Social Icons

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jogando - Torchlight 2 Beta

Com todo hype em torno do lançamento de Diablo 3, talvez você nem saiba que Torchlight 2 também chega neste ano. Bem, talvez você nem tenha conhecido o 1º Torchlight, se for o caso e você for fã de jogos Action RPG dungeon crawler como a série da Blizzard, recomendo fortemente que corra até  a loja virtual do Steam e compre o jogo agora, pois trata-se de melhor opção do gênero dos ultimos anos. O jogo foi criado pela então indie Runic Games, estudo formado por ex-funcionários da Blizzard que trabalharam e Diablo 1 e 2 e trazia praticamente tudo que D2 tinha com mellhorias em vários aspectos e inclusão de funcionalidades que o tornavam ainda mais viciante.
O único erro grave do jogo foi o fato de não possuir modo multiplayer, apesar de alguns fãs mais hardcore da Diablo criticarem o visual colorido (creio que intencional, justamente para diferenciar o jogo) e a "facilidade" da campanha.
Arte do primeiro Torchligh apresentando o Alchemist, o pseudo vilão na sequência...como assim?

O jogo teve um lançamento discreto, sem nenhuma propaganda especial, mas acabou sendo um grande sucesso de público e crítica, criando uma imensa comunidade de fãs e com a possibilidade de uso de mods, se tornou o consolo de quem esperava pelo lançamento ainda incerto de Diablo 3.
Com o sucesso a pequena Runic rapidamente foi comprada pela developer/publisher de MMOs chinesa Perfect World e uma sequência de Torchlight foi anunciada, a princípio como sendo um MMORPG (Massive Multiplayer Online Roling Playing Game), depois como um jogo com opções de single e multiplayer online, o que deixou os jogadores do original empolgadíssimos.
Altas aventuras em terras geladas te aguardam. Ou não.

Com o anúncio de que Diablo 3 finalmente seria lançado neste ano, a Runic aparentemente segurou o o lançamento de Torchlight 2 para o segundo semestre, obviamente para evitar a concorrência com o hypeado game, mas aproveitou para lançar um beta-fechado para testar e polir o jogo com os próprios fãs. Para conseguir participar desa fase beta era preciso se cadastrar no site da Runic e esperar que tivesse a sorte de ser "premiado". Eu não consegui e nem tinha mais esperança de jogar o game antes do lançamento, se bem que apesar de ter jogado MUITO (quase 130h caçando achievements...) o original, não havia me empolgado muito com o jogo, devido a enchurrada de grandes lançamentos e continuações que estão saído nos últimos meses...mas no ultimo fim de semana, a Runic anunciou um "stress test" dos servidores do jogo e liberou keys do beta para vários usuários cadastrados e eu acabei ganhando a oportunidade de conferir as novidades da sequencia. 
O enredo do jogo começa com uma animação mostrando o que ocorreu com a cidade de Torchlight e aos heróis do original

Como o intuito do beta é testar a instabilidade dos servidores online, a versão beta só permite jogar online, justamente a funcionalidade mais aguardada do jogo. Porém, se o jogador preferir, pode criar um servidor com senha e jogar sozinho a partida inteira., coisa que só forever alone como eu faz. 
Além do modo multiplayer, no beta é possível jogar o primeiro ato do jogo final, o que leva de 2 a 5 horas dependendo do jogador, o que é um tempo considerável para conseguir ter uma idéia do que o jogo tem a oferecer. 
Berserker, pra quem curte bater primeiro e perguntar depois.

Dentre as mudanças, a primeira que se percebe ao começar são as classes de personagens para escolher. Ao invés do 3 originais: Destroyer, Vanquisher e Alquemist (que agora aparecem como NPCs), agora temos 4 novos guerreiros: O Berserker, classe focada no combate direto a curta distância, como o Bárbaro de Diablo, o o Destroyer de T1; o Outlander, classe focada no combate a longa distância com armas de fogo, equivalente a Demon Hunter de D3 ou a Vanquisher do T1; o Ambermage, uma espécie de mago, equivalente ao Alchemist de Torchlight e o Engineer, uma mistura do Outlander com o Ambermage, que utiliza armas de fogo e magia. Até ai me decepcionei um pouco, já que esperava uma variedade bem maior de classes e as novas apesar de bem legais lembram muito as anteriores, porém agora é possível escolher o sexo do personagem e customizar (um pouquinho) a aparência dele. Apesar de ter poucas opções é um recurso legal que espero que tenha uma incrementada na versão final.

Da esquerda para direita: Outlander, Ambermage, Berserker e Engineer, as quatro novas classes de heróis em Torchlight 2

Uma das coisas mais legais introduzidas no Torchlight original foi o pet que acompanha seu personagem. o gato/cachorro do seu heroi além de ajudar nas batalhas, tinha a possibilidade de mudar de forma copiando monstros do jogo quando alimentado com peixes e também tinha a incrível capacidade de ir para a cidade a qualquer momento e vender os itens que não precisasse mais, poupando o jogador de ter que parar a ação toda vez que ficasse com o inventário enchesse, o que era constante.  Pois bem, nesta segunda versão o jogador tem várias opções de pets no início, podendo varias de puppies fofinhos a leopardos e até uma águia, bem legal e até cômico se você criar por exemplo um berserker com a cara do Kratos e um bulldog babão como pet.hehe. Desta vez também é possível mudar um pouco a aparência e cor dos bichinhos. O Pet continua podendo vender seus itens na cidade quando enviado e ganhou também a habilidade de comprar itens básicos como podins de HP e mana, uma verdadeira mão-na-roda quando se está empolgado nos confins de alguma dungeon. 

O que seria de um guerreio sem seu bichinho de estimação cutie?

Outra novidade que chama atenção no beta é o tamanho dos mapas. No primeiro game, o jogador tinha como base a pequena cidade de Torchlight e a campanha ocorria em uma dungeon com dezenas de andares subterrâneos; no novo jogo, a cidade é destruida logo no começo e o jogador avança por imensos cenários abertos. Ainda há um ponto central, mas as quests ocorrem em mapas bem grandes e interligados. Para auxiliar na navegação o minimapa do jogo tem marcadores que mostram o caminho das quests e sub-quests ativas, o que ajuda muito a não se perder. 
Apenas no primeiro ato da versão beta já da pra perceber que o jogo será bem maior que o original (a Runic promete 3 vezes mais que as 8h de T1) e dá pra passar por cenários muito variados, de florestas a áreas congeladas, cavernas e até um navio pirata! Existem muito mais sidequests, geralmente representadas por pessoas em apuros ou em cantos escondidos no mapa e são interessantes, apesar de não acrescentarem muito a narrativa, pois são  a melhor forma de ganhar levels para as quests principais. Nesta versão isso é particularmente importante já que o pessoal da Runic aumentou a dificuldade, principalmente dos boses, que estão bem mas difíceis, sempre rodeados de minions e com golpes poderosos. O primeiro boss no nível normal chegou a me assustar um pouco devido a semelhança com o ultimo boss do original. Fui com nível baixo e sofri para passar. Uma delícia para quem curte desafios, mas longe de ser frustrante para os mais casuais também.

As boss battles estão bem mais frenéticas

Como o aspecto multiplayer não é muito importante para mim não me dediquei muito a essa característica, mas para o pessoal que curte desbravar dungeons em grupo, o jogo permite formar uma party com mais 3 jogadores e jogar em rede local ou através da internet, com um sistema de matchmarking muito simples e fácil de usar. No beta era possível escolher dentre os servers online ou criar o seu próprio, podendo definir o nível inicial e limite dos personagens que forem entrar e partidas com senha também. Um detalhe neste caso é que assim como em Diablo 2, a quantidade e HP dos inimigos aumenta proporcionalmente a quantidade de jogadores na partida, logo, 4 players enfrentarão 4 vezes mais inimigos que um jogador no single player. 
O loot e quests permanecem individuais, o que permite ao jogador sair e entrar em outra partida exatamente com os mesmos stats e itens que tinha na ultima jogada e aparentemente não houve instabilidade e lag significativos reportados na fase de beta. 
Os gráficos estilo Cartum são simples mas bonitos

Ah, já ia esquecendo de falar dos gráficos que continuam no mesmo estilo do original, ainda mais coloridos e com a cara de cartum, incluindo cutscenes similares aos desenhos da Cartum Network. Não houve evolução significativa no visual, o que não faz muita falta por sinal, além de permitir que o jogo continue muito leve.
Infelizmente o beta termina amanhã, dia 24/05, quando a Runic pretende realizar os updates e conserto de bugs que apareceram durante os testes, mas pelo que vi até aqui eles estão no caminho certo. 
O jogo está em pre-venda no Steam, com direito a uma cópia do original por 19,90 dólares, uma boa pedida para quem ainda não conhece a série. Já está no topo da minha wishlist.

4 comentários:

  1. Muito foda, esse também esta na minha lista, ainda tenho que jogar o primeiro =P.
    Um amigo me falou muito bem dele ele está quase desistindo de jogar D3 pra jogar esse.
    Preço muito atrativo também.

    ResponderExcluir
  2. Chapa eu recomendo os 2. O replay é absurdo e não fica devendo nada para Diablo, além de ter uma comunidade modder incrível. Com esses problemas todos do D3, tem gente já dizendo que Torchlight é melhor. Eu prefiro^^

    Ah, se o critério for preço nem tem comparação, T2 custa menos da metade (20 dolares no Steam)! Se comprar lá na pre venda ganha o 1º chapa...

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Hehe. Grande Erick^^

      Pois é cara...eu gastei 130 horas da minha vida naquele troço...e o pior é que ainda faltavam 6 achievements que consumiriam mais unmas 20 ni minimo. Ai decidi parar.hehehe. Mas é jogão.Jogou? A campanha dura de 6 a 8h. Dai da pra ter uma ideia de quantas vezes rejoguei.Foi uma fase negra de obssessão.heheheheheeh

      PS: adorei a foto.XD

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...