Social Icons

sábado, 11 de setembro de 2010

Review+Savegame - Torchlight

Nome: Torchlight
Plataforma: PC
Publisher: Perfect World
Desenvolvedora: Runic Games
Gênero: RPG/Ação
Nota 9,0

Torchlight foi uma das maiores surpresas de 2009. Lançado sem muito alarde o jogo desenvolvido pela Runic Games (dos criadores da série Diablo), trazia tudo que fez do game da Blizzard padrão para qualquer RPG de ação
ocidental: sistema de classes, dungeons aleatórias, muitos monstros diferentes e jogabilidade idêntica ao clássico além de um interessantíssimo editor de fases. Não demorou para que título virasse uma unanimidade de publico e crítica, mesmo sendo curto em sua campanha single-player e sem contar com modos multiplayer (único defeito para a maioria dos fãs por sinal). Resultado: o game acabou vendendo mais de 500 mil cópias (um marco para um jogo vendido apenas via download) e a Runic foi comprada pela gigante chinesa dos MMO's (Jogos Massive Multiplayer Online) Perfect World, o que garantiu uma continuação (que já foi anunciada para 2011) e um MMO baseado no universo de Torchlight.Nada mal para um jogo indie não?

Torchlight leva o jogador a cidade mineradora do título que está passando por uma série de problemas. Um dos maiores aventureiros do local, o bondoso Alrich foi corrompido por um minério chamado Amber  e  após desaparecer misteriosamente, surge como um vilão disposto a ressucitar uma criatura poderosísima. O jogador na pele de um heroi que acaba de chegar a cidade recebe a missão de axiliar uma das antigas pupilas de Alrich, Sly, a parar seu mentor antes que ele consiga alcançar seu objetivo e consequentemente destrua a cidade. 
Ao começar o jogo você pode escolher ente uma das 3 classes disponíveis:
  • Destroyer, um cavaleiro fortão especialista em combates "mano-a-mano" que equivale ao "Barbarian" de Diablo 2;
  • Vanquisher, uma aventureira muito ágil especialista em combates a longa distância (equivalente a "Archer");
  • Alquemist, uma espécie de "mago tecnológico
 Cada personagem tem uma pequena variação na história formas bem diferentes de atuar em combate. Assim como Diablo 2, as classes tem 3 "skill trees" que podem ser gerenciadas quando se ganha um nível. Cada uma deles melhora determinado aspecto do personagem. 
As semelhanças com Diablo são muitas, aliás, quem jogou o game da Blizzard vai se sentir em casa jogando Torchlight. A maior diferença mesmo fica por conta dos gráficos que são mais estilizados e coloridos e da possibilidade de se ter um "pet" que acompanha seu personagem. O jogador escolhe se seu parceiro será um cão ou um gato eeste o ajuda durante as batalhas, podendo ter magias e inventário proprios e ainda pode ser enviado para a cidade a qualquer momento para vender os itens que estão sobrando, poupando o jogador de ter que sair da dungeon quando está sobrecarregado de itens.



Como já citei anteriormente, a campanha normal do jogo é relativamente curta, durando em média de 8 a 10 horas para se concluir. No entanto, o replay do game é altíssimo graças ao sistema de "herança" e as infinitas quests com dungeos aleatórias. Quando o jogador  derrota Ordrak o chefão final do game o jogo continua e a partir daí surgem novos personagens na cidade e uma dungeon nova chamada "Shadow Vault". Ela é composta de infinitos andares que mudam cada vez que você entra, lembrando a fase "Nowhere" do primeiro Silent Hill onde em uma tela você está em um cenário e ao passar pela porta de saida está em outro completamente diferente.Vários itens especiais e úinicos podem ser encontrados fazendo as quests desta fase. Ao terminar a campanha normal aparece uma outra personagem na cidade que lhe dá a possibilidade de "aposentar" o seu personagem. Aceitando, ele some da cidade e você pode recomeçar o jogo com um personagem de outra classe com todos os itens que você quiser compartilhar do jogo anterior e um equipamento melhorado a sua escolha  além de já começar com a  fama conquistada pelo personagem que se aposentou.
Quem gosta de desafios pode se arriscar na dificuldade Hardcore que assim como em Diablo 2, se o jogador morrer perde TUDO e tem que recomeçar o game do zero!
Como se não bastasse, a Runic incentivou desde o lançamento do jogo que os jogadores criassem seus próprios mapas e melhorias para o game através do editor incluso o que deu um gás a comuidade modder que até hoje continua desenvolvendo melhorias para o jogo que vão desde skins e mapas a classes totalmente novas. 
Se essa parte dos mods te agradou, não posso deixar de recomendar o download do aplicativo Torchleech, criado pela Ruinic que permite gerenciar todos os mods instalados além de ser um browser para os sites que fornecem conteúdo para o game. Ele é bem pequeno e torna muito simples intalar e deseistalar as modificações. 
Como não poderia deixar de ser, segue o meu savegame com vários chars, sendo um um Alchemist com nível acima de 300 (hehe apelei nesse) já na terceira rodada com a Shadow vault aberta no nível very hard além de outros personagens. 
Torchlight é vendido apenas por download em sites de distribuição de jogos digitais como o Steam e o Direct 2 Drive e custa em média USD 19,99. No Steam ele sempre fica em promoção e tem uma demo gratuita também. Se você é fã de games como Diablo, é obrigatório jogar este!


Prós: Alto Replay, dificuldade acessível e adaptável a qualquer nível de jogador, bons gráficos sem requerer uma máquina potente, muito leve, imensa quantidade de "mods" feitos por usuários.
Contras: Modo single-player muito curto para um jogo do gênero, inesistência de modos multiplayer, os gráficos poderiam se melhores.

Download do demo: AQUI
Download do Torchleech AQUI.
Download dos saves: AQUI
Instalação: Descompacte o arquivo na pasta: C:\Documents and Settings\seunomedeusuário\Dados de aplicativos\runic games\torchlight\save.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...