Social Icons

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Zerei: Cherry Tree High Comedy Club (Review)

No segundo semestre de 2012 a nossa querida Capcom teve a excelente idéia de publicar no ocidente vários jogos indies japoneses, sendo a maioria shoot'em ups bullet hell (aqueles jogos de "navinha" difíceis pra caramba) como Satazius e a trilogia Exceed. No meio desses jogos também chegou um título bastante peculiar, ao menos para nós ocidentais: estou falando de Cherry Tree High Comedy Club, um autêntico date sim, aquele tipo de jogo que os garotos japoneses pervertidos adoram em que o objetivo é conquistar uma garota virtual, só que um pouquinho diferente nesse caso.
Em vez de ter a jogabilidade no estilo visual novel, só com imagens paradas e texto, o game se "inspirou" fortemente no visual e mecânicas do aclamado RPG da Atlus, Persona 4 (que aliás, acaba de chegar ao PS Vita em um remake espetacular-aceito presentes!^^). Se não conhece Persona 4 me alegre e leia aqui o review que fiz sobre ele. Bem, na verdade pode-se resumir CTHCC como a parte date sim de Persona 4 em 2D e com um enredo mais descompromissado.

Um dos finais possíveis do game. Não espere por animações ou CG's, mas é legal assim mesmo.

Dá pra perceber que o desenvolvedor do jogo adora a parte social de P4: o estilo dos menus é muito parecido com o jogo da Atlus, as mecânicas de relacionamento com os NPCs e até o esquema de passagem de tempo dividido em três partes do dia: manhã, a tarde, após a escola e a noite. 
Tudo relembra o clássico de PS2, só que sem a parte de exploração de dungeons e batalha. Então se você é um daqueles que adorou esse modo em persona 3 e 4 tem forte chance de gostar do game.
Como todo date sim, o jogador precisa conquistar o maior número de NPCs em um determinado período de tempo. O diferencial de CTHCC é que a protagonista Miley não tem intenção de namorar com ninguém, então nada de encontros amorosos. 

O "World map" do jogo. Qualquer semelhança com Persona 3 ou 4 provavelmente não é mera coincidência.

O enredo do game é o seguinte: Miley, uma colegial bastante extrovertida que adora comédia, decide reativar o antigo clube de comédia da escola, mas sua rival, Octavia, que por acaso é a dirigente do conselho estudantil, tenta complicar a vida dela determinando que segundo as regras da instituição, só se pode abrir um clube com o mínimo de cinco membros. Como Miley só convenceu sua melhor amiga e companheira de quarto Harriet, terá que no período de dois meses recrutar um mínimo de três outros componentes é  a partir dai que entra o jogador.

Miley encarando sua "nêmesis" no início do jogo.

 O jogo começa em março antes do início da escola e a garota tem que criar novas amizades e persuadi-las a entrar em seu clube até o dia 30 de abril. Nesse período o jogador deverá explorar a cidade de Cherry Tree interagindo com as pessoas, participando de  eventos sociais, trabalhando e principalmente, criando novas amizades. Com o passar do tempo vão sendo apresentados os possíveis "alvos" de Miley: seis colegiais distintos, cada um com personalidade e gostos bem diferentes, tendo todos aqueles estereótipos clássicos dos animes: uma garota tímida, uma rebelde, um garoto emo (hehe), um namorador e por ai vai. Para conseguir terminar o jogo, é preciso chegar ao dia 30 de abril com pelo menos três desses alvos decididos a entrar para o comedy club. O esquema funciona de forma similar aos social links de Persona, só que mais simplificado. Durante os períodos da manhã e tarde Miley pode conversar com esses personagens sendo que ela possui doze tipos de tópicos pra cada como política, comida, animais de estimação, etc. O desafio é descobrir quais assuntos mais interessam para os alvos pois só eles aumentam o nível do relacionamento. Em todos os dias é possível conversar "sem compromisso" com cada um e receber dicas do que eles gostam mais. 

Miley sempre faz referência a algum maná/ game nas suas piadas.

É possível aumentar as skills da Miley nesses assuntos fazendo várias atividades como ler revistas, assistir a filmes, trabalhar... adivinhe: exatamente como em Persona 4. 
Concluindo, Essa semelhança toda pra mim é o principal trunfo do game. Persona 4 é um dos meus jogos favoritos de todos os tempos e adoro a partes de simulação de vida estudantil dele. CTHCC consegue emular muito bem os principais pontos positivos desse aspecto do clássico, trazendo um enredo leve e divertido, com personagens interessantes (nem de longe tão profundos quanto no jogo da Atlus, mas ainda assim charmosos) e tem a esperteza de terminar antes que fique chato. Você não leva mais que 4 horas para chegar ao fim do jogo, mas dificilmente conseguirá convencer todos os 6 alvos numa única jogada. Dai o jogo, tal qual sua fonte inspiradora, permite criar um New Game + onde a Miley recomeça o jogo mantendo suas skills no nível da partida anterior, o que facilita os diálogos com os NPCs. 

Are you bad dude enough para reconhecer a referência?hehe

Se você é um dos 3 fãs de date sim no Brasil, ou foi um dos que gostou de viver a vida de colegial em Persona 3 e 4 tem grande chance de gostar desse jogo. Existe até uma demo disponível onde se pode jogar os primeiros dias do jogo. Experimente!

Prós: Enredo leve, muitas referências a games e mangás famosos, personagem carismática, visual 2d bacana, copia mecânicas de date sim do Persona 4 (sim, nesse caso isso é uma qualidade), roda em qualquer PC e tem menos de 200Mb.

Contras: Gráficos simples demais, falta de integração ao overlay do Steam, poucas opções de configuração, pode cansar rápido.

Nota (de 0 a 5 Memory Cards):

Trailer do game:


2 comentários:

  1. 3 memory cards! Acho interessante, mas não vou ter paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Erick, pra concordar com essa nota é preciso que você cumpra alguns requisitos ao menos dois dos requisitos abaixo:
      1. Curta anime
      2. Curta Date Sims
      3. Curta Persona 4, principalmente a parte Date sim do jogo.

      Caso contrário, é meio difícil que goste mesmo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...