Social Icons

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Video do dia - Killer 7

Equanto o blog ficava as moscas em mais um período de conexão instável com a internet aqui em nosso HQ, tive o perturbador prazer de jogar um game que apesar de ter chamado certa atenção e ter sido bem recebido pela crítica, até hoje não teve o reconhecimento que merecia. Trata-se da (em minha opinião) obra-prima de Goichi Suda: Killer 7.
O jogo que mostrou o trabalho do polêmico diretor SUDA 51 para o ocidente, é único em todos os aspectos: jogabilidade, câmera,  som, enredo, tudo é muito diferente do que vê normalmente e chega ter a ousadia de ser ainda mais conceitual que jogos indie. Realmente é incrível como ele conseguiu convencer a Capcom a publicar seu game nume época em que poucas softhouses se arriscam a lançar games que não sejam garantia de sucesso.. Ainda bem que Shinji Mikami, criador de Resident Evil, (que recentemente voltou a parceria com SUDA no game Shadow of Danmend) aceitou produzir o game e nos brindou com essa verdadeira obra de arte em forma de videogame. Pena que o tempo não dá pra fazer um review completo, mas pra quem nunca soube do jogo, ou chegou a ver algum vídeo (e até mesmo tenha jogado) e não entendeu nada, fica a dica.
O enredo  apesar da aparentemente nonsense (resumindo, você é um assassino a serviço do governo que pode materializar 7 personalidades distintas e tem a missão de enfrentar terroristas sobrenaturais conhecidos como "Heaven Smiles") é extremamente complexo e cheio de referências a temas como conflitos políticos, sexualidade, cultura pop americana, decisões morais, repleto de metalinguagem.
Na minha opinião, jogos que podem ser chamados de "arte" devem ter alguma característica que incomode e instigue o jogador. killer 7 se iguala a outros títulos que conseguem essa façanha como Silent Hill 2 e  Braid (sim, o enredo de Braid É perturbador pacas) e merece estar em qualquer coleção que se preze.
Se ficou curioso e por algum motivo não puder jogar, dê uma olhada nesta lista de reprodução do Youtube criada pela alma caridosa que responde pelo nick de "freedomfighterlady" com todas as principais cutscenes do game em ordem cronológica legendadas (o jogo não tem legendas no original). pra ter uma idéia do que se trata, ou simplesmente veja uma das cenas mais perturbadoras do game, um partida de "roleta-russa" que não se deve tentar em casa de jeito nenhum...

Killer 7 foi lançado originalmente para Game Cube em 2005 e depois portado para Playstation 2.
Sie oficial: http://www.capcom.com/killer7/main/menu_e.html

4 comentários:

  1. Nunca joguei =/ estava na minha lista de must play de ps2 e nunca tive tempo de jogar até deixar o ps2 as moscas na casa da minha mãe. Não vou ver os videos pq pretendo jogar certo.

    ResponderExcluir
  2. Ae Rodrigo! Cara, vale mesmo a pena jogar. A princípio é bem estranho, mas depois que se acostuma e começa a se envolver nos "trabalhos" de Harman e suas 7 personalidades (que se materializam-mo loucura!^^) não dá pra parar até chegar ao perturbador final. Na minha opinião é o melhor trabalho do nosso chapa SUDA 51. Tem tanta metalinguagem que te deixa tonto.Hehe

    ResponderExcluir
  3. Sim ja ouvi falar muito bem dele e como curto esses lances pertubardores (silent hill um beijo) vou jogar esse certo!

    ResponderExcluir
  4. Oh sim chapa. Ah tempos que queria joga-lo tbm, mas só consegui comprar (lacrado por R$ 45,00 no ML) há poucas semanas atras. Pode crer que é uma experiência perturbadora sim. Talvez ainda mais que Silent hill...bem, talvez nem tanto, mas com certeza é diferente de qq outra coisa, inclusive dos outros trabalhos mais recentes de SUDA como No more Heroes e Shadow of danmend, que apesar de malucos são menos esquisitões...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...