Social Icons

segunda-feira, 25 de julho de 2011

10 bons games… de RPG para PS2 (parte 1 de 100²)


Começando a série “10 bons games de...”, resolvi listar 10 bons RPG’s para Playstation 2. Ressalto que trata-se de uma seleção baseada em gosto pessoal. Aesar de não acabar não fugindo muito do comum, com títulos que figuram facilmente em qualquer top do gênero,  tem algumas escolhas de gosto duvidoso mais “ousadas” mas que merecem um chance.
Escolher "o melhor" em uma plataforma saturada de títulos do gênero (bons tempos por sinal) não é uma tarefa simples, ou até mesmo justa em alguns casos, mas uma coisa é certa: se você curte RPG em videogame e tem um PS2 velho de guerra por ai, deveria dar uma chance a esses :


Bards Tale – Provavelmente o menos conhecido desta lista, este desconhecido RPG de ação nos moldes da série Diablo lançado em 2004, é livremente baseado numa série de RPG's dos primórdios dos games e  tem uma história incrivelmente saborosa, que tira sarro com vários clichês do gênero e tem um protagonista impagável: um bardo que vive se metendo em (des)aventuras enquanto tenta ganhar fama e ser reconhecido. A jogabilidade e gráficos não tem nada de excepcional mas é um game extremamente divertido.





.Hack – Esta ousada franquia da Bandai foi lançada nos primeiros anos do PS2 com 2 premissas interessantes:1º- simular um MMORPG (RPG massivo multiplayer online) em um jogo offline, 2º - lançamento dividido em 4 episódios (vendidos sepraradamente). No controle de Kite, um garoto que viu seu amigo real entrar em coma após lutar contra um inimigo misterioso no mundo virtual do MMORPG “The World”, embarca numa aventura em busca de respostas. O jogo simula muito bem a ambientação dos jogos de RPG online, com direito a “chat” dos NPC’s com o jogador e o fato de receber e enviar e-mails no game. Como todo game da Bandai, veio acompanhado de uma campanha de marketing violenta, acompanhado de Mangá e Anime (este incluído como brinde em um dos episódios) e várias continuações lançadas posteriormente. Os gráficos e jogabilidade já são datados se comparados com outros desta lista, mas tem seus méritos e merece estar em uma coleção de respeito. Pena que o custo dos 4 DVD’s vendidos separadamente é meio alto hoje em dia...

  
X-man Legends 2 – Antes de lançar o competente X-Man Origins : Wolverine, a Reven software trabalhou numa série de RPG’s de ação estilo Diablo baseado nos personagens da Marvel, sendo 2 com os X-man e 2 com personagens variados (Marvel Ultimate Alliance). Apesar dos gráficos inferiores, acho que XML2 é o melhor deste pacote com uma jogabilidade divertida e um verdadeiro fã-service pra quem curte os mutantes. A possibilidade de multiplayer cooperativo para até 4 jogadores e grande variedade de personagens torna o título viciante.





Valkyrie Profile 2: Silmeria –Continuação de um dos RPG’s mais cult do psone, Silmeria traz o interessante modo de batalha da série reformulado, belos gráficos 3D e uma história baseada na mitologia nórdico-japonesa (se é que isso existe). É um dos games mais raros do gênero para PS2 e custa uma fortuna em lelilões hoje em dia, mas vale à pena (aceito de presente).






Kingdom Hearts 2 – A série Kingdom Hearts foi um sucesso estrondoso no PS2 e o 2º jogo conseguiu melhorar tudo que havia de bom no original. Veja um review dedicado a ele aqui.








Dragon Quest VIII – Dragon Quest é a série de RPG’s mais cultuada no Japão até hoje e vende horrores meses antes de game ser lançado a cada nova versão. O VIII capítulo não fez feio e se tornou rapidamente um dos títulos mais vendidos do console no mundo, sendo que o hype de fato, foi justificado. O game trouxe novidades a franquia como a possibilidade de ver os personagens durante a batalha e gráficos estupendos que o deixam com cara de um anime de Akira Toryama.





Rogue Galaxy – Tido por muitos como o “FFXII Killer”, RG tem muitas similaridades com o famoso game da Square como batalhas em tempo real (se bem que as batalhas de FFXII não são em tempo real, mas é parecido assim mesmo), porém investindo em uma história mais leve e gráficos em cell shadding belíssimos lembrando um anime, além da possibilidade de cruzar a galáxia visitando vários planetas em uma longa jornada. 





Final Fantasy XII – O ultimo jogo da série para PS2 foi um dos games mais caros de produção mais longa de todos os tempos (mais de 5 anos) e apesar de dividir opniões entre os fãs mais hardcore, pelo seu modo de batalha quase em tempo real e história mais séria e diferente do "climão" de FF, é na minha opinião, um dos melhores episódios da franquia.
Extremamente longo, Extremamente viciante. Veja um review meu sobre ele aqui. Não deixe do jogar o excelente Final Fantasy X também...





Okami – Ultimo trabalho do saudoso Clover Studio (hoje Platinum Games) na Capcom, Okami coloca o jogador numa jornada surreal assumindo o controle da deusa Amaterasu num game com claras influências de Zelda, jogabilidade perfeita e inovadora graças as interações do pincel celestial e um dos melhores gráficos cell shadding já feitos no console







Persona 3 FES – Na verdade Quando escrevo "jogue Persona 3", por favor leia:  “jogue P3 FES e Persona 4 AGORA!. Já elogiei falei demais de P3 recentemente, depois de passar quase 100 horas caçando pokemons, Personas... Veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...