Social Icons

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Jogando: DungeonLand


Plataforma: PC (Digital download).
Gênero: Ação/simulação/casual.
Desenvolvedor: Critical Studio.
Publisher: Paradox Interactive.
Lançamento:29 de janeiro de 2013.
Jogadores: 1-4 (Coop e competitivo/Local e internet)

Dungeonland jogo de ação para PC com visão isométrica lançado no Steam (e outras plataformas de distribuição digital) recentemente; a primeira vista pode parecer mais um clone colorido de Diablo já que parte das mecânicas do jogo se desenvolvem de maneira similar ao clássico dungeon crawler da Blizzard, mas é bem mais que isso.

O jogo, que é o primeiro trabalho comercial desenvolvido Critical Studio, um estúdio 100% brasileiro, tem uma premissa simples, mas bastante interessante: Um vilão de RPG após se cansar de ver suas tentativas de dominação global serem sempre arruinadas por herós, de repente percebeu que tinha em suas mãos uma oportunidade lucrativa e resolveu transformar seus problemas em negócio criando um parque de diversões para aventureiros. 

 

Assim surgiu a Dungeonland, um parque temático onde heróis em grupos de três podem saciar seus desejos por aventuras, derrotar criaturas malignas e satisfazer seu ego derrotanto “o mal” enquanto o Dungeon Maestro pode se divertir matando esses heróis sem ser perseguido. Pronto, acabou a história. Simples e bacana né?
Diferente de outros jogos situados em fortalezas de vilões como o clássico Dungeon Keeper ou o obscuro Evil Genius, Dungeonland dá ao jogador a oportunidade de encarar as duas faces da moeda: pode-se jogar em Coop com mais dois amigos o modo aventura, encarnando um dos três heróis disponíveis ou juntar mais um amigo (ou inimigo) ao grupo e enfrentá-lo no modo Dungon Maestro onde um jogador controla as “atrações” do mapa e os outros três, os heróis. O objetivo do DM é fazer com que os heróis não cheguem a saída do mapa. Não precisa dizer que este modo é sensacional se jogado com um grupo de amigos. Aliás, o design do jogo foi feito se pensando em jogar em multiplayer, que fique bem claro.
Segundo próprios desenvolvedores além de hack’n slashs como Diablo, vários outros jogos influenciaram as mecânicas de Dungeonland, sendo visíveis elementos de jogos como Left 4 deadda Valve e The Lost Vikings (que curiosamente também é da Blizzard), MOBAs e RPGs roguelike antigos. Cada uma das três classes de heróis possui habilidades distintas que devem ser combinadas com bastante estratégia: O guerreiro é mais forte e resistente, porém só ataca a curto alcance; o mago possui magias ofensivas e defensivas e ataca a longo alcance porém é lento e fraco e o Ladino é bastante rápido e ofensivo a curto e longo alcança mas tem pouquíssima resistência também.

O jogo diponibiliza 3 classes de heróis, cada uma com vantagens e desvantagens bastante específicas e visual customizável.

Cada classe possui subdivisões que as tornam mais ou menos ofensivas e os jogadores precisam de estratégia e trabalho conjunto se quiserem sobreviver no jogo. Todas as classes podem ser melhorados com habilidade e itens compráveis na loja do jogo, com dinheiro ganho nas partidas, o que é muito legal. Ainda existe a possibilidade de customizar o visual com roupas e chapéus vendidos na mesma loja, algumas bem engraçadas e cheias de referências como a armadura “triforte” do guerreiro.
Falando em referências e senso de humor, essa é uma característica marcante do jogo, o visual colorido e humor negro do Dungeon Maestro estão sempre presentes nos cenários, design de monstros e narração do vilão que fica monitorando os seus passos durante o “passeio” pelo parque. As músicas, com aquele climão de parque da Disney seguem o mesmo caminho e são bem legais também.
O que pode ser um problema grave em Dungeonland dependendo do seu perfil de jogador é a dificuldade. Os desenvolvedores não tiveram medo e capricharam no nível de “hardcoridade” do game, começando pela escolha do nível de dificuldade. Não existe modo normal ou easy para o modo aventura, já começa pelo hard. Piadinha com o jogador, não. A coisa é séria: ao contrário de Left 4 dead que permite que um jogador forever alone como eu possa vencer todsos os mapas com ajuda de bots (ao menos na dificuldade normal) em Dungeonland é praticamente impossível conseguir terminar uma campanha apenas com bots. A Ai é implacável e já começa enviando legiões de monstros com respawn infinito (enquanto não se mata a bem protegido invocador) assim que o jogador entra no parque. Como os bots não utilizam de jeito nenhum as habilidades especiais dos personagens fica bem difícil resistir por muito tempo. Chega a ser assustador nas primeiras jogadas.

 Acredite, mesmo com um grupo entrosado você verá essa tela várias vezes.

Além disso, assim como em Left 4 dead, o computador pode estar enviando a qualquer momento da partida um ataque especial na forma de monstros maiores ou em grande quantidade sem aviso. A diferença aqui está no balanceamento. Quem jogou o game da Valve já deve ter percebido que a Ai do jogo manera quando a equipe está mal e pega pesado quando está tudo bem. Em DL esses picos de dificuldade são totalmente aleatórios. Na maioria das vezes você está suando feito um louco tentando vencer uma horda de inimigos e aparece o “DANGER” na tela avisando que um troll gigante que regenera a sai aos monstros em redor está cegando a peleja. Como se não fosse suficiente a humilhação na batalha as telas de loading ainda tiram sarro do seu desempenho como se fosse o próprio DM rindo de seus “clientes”. O fato de não existirem níveis de experiência exigem que os jogadores dominem as mecânicas de cada personagem e conheçam muito bem os cenários e monstros para avançar (nunca pensei que sentiria falta de fazer grind).
O consolo para quem joga sozinho é justamente o modo Dungeon Maestro. Estando no lugar do vilão da pra massacrar em questão de segundos os visitantes e há muitas opções de monstros, armadilhas e bosses desbloqueáveis que podem ser “jogados” contra os heróis enquanto você possuir mana suficiente. O legal é a atenção aos detalhes: existe até um botão para risada maligna e o jogo calcula a média de gargalhadas executadas ao final da partida, além do lacaio que auxilia o jogador dizendo quando como os heróis estão e quando você tem ou pode usar magias.
Ah, já ia esquecendo a melhor parte: o jogador no papel do Dungeon Maestro pode possuir (ui) qualquer monstro vivo na tela e controlá-lo diretamente contra os heróis. Não tem como não se sentir um evil lord assim.

 No modo "Dungeon Maestro" um jogador encarna o vilão do jogo e deve impedir o avanço dos herois através de magias representadas por cartas.

Resumindo, Dungeonland é um jogo multiplayer extremamente divertido se você tiver amigos que joguem de maneira coordenada com você. O multiplayer pode ser online e também local, com os 3 no mesmo PC e é extremamente recomendável que se jogue assim, porque com bots no modo aventura é só humilhação.Se for um forever alone com internet (e PC) ruim como eu pode se contentar sendo um vilão no modo DM descontando toda sua frustração nos pobres bots. É divertido também.
O jogo custa apenas 16,99 no Steam e é um produto 100% brasileiro de ótima qualidade. Merece estar na coleção de quem curte um bom Hack’n slash nos moldes de Diablo e de quem cansou de ser apenas o heroi nos jogos. Pelo preço é obrigatório pra todo gamer brasileiro na minha opinião. Compra lá: http://www.dungeonlandgame.com/buy
Trailer do jogo:

4 comentários:

  1. É parece ser bem massa esse jogo, tem um amigo me indicando muito ele desde que saiu, acho que vou pegar semana que vem *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue que é bem legal chapa, com um ou mais amigos então...
      O modo Dungeon maestro é muito comédia.hehe Só estejam preparados para a pauleira que é encarar os herois.

      Excluir
  2. Fiquei muito interessado nesse jogo e surpreso ao saber que ele é brazuca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não sabia? Os caras são muito gente fina e mandaram muito bem no primeiro jogo já.Tem várias entrevistas e diários de desenvolvimento pela net, mas minha favorita é uma feita pelos caras da 4Player. Vale a pena assistir: http://www.youtube.com/watch?v=QFr75Zypkas&list=PL5N_QY1Utj_F23zU0_wUnJQsZu5Z4olut

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...