Social Icons

sábado, 12 de maio de 2012

Top 10 especial dia das mães - Mães dos games

Um filho inteligente reconhece que "todo dia é dia das mães", mas em celebração a esta data comemorativa me veio a cabeça a ideia de fazer um Top 10 estrelado por mamães de personagens de games. Como geralmente elas são personagens secundárias, quase nunca tem muito destaque mas com um pouco de esforço dá pra lembrar de algumas mães de personagens importantes (ou não). 
Vale lembrar que a lista não está em ordem de importância, (porque TODA mãe é importante, oras!) Então não faria sentido dizer que uma é melhor que outra, apesar da maioria ser coadjuvante, sempre representam alguma forma de motivação ou inspiração a nossos queridos (ou não) personagens.
Vamos lá então:

Eva (Mãe do Dante e Virgil  - Devil May Cry)
Devil May Cry 1 começa com uma narração contando a história do demonio overpower porém "bonzinho"(!?), Sparda, "The Dark Knight" que se apaixonou por uma donzela humana chamada Eva e por amor a humanidade selou os demônios em um mundo paralelo se sacrificando no processo. Da união nasceram os gêmeos Dante e Virgil, o primeiro, mais emotivo e apegado a mãe, se tornou um defensor dos humanos, lutando contra qualquer criatua maligna que aparecesse, enquanto o segundo desenvolveu um repúdio aos "seres inferiores" e almejou ter o poder do pai para si. Resumindo, o jogo dá a entender que Eva morreu enquanto os dois ainda eram pequenos e no o final, Dante e Virgil tiveram que lutar. Virgil acabou indo pro inferno se tornando escravo de um diabão chamado Mundus. Com certeza não teria esse fim se tivesse seguido os passos de sua mamãe. O apego de Dante a sua finada Mãe é tanto que Mundus o atrai para uma armadilha criando Trish com aparência quase idêntica a ela. Qua cara malvado!

Maria Auditore (Mãe do Ézio - Assasins Creed 2)
Maria Auditore era uma mãe de família exemplar em Florença. Ao lado do seu justo marido Giovani, vivia feliz comandando a respeitada casa dos Auditore. Como boa esposa que era, ajudava o seu marido apoiando-o em sua vida secreta de "Assassino", mantendo o seu segredo bem guardado, mas tudo caiu por terra quando sua família virou algo de uma conspiração dos Templários, onde Giovani e dois dos seus filhos acabram acusados injustamente e mortos sem piedade em praça pública como traidores, não sem antes terem de ver as mulheres da família sofrerem o diabo nas mãos de soldados. Mesmo após ter sido salva pelo seu filho Ézio, Maria levou bastante tempo em estado de choque, mas graças ao apoio dele e de sua filha Claudia ela se recuperou e passou a encorajar Ézio em sua guerra contra os templários, sempre dando conselhos e motivando-o. É uma mulher durona!

Amélia Croft (Mãe da Lara Croft - Tomb Raider)

Amélia é a mãe da landária arqueóloga-ninja Lara Croft, que passou a se o centro das motivações da personagem na trilogia criada pela Crystal Dynamics no PS2/PC (Os excelentes Legend-Anniversary-Underworld) e acrescentou uma carga de drama muito grande a trama, humanizando bastante a Lara, que passou a ter por objetivo de vida encontrar sua mãe desaparecida durante a misteriosa queda de um avião em que as duas estavam.
Pena que o desfecho da história em Underworld não foi tão bem trabalhado e o reencontro de Lara com sua mãe presa por décadas uma dimensão paralela não foi nada agradável nem emocionante. Mas pelo pouco que se vê em Legends dá pra perceber de quem Lara herdou tanta beleza e coragem.

Mãe do Blanka (Street Fighter 2/4)
Bem, a primeira de nossa lista sem nome conhecido é a mamãe do nosso querido conterrâneo Jimmy, mais conhecido como Blanka, o primeiro brasileiro dos games....Bem, ele é um cara legal, apesar de ser uma representação apavorante da visão que os gringos tem da gente mas ok.^^
Resumindo a história clichê de Blanka, ele era uma garoto normal que durante um acidente de avião acabou perdido na selva Amazônica e teve de sobreviver como pode por lá até ficar verde(!?) com cabelo de sayajin vermelho(!?) e desenvolver uma técnica de luta selvagem que envolve eletricidade (!???), o que de alguma forma o leva a participar do torneio promovido pela Shadaloo e inesperadamente reencontrar sua mamãe (que o reconheceu sabe-se lá como) ao vencer Bison. Mãe brasileira que não desiste nunca!hehe

Annette Birkin (Mãe de Sherry - Resident Evil 2)

Annette e seu esposo William eram pesquisadores da Umbrella Corp e viviam felizes criando armas biológicas para a empresa enquanto cuidava da sua doce filhinha Sherry em Raccon City. A coisa deu errado quando William se empolgou criando um virus super poderoso e se negou a entrega-lo para seus patrões, o que acabou gerando os eventos mostrados em RE 2 e 3 (e recentemente no Spin-off Operation Raccon City). Em meio ao caos criado na cidade Anette tentou de a qualquer custo encontrar e proteger a sua filhinha, com quem tinha carinhosamente guardado uma amostra do virus (!??) secretamente. No desespero acabou sendo morta sem ver sua filhinha pela ultima vez...pobre Sherry.


C. Viper (Mãe de uma menina secreta - Street Fighter 4)
Quem olha para C. Viper, a misteriosa agente de uma organização ultra-secreta, com sua frieza e arrogância nos combates do torneio com objetivo de testar uma roupa mecânica de combate enquanto mata secretamente os clones do projeto "Bleach"; não acredita que por trás dessa faceta existe uma mãe carinhosa que faz o possível para esar próxima a filhota que a acha o máximo...

Mãe do Chrono (Chrono Trigger)

Nossa segunda mãe de nome desconhecido é assim como na vida real, a primeira pessoa com quem se tem contato ao se começar o game/vida, trata-se da mãe de Chrono em Chrono Trigger. É ela quem dá o "ponta-pé" inicial usando sua autoriadade para fazer com que o preguiçoso do Chrono acorde e vá cumprir os compromissos com sua amiga Lucca. Apesar de ter uma participação bem modesta na trama e digamos, um pouco omissa, já que seu filho some por um tempão e ela nem nota, mesmo quando os amigos dele aparecem tristes entrando em sua casa com um boneco do mesmo, mas não daria pra ficar sem citar ela. Sem falar que tem no final em que ela fica presa em alguma era e a turma tem que isr salva-la com a Epoch. 


Callisto (Mãe de Kratos e Deimos  - God of War)
Callisto é outra mãe sofredora. Espartana que foi alvo da carnalidade de Zeus, de onde nasceu Kratos, teve de ver seu filho mais novo Deimos ser levado por Ares ainda pequeno e logo em seguida foi aprisionada por seu amante Olímpico na Atlantida passando por morta durante décadas até ser encontrada por Kratos apenas para se transformar em um monstro bizarro que foi esquartejado sem dó pelo fantasma de esparta. Cara, o Kratos não tem sentimentos O_0...esquartejou a mãe-monstros sem pensar duas vezes...

Olga Gurlokovich (Metal Gear Solid 2)
Olga era uma mulher-soldado totalmente dedicada ao exército de seu pai, apoiando-o em busca do crescimento da glória russa, mesmo estando grávida. O ver  seu pai ser traido e morto, Olga reconstruiu o exército mercenário e fez de tudo para se vingar, mas acabou tendo sua filha sequestrada pelos Patriots e foi usada como peão no esquema maligno dos eventos da Big Shell em MGS 2. Como ela era NINJA conseguiu atuar como agente dupla ajudando Snake e Raiden com a roupa de ninja cibernético. Tragicamente morre sem conseguir salvar sua filhinha no game, mas Snake, Otacon e Raiden conseguem realizar seu desejo anos depois.

The Boss (Metal Gear Solid 3)
Mais Metal Gear. Não daria para não citar a mãe mais épica de todos os jogos. Os sacrifícios, determinação e firmeza de caráter de The Boss em Metal Gear Solid 3 representam perfeitamente as ações que uma mãe é capaz de fazer. Além de servir a sua pátria até as ultimas consequências, mesmo após ter seu filho recém-nascido retirado de suas mãos para sempre, ela  foi uma verdadeira mãe para Jack, ensinando- tudo que o super-agente sabia. Pena que apenas ele guardou o legado dessa importante mãe-soldado, Mas honrou até o fim.

Bem, como deu pra perceber, listei apenas mães "boazinhas", mas encontrei esse interessante post do Nerdeando que faz justamente o contrário, se dando dolorosa tarefa de listar 5 das piores mães dos games, que é bem interessante...nunca tinha notado que havia tanta mãe malvada em games! Que tristeza...
Se bem que poderiam ter trocado a Caterina pela mãe do Jimmy (Bully) ou a do Issac (Binding of Issac) que combinaria mais com o restante do grupo, mas  vale muito a pena ver.
Ah, você lembrou de alguma mãe de personagem gamístico que ficou de fora? Não deixe de postar nos comentários.^^

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Hehe. A filha puxou muito dela. Mas vc jogou o TR Underworld chapa? (recomendo p/PS3 tá baratinho e tem na coletania HD tbm). Muito triste o reencontro delas, pena que é mal feito.hehe

      Excluir
    2. Eu cheguei a jogar só um pouco, to querendo pegar essa coletania ai, ta 20 obamas la fora, mas ta com prioridade baixa na lista do PS3 hehe.

      Excluir
  2. Puxa chapa, se achar a coletania com um preço legal, compre que vale muito a pena. Os 3 jogos são excelentes. O Anniversary é o meu favorito, mas Underworld tem gráficos top ainda e a melhor jogabilidade (apesar de alguns bugs). Só não gostei da condução do enredo que ficou meio fraquinho mas é muito bom de jogar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...