Social Icons

sábado, 30 de junho de 2012

Jogando - The Walking Dead Ep. 2 - Starved for help

Fazia tempo que não ficava tão ansioso a espera do lançamento de um game, já que é raro para mim comprar jogos no lançamento (U_U), mas desde que abri uma exceção e adquiri o "season pass" de The Walking Dead contava os minutos para poder jogar o episódio 2. Para quem não sabe o jogo como quase todos da Telltale Games é um adventure dividido em 5 episódios mensais. O problema é que o episódio 2 acabou atrasando um mês além do previsto, tempo suficiente para transformar o hype causado pelo excelente episódio 1 (veja o meu review aqui) em frustração e perda de paciência momentânea com a outrora adorada desenvolvedora do game.
O episódio 2 já começa cheio de tensão, decisões complicadas...e muita gente morta, claro.

O que me irritou na verdade foi o silêncio da Telltale durante esse atraso, não dando nenhum tipo de justificativa pela demora, além dos boatos de que "estariam com problemas no desenvolvimento" espalhadas em fóruns do game. Pessoalmente fiquei bastante chateado, até porque foi a primeira vez que fiz questão de comprar um game da empresa no lançamento. Joguei todas as outras séries (exceto Jurassic Park que ainda não tive $tempo$) que ela lançou mas sempre comprava após terem lançado todos os episódios para jogar em sequência.
Por um momento me arrependi até. Mas foi então que após esses angustiantes 2 meses de espera, a empresa anunciou que o jogo sairia nesta semana para os consoles e PC, sendo que o Xbox 360 teve uma exclusividade temporária, lançado no dia 27 e as versões PC e PSN em 29 de junho. Sabendo a data restou ficar de plantão como um autêntico zumbi no PC esperando que o download iniciasse automaticamente no Steam, então...a raiva passou, e a espera valeu a pena!

A agradável fazenda St. Jhon parece um refúgio perfeito, com uma familia feliz e hospitaleira, mas sabemos que nada é perfeito no universo de TWD...

A Telltale conseguiu elevar o nível de surpresa e tensão do 1º jogo a ponto de não me deixar largar o PC antes de termina-lo, e 3 horas depois me deixar maluco pra que o 3º episódio chegue logo!
O episódio 2 intitulado "Starved for help" (famintos por socorro) continua o enredo do jogo dando um salto de 3 meses no tempo desde o final da primeira parte, começando com o grupo de sobreviventes em conflito devido a eminente escassez de suprimentos no motel onde haviam se refugiado. Logo nos primeiros minutos novos personagens aparecem como o ex-colega da base militar de Lilly, Mark e após uma introdução tensa com direito a decisão de vida ou morte, surgem os irmãos Danny e Alan que convidam o grupo para se juntarem a eles na fazenda St. Jhon, um verdadeiro paraíso. Bom demais pra ser verdade...

Hora do jantar...e de revelações assombrosas pra Lee e o restante do grupo.

O episódio 2 traz uma quantidade bem maior de ação que o anterior, com muitos momentos tensos, que exigem decisões e reflexos rápidos. Os ambientes são mais variados e o enredo continua empolgante do começo ao fim. O sistema de decisões continua forçando o jogador e escolher rapidamente entre opções onde o "certo" e o "errado" nem sempre estão claros e estas opções refletem na opinião do grupo em relação ao Lee fazendo com que decidam te ajudar ou não em momentos-chave dependendo dessas opiniões.
Veja abaixo o trailer que a Telltale lançou com as escolhas principais do Ep. 1 (contém spoilers):




O sistema de escolhas com reflexo permanente na história é bem legal e aumenta o replay do jogo. No final de cada episódio ele exibe a média geral das decisões dos jogadores.


Esse sistema me faz jogar ao menos 2 vezes cada episódio, só para ver as variações nessas cenas. No primeiro game mesmo, o jogador é forçado a escolher salvar a vida de um dos amigos prestes a morrer, Doug, ou Carley, e apenas o escolhido continua no segundo game. Como eles tem habilidades e personalidades distintas, cenas completamente diferentes acontecem com cada um. Por isso é legal ter 2 saves do game vale a pena rejogar para ver essas variações. Eu estou com um save tentando seguir minha persona padrão de "nice guy" na medida do possível e escolhi salvar a Carley. Já no segundo save, salvei o Doug e tento escolher opções mais "duvidosas" mas tem algumas que não consigo escolher, tipo: deixar as crianças do grupo sem comida, dar uma resposta rude para a garotinha Clementine, ou matar um desconhecido (ou pior, um conhecido) a sangue-frio...
Bem, tirando a reclamação em torno da demora do lançamento, a Telltale está de parabéns e realmente TWD é o melhor trabalho deles até agora. O episódio 2 consegue prender a atenção e surpreender da mesma maneira que seu antecessor, e eles tem tudo para manter o nível nos próximos. Só espero que não demore mais 2 meses pra chegar.


O jogo está disponível na Xbox Live, PSN e Steam, custando aproximadamente $5,00 por episódio em cada uma dessas lojas (sendo que no PC só é possível comprar a sessão inteira por $ 24,99). Como citei no review anterior, não é um "point'n click" hardcore pendendo mais para uma história interativa, pois o foco mesmo é no enredo e escolhas morais que se faz. O gameplay é bem "fácil" se comparado a jogos clássicos do gênero, mas vale muito a pena para fãs da série (principalmente da HQ), de zumbis e de histórias bacanas.
Site oficial: http://www.telltalegames.com/walkingdead/

13 comentários:

  1. Você só fica me fazendo hype pra comprar! hehe

    ResponderExcluir
  2. Estou que não me aguento pra começar a jogar o segundo episódio, JC. Tenho certeza de que ao terminar o episódio 2 também ficarei maluco à espera do 2. hehehe

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Puxa Marcos, valeu por comentar aqui!
      Rapaz, arrume 3 horas na sua agenda e se jogue no ep 2 que honra o 1º e supera em ação e tensão. Os sobreviventes se metem um um esparro danado. Com certeza deixa maluco para jogar o ep 3 no final. Hehe

      Excluir
  4. Salve meu caro! :) Poxa, cara, seu artigo me deixou com mais vontade ainda de jogar. Bem, eu quero, antes, jogar novamente o primeiro, com as escolhas que eu gostaria mesmo.

    Caramba, a Telltale arregaçou então, totalmente, pelo que você disse. Meu sobrinho outro dia nem acreditou que era um point-and-click. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, como falei com vc na época, joguei o 1º duas vezes logo, e continuei no 2 com os 2 saves, um com a Carly, tentando seguiur "o coração" tomando decisões "boas" e no 2º salvando o Doug tomando decisões que não escolheria normalmente.

      Realmente é o melhor trabalho da Telltale até agora.

      Excluir
  5. Fiquei com hype só de ler o post chapa, agora vou ter que começar a jogar logo esse segundo epsódio hehe

    ResponderExcluir
  6. Realmente, JC. Trabalho excelente. Vou jogar desta forma também. Aliás, vou começar desde o primeiro, criar dois saves, e o 2 vou jogar de maneiras diferentes, também. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Marcos. Esse vale a pena jogar 2x cada episódio. ^^

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...