleição sem concorrentes, já que do jeito que a cidade estava tomada por arruaceiros, só um maluco brigão poderia se candidatar mesmo. Responsável junto com os jovens Cody e Guy pela “limpeza” da cidade, Haggar é certamente, o prefeito mais cheio de atitude dos games. Se os políticos brasileiros refletissem no seu exemplo, o planalto já estaria todo destruído de porrada. Resumindo: ESSE resolve! Não é a toa que voto nele a 4 eleições...


4 - Escritor - Referência: Harry Mason (Silent Hill)/Alan Wake – Os jogos mostram que dentre alguns dos requisites básicos para ser um escritor de sucesso está a habilidade de manusear armas de fogo e lanternas ao mesmo tempo. Saber utilizar o que estiver por perto (canos de ferro, facas, e até uma britadeira) como arma também é útil, principalmente se você estiver perdido em uma cidade amaldiçoada. Harry Mason só queria um pouco de ócio criativo ao lado de sua filinha Cherry na cidadezeinha de Silent Hill, mas após a ver desaparecer no nevoreiro depois de um acidente, o coitado revela uma coragem fora do comum, descendo literalmente até o inferno atrás de sua filhota. Alan Wake, passa por experiência semelhante ao ser o único a perceber o desaparecimento de sua esposa em uma viajem de férias, mesmo com a insistência de todos os habitantes locais em afirmar o contrário. Cara, se algum dia você se transformar em personagem de game, Não seja um escritor!


3 - Engenheiro espacial - Referência: Issac Clarke (Dead Space) – Esqueça o estereótipo de Marine Sarado de Doom e Cia: Pra detonar qualquer perigo no espaço é preciso, em primeiro lugar, estudar muito.  Issac Clark, O protagonista da sensacional série de Survivor Horror espacial Dead Space era um simples engenheiro que vivia tranqüilo até o dia em que recebeu uma estranha mensagem de sua ex-namorada e foi mandado para ajudar nos reparos da gigantesca nave mineradora USG Ishimura acabando por se envolver numa desesperada luta por sobrevivência contra os monstros mais bizarros e violentos que já se viu nos videogames, os necromorphs.  Como se não bastasse, ainda tem que aturar intrigas do conflito entra a religião unitologista e a Corporação cheia de más intenções que comanda o mundo do game. Mesmo sem nenhum treinamento militar, o rapaz já sobreviveu a dois jogos detonando os mais diversos tipos de monstros bizarros, humanos inescrupulosos e alucinações de ex-namoradas(!?), muitas vezes improvisando armar com o que tem à mão! Não tem como questionar a vocação para herói do cara. Outro exemplo de engenheiro durão é o Conrad da trilogia Alien Breed, que apesar de ser menos conhecido, mais estereotipado e não possuindo o mesmo carisma de Issac, é mais uma prova que tem que ter tutano pra trabalhar nessa área.

2 - Físico Nuclear - Referência: Gordon Freeman (Half-Life) - Graduado com méritos no MIT (Massachusetts Institute of Technology), Gordon Freeman era um dos mais respeitados cientistas que trabalhavam nos laboratórios Black Mesa, uma base secreta dos EUA. Porém, sua vida sofreu uma reviravolta quando um experimento deu errado e acabou abrindo portais interdimensionais que consumaram em uma invasão alienígena que praticamente trouxe o fim a raça humana e Gordon, enquanto lutava para escapar com vida, terminou se tornando o símbolo da resistência humana. Apesar de ser apenas um cientista sem nenhum treinamento militar, sua incrível habilidade em manejar armas que iam desde um improvisado pé-de-cabra até lançadores de mísseis teleguiados RPG e armas alienígenas nunca antes vistas por homem algum é de dar inveja aos melhores membros do Seals e agentes Black Ops (Gordon detona uma penca destes no primeiro jogo por sinal). Sem dúvida, o maior herói nerd EVER!

 1 - Encanador - Referência: Mario (Mario Bros) – Uma das figuras mais conhecidas do mundo, Mario surgiu a mais de 20 anos como Jumpman, o heroi pixelado do game Donkey Kong, tendo a nobre missão de salvar uma donzela (que não era a princesa Peach) das mãos do gorila que dava nome ao jogo. Porém, seu nome e profissão só foram revelados no primeiro game da série Mario Bros para NES. Desde então, Mario (e as vezes seu Irmão Luigi) vem entrando pelo cano (literalmente) sem parar nas inúmeras versões dos jogos da série, sem contar os inumeráveis spin-offs  como a série de mini-games Mario Party, os jogos de esporte e até luta em Smash Bros. Tudo isso sem dar sinal de que sequer pensa em aposentadoria!

3 comentários:

  1. Nossaaaaaaaaa Essa foi profunda RIRIRIRIRIRIRIIR
    A do louis foi a+ legal ^^ nao conheco nenhum TI
    ...mas se conhecer vou prestar atencao Pra ver se ele salva minha vida um dia KKKK

    ResponderExcluir
  2. o mario é a pessoa com mais profissoes que conheço mas a melhor dessa lista para mim foi o phoenix wright jogo que eu adoro e volto a jogar e jogar e jogar. Não é de espantar de eu estar a tirar curso de advogado.

    Over and Out

    Sharptap

    Objection!!

    Jor123456!

    ResponderExcluir
  3. @toledo

    Há. Tbm sou fã dos profissionais de TI com tendências heroicas mano. Louis é a prova cabal de que jogos de tiro são verdadeiros criadores de pistoleiros: o cara atira como profissional mano!Hehe

    @Jor123456

    Pô ainda não joguei direito nenhum jogo da série, mas o OBJECTION já é uma das falas icônicas do games e a turma de PW certamente já influenciou uma geração de futuros advogados otakus!Hehe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...