Social Icons

terça-feira, 22 de maio de 2012

Jogando (indie) - Garshasp The Monster Slayer

Dias atrás fiz um "level up de idade" e ganhei de presente do chapa Rodrigo Cimério um jogo indie que a anos eu queria experimentar. Trata-se de Garshasp The Monster Slayer, jogo produzido por um pequeno estúdio iraniano que chamou certa atenção quando anunciado, devido a associação que a mídia especializada fez descrevendo-o como o "God of War" para PC, mas caiu no esquecimento assim que foi lançado, justamente por causa dessa comparação.
O jogo foi massacrado pela crítica especializada, tendo nota média de 49/100 no Metacritic o que certamente impediu muita gente de sequer ver do que se tratava. Uma injustiça na minha opinião.
Num caso como esse antes de falarmos do game em sí é preciso deixar claro alguns pontos importantes: apesar de inegavelmente inspirado nos games de Kratos, não há lógica em fazer uma comparação direta de um jogo com orçamento milionário e equipe gigantesca como GoW com um game independente produzido por uma equipe inicial de 9 (nove) pessoas e utilizando softwares livres. Apesar de copiar muitos aspectos, o game com sua temática baseada na mitologia persa tem seu próprio charme e diverte, mesmo com muitas limitações. O problema de se desenvolver um jogo mais hardcore no quesito gráfico e jogabilidade é justamente os problemas que recursos limitados de um estúdio indie podem causar.  Uma das razões pelas quais os jogos indie procuram desenvolver mecânicas criativas e idéias fora do lugar comum é justamente a impossibilidade de viabilizar um jogo com grandes gráficos. No entanto é louvável o esforço dos caras do estúdio Dead Mage por conseguirem com tão pouco criar um game que, commais de polimento (e investimento) certamente teria potencial pra competir com os grandes do estilo.

 Pow, é parecidaço com GoW...mas pera, só por isso valeria a pena!hehe

Pois bem, Garshasp é um jogo de ação nos moldes de God of War, trocando a mitologia grega do game de Kratos por lendas persas, mais precisamente no poema “Garshaspnama (The epic of Garshasp)”, de autoria do poeta Asadi Tusi. Tal poema narra a história do lendário guerreiro Garshasp que conseguiu derrotar sozinho um poderoso dragão.O jogador assume o papel do protagonista que dá nome ao jogo em uma busca por vingança após presenciar a morte do seu irmão e o roubo de um artefato sagrado de seu povo por uma raça de monstros chamadas Deevs.


Os gráficos do jogo são simples mas muito bonitos, com algumas áreas muito grandes grandes no entanto com pouca ou nenhuma interação com o personagem, nada muito diferente de GoW, porém ainda mais limitado.Uma coisa problemática no aspecto gráfico do jogo se refere a engine do game que é incrivelmente pesada com quedas de frames constantes em máquinas das Casas Bahia como a minha. O load time tbm é irritante em alguns momentos. O game exige um PC razoável mesmo com gráficos medianos.

Os gráficos são simples, mas bonitos e os combates são constantes

O maior problema de Garshasp está mesmo na  jogabilidade que  apesar de seguir o esquemão hack'n slash de God of War, deixam movimentação, colisões e AI  a desejar. Em certos momentos os combates parecem bastante "quebrados" com inimigos que não sabem o que fazer e golpes que saem na direção errada e ainda assim acertam. Esse problema é gritante nas batalhas com chefes gigantes que realmente são ridículos, muitas vezes ficando parados esperando que você bata neles. O desenvolvedores quiseram recriar as batalhas épicas de GoW, mas com recursos limitados não foram felizes, já que a física e colisões são horríveis. As famosas Quick Time Events também marcam presença e são até legais mas não são nada originais e acabam sendo mais uma razão pra comparar o jogo com o gigante da Sony.

Prepare-se para várias tomadas panorâmicas. Pena que não há muito o que se fazer nos belos cenários...

Garshasp conta com vários combos legais, (porém muito parecidos com os de Kratos), nas duas armas disponíveis, a Espada, arma inicial do heroi e o "Dragon Hammer", adquirido numa parte mais avançada do game (que é uma cópia do martelo do rei bárbaro de GoW 2, mas é legal^^). É possível evoluir essas armas e a cada level up o personagem aprende combos novos e mais poderosos, mas os combates são tão quebrados que dá pra continuar esmagando o mesmo botão do começo para continuar ganhando. No entanto, se o jogador se interessar, esses golpes novos são legais e dão uma pequena variedade as pelejas. Alguns puzles bem simples também fazem parte do pacote junto com partes de plataforma muitas vezes irritante já que a câmera não é ajustável, mas nada que fruste demais, exceto o mini-game de descer por paredes pendurado pela faca que pode irritar bastante apesar da ideia ser até legal.
A parte sonora não chapa atenção mas também não é condenável. Um ponto que achei incrível no jogo foi a arte. Apesar dos modelos in-game dos personagens não serem lá essas coisas, o caracter design é uma cópia de God of War mas isso não é ruim. As artes do jogo  são muito legais. A Dead Mage foi camarada e disponibilizou um interessante Art Book com concepts e artes oficiais do jogo que são incríveis. O artista tem um estilo tão parecido com o do de GoW que se me mostrassem desenhos dos dois art books misturados poderia ser difícil reconhecer qual pertence a determinado jogo. Se gosta de artes baseadas em jogos ou caracter design recomendo baixar o livro em PDF aqui.

-"Só vai doer até você morrer". 

Bem, infelizmente tem outro ponto negativo a comentar. O jogo é extremamente curto, durando no máximo 4 horas pra se terminar no modo normal, o que foi um problema na época do lançamento no Steam, já que o jogo tinha preço de 19,90 dólares, porém hoje isso já não é tão grave porque o jogo está custando apenas 5 obamas e conta com vários achievements que certamente aumentam esse tempo de gameplay. Atualmente eu até prefiro jogos mais curtos e divertidos a jornadas muito longas. Eu joguei o game por 5 horas e me diverti bastante, já que curto muito o gênero hack'n slash, mas realmente as semelhanças com God of war realmente prejudicaram bastante o título.
Uma coisa que realmente me decepcionou foi a narrativa. A história é contada por um narrador mas de forma bem dispensável, sem destaque, sem cativar o interesse pelo desfecho. Uma coisa legal são as CGs do game que são bem bacanas e empolgam.

Garshasp tem vários problemas, mas no quesito arte, mandou muito bem!

Finalizando se você considerar que se trata de um jogo indie, dá pra abstrair legal e se divertir um pouco com Garshasp, já que muito poucos ousam dar um passo assim com tão poucos recursos e o gênero tem pouquíssimas opções no PC. Só de lembrar o fiasco que foi o nosso Capoeira legends...comparado aos games de ação nacionais, Garshasp é um título "AAA".hehe.
Vale ressaltar também que o jogo teve uma série de problemas na fase de desenvolvimento sendo que era um projeto de outra desenvolvedora que ao ser cancelado foi retomado pela Dead Mage. Um port para Linux foi anunciado, mas não vi notícia de um lançamento. Se você tem um trocado no Steam e curte jogos do gênero poderia dar uma chance para esse título.

Trailer do game (cortesia do XboxPlus):

Infelizmente o site oficial do jogo parece que está offline, mas é possível compra-lo por 5 dólares no Steam: http://store.steampowered.com/app/99400/

PS: Mais uma vez agradeço ao chapa Rodrigo Cimério pelo presente, me diverti bastante. ^^

2 comentários:

  1. Bah chapa ja terminou?!
    Que bom que se divertiu mesmo sendo um jogo curto, depois de ler seu review e ficar bel claro que o ponto negativo mais gritante é a comparação com GOW ainda sim me deu vontade de jogar, talvez um dia que minha lista de jogos a serem terminados for completada eu de um confere nele.

    Que bom também que o presente foi um incentivo para um reiview, acho que não deve ser fácil achar um tão completo assim pela net ainda mais BR.

    ResponderExcluir
  2. Ae chapa!
    Pois é, comparar com GoW é covardia, já que todos os pontos negativos veem a tona, mas é um bom game. Creio que se os desenvolvedores tivessem mais recurso, o jogo seria muito melhor.Potencial tem. Mas pelo preço que está agora ele vale muito a pena. Não conheço nenhum outro indie tão ousado.

    Quanto ao review realmente é bem dificil de encontrar até porque muita gente sequer sabe que o jogo existe. ^^(o uqe é uma pena). Valeu chapa!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...