Social Icons

terça-feira, 19 de abril de 2011

Jogando: Bully (PS2)...mas não conte pra ninguémXD

Finalmente consegui detonar Sephiroth em Kingdom Hearts 2, curiosamente no mesmo dia em que recebi meu DVD do ultra-controverso game Bully, da (só podia ser ela não?) Rockstar Games,  comprado em leilões obscuros do mercado(negro)livreXD, já que o jogo até pouco tempo era proibido para comercialização no Brasil e mesmo depois de liberado (ou esquecido) ainda é bem difícil de ser encontrado em lojas físicas e virtuais nacionais.
Lançado em 2006 para PS2, o jogo que leva no nome a preocupante e cada vez mais discutida por educadores, prática do Bullying, (violência, física ou psicológica, praticada por um ou vários indivíduos contra outro que não tem condições de se defender, muito comum em escolas) chocou a mídia ao levar a jogabilidade aberta da série GTA para uma escola sendo que ao invés de criminoso, o jogador assumia o controle de um garoto problemático recém-chegado a uma escola repleta de Bullys, podendo se tornar um, ou combate-los. 
Apesar de toda a polêmica o jogo é considerado um dos mais leves da produtora famosa por produzir jogos de temas moralmente dúbios.


Ao contrário do que possa parecer Bully não incentiva o jogador a ser um delinquente mirim. O interessante enredo mostra que Jimmy, o protagonista, não é um garoto do "mal", e apesar de não ser nenhum exemplo de puritanismo, possui um senso de justiça bastante peculiar, sempre disposto a proteger os mais fracos (tendo algo em troca, claro) e só quer mesmo sobreviver em meio ao caos que é a BullWorth Academy, única escola que o aceitou como aluno depois de várias espulsões por indisciplina em outras instituições. 
A história já começa com aquele jeitão dos jogos da Rockstar: a mãe de Jimmy larga ele na porta da escola para curtir uma longa lua-de-mel com seu 5º marido e a partir dai comoo novato, o garoto tem que se virar para viver entre os vários grupos existentes na escola (todos bem estereotipados, mas facilmente identificáveis com o jogsador, como: os Nerds, os Bullys, os "Riquinhos" e por ai vai). Logo no começo ele conhece vários personagens que serão importantes na história: Gary, um garoto sociopata que planeja "tomar a escola" e se torna "amigo" de Jimmy, mas logo se revela um traidor, pois acha que Jimmy é uma ameaça para seus planos e Pete, um garoto tímido que não consegue se encaixar em nenhum grupo.


Como todo game da Rockstar, jogo possui uma história incrível, mas dá grande liberdade ao jogador para fazer o que quiser: pode seguir a história cumprindo as missões básicas e indo as aulas ou simplesmente ficar zanzando pelo enorme mapa do game interajindo com outros personagens, jogando minigames,  e cumprindo missões paralelas, mas para se ter acesso a todas as opções que o jogo dá é necessário avançar nas missões principais. O maior diferencial em relação à GTA, além de não existir mortes, nem armas de fogo, é a importância que se dá em cumprir horários: como está em uma escola, Jimmy deve acordar cedo e frequentar aulas de diversas matérias, cada uma representada por um minigame bem legal. Nas aulas de química por exemplo, deve-se seguir comandos que aparecem na tela na sequencia correta, como em jogos de dança; já na de inglês, é preciso formar palavras com um determinado conjunto de letras no menor tempo possível. Os minigames são abundantes e em grande maioria bem criativos e divertidos. A cada aula bem sucedida Jimmy aprende ou melhora uma habilidade específica. Ao completar as aulas de artes por exemplo, Jimmy consegue a habilidade de beijar as meninas da escola mais facilmente e restora energia com isso. 

A questão do beijo foi uma das grande polêmicas da época, principalmente pelo fato de que é possivel se beijar meninos também. Apesar do ambiente adolescente e mais brando que outros games da produtora, a Rockstar não pegou leve e o game é repleto de temáticas adultas como sexo, que mesmo não tendo nada explícito (o máximo que se pode fazer com as meninas é beijar) permeia o jogo desde o início. Além disso, os professores da BullWorth não são exemplo para nenhum adolescente: o professor de matemática é um verdadeiro corrupto, lembrando muito os policiais de GTA San Andreas, O professor de Ed. Física é um verdadeiro tarado com tendências pedófilas, o de inglês é um beberrão que esconde garrafas de vodka pela escola, o de biologia parece um cientista louco e por ai vai. No quesito "bully", o jogo permite "azarrar" garotas gordinhas, roubar coisas de outroa alunos, bater em daultos e humilhar colegas mais fracos, dentre outras atrocidades capazes de deixar pais e puritanos com os cabelos em pé...


A jogabilidade é melhor que GTA San Andreas, game anterior da empresa, principalmente no quesito das lutas. Apesar de não existirem mortes nem armas letais (o máximo que se pode fazer é bater nos oponentes com um taco de baseball), o jogo possui um sistema de luta corpo-a-corpo muito intuitivo e eficiente, sendo que Jimmy aprende muitos golpes no decorrer dos games e é sempre divertido sair na pancadaria. Outro fator importante foi a difilculdade bem balanceada nessas lutas. Cada adversário coresponde a um desafio,um nerd por exemplo, poder ser derrotado com poucos golpes, enquanto um aluno do grupo de atletismo pode dar muito trabalho para vencer.
Como Jimmy só tem 15 anos, não é possível dirigir automóveis e motos no game, o que não quer dizer que não se tenha opções de locomoção: Skates, Bicicletas e até Karts estão disponíveis no decorrer da aventura. Arrisco a dizer que Bully é o jogo mais maduro no quesito gameplay da Rockstar para o PS2. Praticamente tudo que havia de bom em GTA San Andreas foi adaptado ao ambiente escolar de forma muito mais divertida e intuitiva. É possível marcar encontros com meninas, dar presentes, comprar roupas novas, jogar videogame (que ao contrário de GTA: SA são muito bem feitos), criar amizades ou desavenças com as "facções" do jogo, (similar ao sistema de gangues de GTA). Se se comportar mal, no lugar da polícia, Jimmy enfrenta os implacáveis monitores e professores da escola que com pouco esforço (afinal ele é só um garoto) podem leva-lo a uma visita nada agradável a sala do diretor.


Pessoalmente vejo o game como uma adorável experiência em um universo estudantil, infelizmente muito parecido com o real em alguns pontos, mas sou forçado a concordar que definitivamente não é um game para crianças. Mesmo com a "abrandada" feita pela Rockstar no contexto do jogo, a prática do Bullying pode acabar sendo interpretada por uma criança como algo inofensivo ou sem grandes consequências, já que durante a história as coisas nunca terminam completamente mal (o que NÃO corresponde a realidade). Porém para quem joga por diversão tendo maturidade para discernir o certo do errado, o jogo é uma ótima oportunidade de fazer com que os nerds tenham uma revanche contra os odiáveis bullies, na base da porrada!Hehe.Mas tire as crianças da sala antes de jogar please.^^

O melhor:
  • Poder dar o troco nos bullies...o sonho de qualquer nerd!XD;
  • Climão daqueles filmes com colegiais da sessão da tarde;
  • Vários minigames legais;
  • Jogabilidade muito boa, principalmnete nos combates;
  • Enredo muito bacana e personagens carismáticos.

O pior:
  • Personagens estereotipados;
  • Pode acabar incentivando so bulies, caso o jogador queira;
  • Modo Story curto;
  • O relógio^^
Nota: 8,0

Video do jogo:

Para quem não tem um Playstation 2, mas um PC razoável, pode comprar sem grandes dificuldades a versão "Scolarship Edition" com vários extras, vendida no Steam para PC, aliás, o Steam  tem todo catálogo de games da Rockstar liberado para o público brasileiro agora.

Site oficial: http://www.rockstargames.com/bully/
Página da Wikipedia com bastante material (e Spoiler) do game: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bully_%28jogo_eletr%C3%B4nico%29

20 comentários:

  1. muitos sofren com isso eu tanbem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao sofro nada so vc ne

      Excluir
    2. aprende a escrever otário(a) antes de P e B se usa M e tbm se vc sofre problema e seu

      Excluir
  2. uou q legal esse jogo esse trailer me deu medo kkk

    ResponderExcluir
  3. eu jogo e to na parte iv(4) mas por que ele entra no dormitorio das mina pela direita ou esquerda sei la mas... porque?eu arregaço a policia inspetores a diretora e quem tem codigos ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vida segura l1 e r2 r2 r2 vases mais para fazer a manha tem ke ser com o comtrole 2 arma l1 cima 4 vezes muniçao infinita l1 cima baixo cima baixo cima baixo

      Excluir
  4. sou barrilaso sou inissiante mas eu tenho atitudi para zera ogeme ja comprei omeu

    ResponderExcluir
  5. sou baiano com 11 anos sou barril no geme

    ResponderExcluir
  6. irrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

    ResponderExcluir
  7. adoro este jogo mas alguem podera me dizer como passa daquela fase do CAPITULO V(5) q os mauricinhos,riquinhos (sei la) são roubados e eu preciso ir la no galpão dos punks oq eu tnho q fazer la?pf respondam eu agradeço

    ResponderExcluir
  8. pra liberar o kart va no paq vai ter uma taça vc vao ate la e vai la ganhe as 5 corridas de kart e va na rua q vai liberar pra vc ir la vc ganha nas tres cidades e libera o kart sem misterio

    ResponderExcluir
  9. Ja zerei 6 vezez e muito legal depois que zera so pode ficar zuando ou fazendo corrida de bicicleta

    ResponderExcluir
  10. EU QUERIA SABER COMO QUE PASSA DA QUELA FASE DO V[5] QUANDO TEM QUE TIRAR CARA LA DA CADEIA

    ResponderExcluir
  11. Essse jogo e o melhor :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...