Social Icons

sábado, 28 de abril de 2012

Jogando a demo: Blades of Time

Como fã do gênero hack'n slash-bullet hell de Devil May Cry e mais recentemente, Bayonetta, fico sempre empolgado quando vejo game "similar" aparecendo, principalmente para PC que raramente recebe games do estilo, apesar de saber que em 99% dos casos o hype será frustrado por uma cópia mal-feita dosjogos citados (porque se copiassem bem até que seria legal). 
Foi assim anos atrás com o obscuro X-blades (você jogou?Sorry man...) game da então desconhecido estúdio russo chamado Gaijin Games que prometeu um "Devil May Cry" com jeitão de anime e trouxe um jogo que apenas tinha gráficos bonitos e mais nada. O game até chamava atenção pelos gráficos lindos, visual colorido e a sensual e estereotipada protagonista Ayumi, que semelhante a Dante de DMC lutava contra hordas de seres malignos empunhando espadas e armas de fogo. Realmente empolgava...até o jogo começar e você perceber que não faria mais nada além de apertar freneticamente os botões de ataque avançando por cenários fechados até o fim do jogo. O pior é que ao contrário do jogo do Dante, os combates não eram nada divertidos. Resultado: o jogo rapidamente caiu no limbo dos games meia-boca tentando ser esquecido por quem jogou.


Qual não foi minha surpresa ao saber que a Konami iria lançar um game desenvolvido pela ainda desconhecida Gaijin que seria uma espécie de "mistura entre God of War com DMC e Prince of Persia"...com uma protagonista loira chamada Ayumi...O_0. Custei a acreditar que realmente alguém investiria numa idéia dessas, mas realmente a Konami teve coragem pra publicar o "sucessor espiritual" do fiasco que foi o XB. Mas o jogo saiu nos consoles, e no Steam por esses dias, com direito a uma demo. Por algum motivo obscuro me senti compelido a baixar. 

Gals+guns=AWESOME...mas só um pouquinho...

Na verdade, foi graças ao tamanho (cerca de 700mb). O tamanho do jogo aliás, é um ponto a favor. Apesar dos belos gráficos, o game ocupa menos de 4Gb na versão completa, coisa rara hoje em dia. Pois bem testei a demo e pude comprovar que REALMENTE não colocaram o nome de Ayumi na protagonista a toa: tudo no game lembra X-Blades, com algumas melhorias em certos pontos. Dentre as novidades estão os gráficos que agora são foto-realistas ao invés do cell shadding do seu "antecessor", o visual da protagonista, bem mais adulto e realista, porém inevitavelmente parecido com a garotinha de X-Blades para qualquer um que tenha jogado. Mas a principal novidade mesmo é a nova mecânica de gameplay que permite a personagem "voltar no tempo" de forma similar a Prince of Persia SoT, com a diferença no fato de poder criar clones repetindo movimentos que já tenham sido feitos; recurso que é exaustivamente utilizado para resolução dos simplórios puzzles nos combates. A nova Ayumi também ganhou um "dash" que pode ser utilizado para avançar rapidamente pelo cenário, esquivar de ataques e se mover entre plataformas suspensas. 
Bem, não há como negar que a Ayumi evoluiu bastante. Pena que o jogo não acompanhou como deveria.
Nos combates pode-se utilizar armas brancas como as espadas ou armas de fogo como rifles. O porém é que mesmo possuindo golpes visualmente bonitos e vários combos as ação sofre do mesmo mal de X-Blades, tornando-se rapidamente repetitiva.Não tanto quanto no game antigo, mas não consegue empolgar por muito tempo.Outra coisa que atrapalha são alguns bugs que facilitam a morte da personagem constantemente, principalmente nos momentos que que se move em plataformas suspensas. Não se se é problema no meu PC velho de guerra mas a sensibilidade do mouse estava bastante alta, mesmo diminuindo nas configurações do game, o que me irritou um pouco.  
Bem, a demo é bastante curta como de costume, mas não posso dizer que não me diverti. "Ah, mas e a história do jogo tio J?"-whatever. Não a menção a história na demo. Já começa te colocando na ação, mas pelo que vi, o enredo não é o forte do jogo. Nem vou mencionar que é outro ponto que lembra XB para não ficar redundante né?^^
Se você curte MUITO o gênero, não liga para história, é tolerante  a bugs e problemas de jogabilidade, esse pode ser um game que te agrade. Assim como X-Blades não é um lixo total mas poderia ter sido muito melhor.Achei o preço de 39 dólares no Steam meio alto, mas com a demo ai, jogue e tire suas conclusões. Vale lembrar que o jogo está disponível para Xbox 360, PS3 e PC. Mas só recomendaria para PC mesmo dada a escassez de jogos do gênero. Nos consoles existem outras opções beeem melhores,
.

Download do jogo (e da demo) no Steam: http://store.steampowered.com/app/208670/

2 comentários:

  1. Fala chapa!

    Cara baixei esse Demo no PS3 esses dias sem expectativa nenhuma e não achei ruim até, também gosto muito do gêreno, mas de cara já senti que o jogo mais vai evoluir mais do que o apresentado na demo mesmo o trailer do final da Demo ser empolgante, infelizmente esse seja uns daqueles jogos que jogarei com Jack Sparrow hehe

    ResponderExcluir
  2. Chapa Cimério,eu baixei a demo meio receoso, mas tbm me diverti apesar de não me empolgar muito em nenhum momento. A ideia de usar os "clones de tempo" da Ayumi pra criar combos nos inimigos me lembrou alguns puzzles de Braid e é bem legal, mas poderia ser bem melhor. Não me frustrei como da vez que baixei a cópia jack sparrow de X-Blades (você não jogou né? GRAÇAS A DEUS!)mas pela experiência que a Gainjin teve depois daquele fiasco poderia ter feito algo mais refinado. Mas pode ser legal como um passatempo casual.

    O pior é que tá custando 40 dólares no Steam...não tem como. SE algum dia ficar em uma daqueles promos de $5 no steam eu compro!hehe

    Valeu pela visita chapa, vou tentar postar umas novidades nesta semana. Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...