Social Icons

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bat-armadilha em Arkham Asylum frustra os piratas

É interessante como os desenvolvedores tem que se virar para entar proteger seus programas contra a pirataria. Já que é impossível impedir de copiar, alguns publishers tem usado formas criativas de frustrar (ainda que brevemente) os espertinhos que baixam games pela net.
O mais novo "vilão" contra os piratas é o hypeado Batman Arkham Asylum, novo jogo do famoso super heroi da DC comics.Quem baixou as primeiras cópias piratas percebeu que apesar de aparentemente funcionar normalmente, o game tinha uma "armadilha" que ao detectar que a cópia não era original, não permitia que o personagem usase um movimento crucial no jogo: o "glide".Sem esse movimento ficava impossível de avançar no game.Essa técnica já é comum (principalmente nos jogos da Live, STEAM e EA).Lembro que um amigo de um amigo do irmão do vizinho da minha concunhada quase ficou doido com a versão RIP de The Godfather que ele baixou via emule que tinha uma dessas "armadilhas frustra-pirata" que não deixava o jogador preso ao entrar em algum carro (tarefa essencial no jogo) Era bem cruel (hehe), mas o caso do Batman AA ganhou notoriedade depois que um "jovem tolo" após baixar o game pelo Torret e constatar o "bug" fez questão de pedir uma solução no forum oficial do game. Veja o trecho abaixo:


"Olá! Tenho um problema quando tento usar a função glide do Batman. Quando pressiono a barra de espaços, tal como é dito para saltar de uma plataforma para a outra, o Batman tenta abrir as suas asas variadas vezes em vez de planar. Então ele cai no gás venenoso. Se alguém me puder dizer o que posso fazer aqui."

A resposta de um membro Eidos de nick "Keir" (Eidos), apareceu rapidamente:"O problema que encontrou é uma ação da proteção de cópia, para que possamos apanhar as pessoas que fazem download de versões pirateadas gratuitamente. Não é um erro no código do jogo, é um erro no seu código moral."


Adaptado do eurogamer.pt

"(suspiro) sua cópia é pirata (suspiro) então se arrebentou nas minhas mãos"


É uma boa estratégia deixar que a cópia rode só que sem funcionalidades essenciais, já que fere o gamer justamento aonde doi. E foi uma boa lição para o afoito usuário pirata. No entanto, para a tristeza de Batman, já existe um Patch para corrigir o "problema" permitindo que os pirateiros curtam o jogo numa boa, para logo aparecer outro bug, com a mira do arpão de Batman.Bem bolado!
Bem, ainda acho que o melhor esquema contra a pirataria é o utilizado pelo Windows Live e STEAM: investir na comunidade online e bloqueiar as funcionalidades multiplayer e os desejados "Achievements" para as cópias piratas. O cara pode até conseguir rodar o game, mas só offline e sem poder interagir com as comunidades oficiais. Acredite: é bastante frustrante....
Palavra do amigo de um amigo do irmão do vizinho da minha concunhada citado acima ficou doido por não poder jogar online o Left4Dead "nonSteam" que ele baixou no torrent e agora está nas mãos do Batman!Coitado.^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...