Social Icons

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Abobo's Big Adventure - Jogo estrelado pelo obscuro vilão de Double Dragon é uma verdadeira homenagem a era 8Bit

Se você começou a jogar videogame a partir do Playstation, é provável que nunca tenha ouvido falar de Abobo. Ok, não é sua culpa. Muita gente que participou da era "Nintendinho 8Bit" e arcade na década de 80 também sequer chegou a conhecer esse subchefe da franquia Double Dragon. O quê? Nunca ouviu falar de Double Dragon? Jimmy e Billy Lee? -Ah, então tá precisando tomar umas aulas de história gamística, coisa que não farei no momento XD. 

Mas o tio Jota pode resumir pra você: DD, é uma das séries de jogos que podem ser consideradas como "criadoras" do gênero "beat'em up" (aquele de avançar por uma cenário lateral batendo em tudo que passar pela frente). Apesar de Final Fight ter ser lembrado até hoje por ter popularizado o estilo, DDjá fazia sucesso nos arcades e Nes muito tempo antes. Nos jogos você assume o papel de um dos irmãos Lee citados acima e na maioria das vezes a missão se resumia a passar por trocentas fases e enfrentar todos os brucutus da cidade para salvar a namorada de um dos irmãos (ou seria dos dois?-Nunca saberei...). Em praticamente todas as versões havia um subchefe chamado Abobo, marginal gigante e careca que atazana a vida da dupla de protagonistas. 

Os irmãos Lee encarando Abobo numa das trocentas versões de DD

Ele chegou inclusive a aparecer na ridícula adaptação cinematográfica do game, estrelada por Mak Decascos, mas como me nego a sequer me lembrar daquela tortura em forma de filme, te mostro uma screem do personagem no fighting game feito para arcades da Neo Geo baseado no longa (graças a Deus a única referência ao filme é a intro com cenas ^^):

Esquisito?Pelo menos o jogo é bom. Agradeça-me por não ter colocado uma foto do filme...

Pois bem, acontece que um grupo de fãs resolveu aproveitar a onda de nostalgia que vem dominando o cenário gamer atual e desenvolveram um jogo protagonizado justamente pelo vilão. A diferença é que dessa vez não tem quem possa para-lo. Para provar isso colocaram o personagem (que no fundo tem um motivo nobre, salvar seu filho) enfrentando praticamente todos os ícones da era NES! Na mesma fase você pode enfrentar inimigos de beat'em ups concorrentes de DD como Karateka e River City Ransom, Goombas de Mario Bros e até Donkey Kong!? Além disso, cada level é desenhado baseado num gênero da época. A primeira por exemplo é beat'em up idêntico a DD, já na segunda, o "heroi" encara uma aventura aquática com cenários de Mario Bros e inimigos de Megaman e por ai vai. O humor nonsense, violênci exagerada (você é um vilão não é?) e diversão imperam com uma jogabilidade muito boa, sons "chiptunados" da época. 

O jogo em flash é muito bem feito e chamou a atenção da mídia desde que foi anunciado no segundo semestre do ano passado na Comic Con e já está disponível para jogar em sites como o Newsgrounds ou no site oficial: http://abobosbigadventure.com/ .O cuidado com os detalhes foi tanto que até a tela de load é bacana, com o personagem assoprando a fita no NES enquanto o jogo carrega.Muito bacana^^

Enquanto o cartucho não "pega" abobo se entretem com os anúncios dos patrocinadores.^^

Ah, como não poderia deixar de ser, o jogo apesar do visual e temática retrô não dispensou os achievements. Tem muitos e alguns objetivos são bem engraçados. Jogue e seja feliz!

2 comentários:

  1. Haha curti, vou jogar, eu gostava muito do DD do master system e até hoje acho o melhor apesar da jogabilidade tosca, vale lembrar tambem que o abobo é o primeiro chefe do battletoads doubledragon hehe.

    ResponderExcluir
  2. Ae Chapa Cimério!Tbm achei o jogo massa! Cada fase explora um estilo diferente e tem bastante humor negro. Pra lhe ser sincero nunca gostei muito de DD porque achava todos difíceis pra caramba. Acho que o único que terminei mesmo foi o de luta da SKK, mas era um estilo bem diferente dos clássicos. Realmente acho que Abobo apareceu em todos os jogos em que os irmãos Lee estrelavam.^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...