Social Icons

sábado, 4 de setembro de 2010

The Journey Down - Point'n Click episódico de primeira e freeware!

The Journey Down é um game freeware lançado pela produtora independente Skygoblin que traz todo o clima nostágico dos games "point'n click" clássicos da Lucas Arts e Sierra Online da dácada de 90, era de ouro do estilo nos PC's, com séries que marcaram história e o coração de fãs até hoje como
Sam & Max, The Dig, Fullthrotle e Kings Quest entre outros.O gênero acabou perdendo espaço com a evolução dos games de ação e jogos em 1² pessoa e por muitos anos ficou mercadologicamente esquecido até a Telltale Games resussitar o estilo com seus games episódicos que fazem muito sucesso atualmente (só pra constar, em breve teremos "De volta para o Futuro" e "Jurassic Park"^^).
O jogo usa a engine gratuita para criação de games "adventure" AGS (Adventure Game Studio) e tem consumido 5 anos aé agora para sua  produção. Tudo no game lembra os jogos adventure da dácada de 90 com cenários desenhados a mão, história que mistura aventura e comédia, puzzles e personagens carismáticos. 
The journey Down foi concebido como uma série de 5 capítulos gratuitos e leva o jogador a assumir o papel do protagonista tranquilão Bwana que junto com sue amigo Kito vem suas vidas "tranquilas" como donos de um posto de gasolina portuário (totalmente falido) virar de ponta cabeça quando tentam ajudar uma bela garota a encontrar um livro que pertencia ao padastro desaparecido dos dois. Um detalhe interessante é o design dos personagens que não são exatamente humanos, lembrando aquelas esculturas de de povos antigos sul-americanos.
A jogabilidade é clássica com todos os comandos feitos apenas com o mouse e puzzles que necessitam de atenção total aos cenários e coleta de itens que apesar de muitas vezes inúteis podem ser a chave para se solucionar determinados problemas. Um detalhe legal é que nenhum puzzle é extremamente difícil e a solução para a grande maioria deles está sempre em algum detalhe nas proximidades, o que pode tornar um jogo fácil para quem já tem experiência nesse estilo de game, mas é uma ótima introdução ao gênero. A música especialmente composta para o jogo também é bem legal e várias cenas em computação gráfica dão um toque todo especial. Resumindo, se você gosta de jogo de avenuta e de histórias legais TEM de conferir esse jogo. 
O primeiro episódio "Over the Edge" pode ser baixado aqui e os produtores prometem lançar o segundo no início de 2011.
Vale a pena também visitar o site oficial do jogo que conta com um uinterssante "Sketche book" com os esboços de cada cenário do primeiro episódio e detalhes do 2°. Muito legal mesmo.
Como fã de jogos Point'n click e simpatizante do esforço dos indies achei The journey Down um excelente jogo, sendo mais um que mostra  que nenhuma dificuldade pode vencer a força de vontade e o talento. Já estou esperando pela continuação!

4 comentários:

  1. muito bom esse point and click.Eu agora estou a espera daquele crossover da telltale com o max heavy aquele do penny arcade e o storn bad desertesa que vai ser demais.

    over And Out

    Jor123456

    ResponderExcluir
  2. Esse é muito legal mesmo Jorge, já terminei o primeiro episódio e estou ansioso pra jogar o próximo.
    O crossover da telltale na verdade é um outro jogo de Poker ¬¬(eles já tinham feito "texas holden'up" com personagens de Sax & Max anteriormente)e já foi lançado ontem. Apesar de não curtir jogos de cartas estou doidinho pra comprar ele também (custa 4,50 USD no steam)

    ResponderExcluir
  3. Nao sabia pensava que estava em pre order.Deixa lá desde que seja poker comico

    Over and out

    Jor123456

    ResponderExcluir
  4. Xi é mesmo, você está certo Jorge. O jogo tá na pre-venda, ainda não tem data de lançamento definida mas pelo menos já sabemos que que se trata. Qualquer coisa que mistura o MAx e Strong bad em um jogo não pode ser ruim!^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...