Social Icons

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

G.O.G. fechando as portas?

Recentemente mencionei o G.O.G. (Good and Old Games) no post sobre o jogo Beneath a Steel Sky, falando o quanto achava o site especilaizado na venda de games antigos via download bacana, principalmente pelo fato de fazer jogos ancestrais rodarem normalmente em sistemas operacionais novos como
o Windows vista/seven, além de agregar vários extras aos jogos como download de manuais, trilhas sonoras e etc.
O G.O.G. ainda tinha a vantagem de não incluir nenhum sistema de DRM (Digital Rights Maneagement), as famigeradas "proteções" que só atrapalham os jogadores que compram original em seus games, assim o jogador tinha liberdade total de onde e quantas vezes instala-lo.
Pois bem, qual não é o meu pesar em descobrir que o site pode estar encerrando as atividades em definitivo? Ao acessar o endereço http://www.gog.com/ o visitante é recebido por uma mensagem com cara de carta de despedida anunciando que o sistema já não se encontra mais diponível. O site avisa os clinetes a acompanharem as páginas do Twitter e Facebook para saberem como poderão refazer o download de games que foram adquiridos por lá.
Em vários foruns e no site Shacknews foram levantadas especulações esperançosas de que tudo não passa de uma jogada de marketing do site para atrair a atenção a nova versão já que o G.O.G se encontrava em fase "beta" desde o lançamento há mais de 2 anos, o que faria até sentido porém a possibilidade de fechar as portas em definitivo não é remota. Apesar de usar a estratégia de focar em um nincho espécífico (jogadores mais velhos/nostálgicos) é difícil competir em um mercado praticamente monopolizado pela Valve e sua cada dia maior Steam (que "atira" para todos os lados diga-se de passagem).
Mas ainda assim é muito estranho o site encerrar as atividades de maneira tão abrupta. Isso me desperta aquele antigo receio que me fez "torcer o nariz" para serviços como o Steam por muito tempo. No caso do G.O.G. menos mal porque os jogos comprados e baixados pelos usuários não tem nenhuma restrição ou bloqueio ligado ao serviço, mas imagine a sua lista de trocentos jogos do Steam, se a Valve falir ou encerrar o serviço algum dia (e algum dia vai acontecer!) como vai ficar a sua situação? O DRM divide a posse do software entre o consumidor e a empresa fornecedora, sendo que a mesma tem maior parte nessa "sociedade". Nós que somos clientes de serviços de distribuição digital estamos a cada dia mais dependentes da saúde das empresas fornecedoras dos serviços. Isso me deixa com saudade da época em que comprava minha caixinha e  ela realmente ara minha  enquanto eu pudesse conserva-la (como ainda tenho algumas)...

Um comentário:

  1. Concordo com esse post por isso nao costumo compra jogos no steam mas todos nos "viciados" estamos indo para o caminho da steam pois cada dia esta mas dificil encontra os jogos que desejamos em caixinhas ou em sites especializados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...