Social Icons

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Review+Savegame - Fahrenheit/Indigo prophecy

Título: Fahrenheit (versão internacional) /Indigo prophecy (versão americana)
Plataforma:Windows, PS2, Xbox
Gênero: Adventure
Desenvolvedora: Quantic Dream
Produtora: Atari
Ano: 2005


Fahrenheit (ou Indigo prophecy na versão americana) é um game de aventura cinemático criado pelo estúdio Quantic Dream e publicado pela Atari em 2005
para Playstation 2, Xbox e PC. O jogo apesar de não ter chamado tanta atenção como sua "sequência espiritual" para PS3, Heavy Rain, vendeu segundo o site da QD, cerca de 800,000 cópias desde o seu lançamento.
Trailer:
O jogo certamente marcou quem se propós a encarnar o confuso protagonista Lucas Kane,graças a mistura de elementos de narrativa de cinema e jogabilidade com alto nível de interatividade.

Enredo

Fahrenheit começa com Lucas Kane, um rapaz comum que em uma espécie de transe mata um desconhecido no banheiro de um restaurante, e a partir dai vira um fujitivo da polícia caçado por dois jovens  detetives. Um aspecto interessante é que o jogo permite ao gamer ver a história por vários angulos: o enredo dividida em capítulos e alterna entre  Lucas e os dois detetives que estão investigando seu caso. A história é muito bem trabalhada (ao menos até a meade do jogo) tem aquele clima de Thriller policial dos filmes hollywoodianos. O jogador, vai descobrindo os dealhes da trama junto com os 3 personagens o que aumenta o clima de tensão já que se é ao mesmo tempo a caça e o caçador.Como todo bom filme de suspense guarda muitas surpresas para o final, incluindo um avanço exagerado de gênero saindo do policial para uma batalha épica pelo destino do mundo a lá Matrix...

Jogabilidade

O jogador assume o controle de Lucas logo após  ele cometar o assassinato no restaurante e deve pensar rápido para ocultar os vestígios do crime e fugir da cena sem ser pego. Esta primeira cena serve para preparar o jogador para os momentos de tensão que permearão todo o restante do game. Falando em tensão, ela é também é um aspecto importante não apenas na trama mas no próprio gameplay: Os personagens tem uma espécie de monitor de estado mental, quanto mais tensão ou stress ele sofrer mas seu estado se deteriora. Se o jogador não tomar cuidado com as ações que pratica e deixar o personagem ficar tenso demais ele simplesmente enlouquece e o jogo acaba. Por isso é importante interagir com os cenários ao máximo afim de elevar o humor do seu personagem.
 Um bom exemplo é na primeira cena do jogo: Lucas começa com o nível de tensão beirando a depressaõ profunda (ele acabou de matar um cara!), quanto mais pistas você ocultar mais o estado dele melhora. Já nesta mesma fase, pouco depois, o jogador assume o controle de Carla Valenti e Tyler Miles e quanto mais pistas achar, melhor faz eles se sentirem. A interação com os cenários é bem grande e o jogo tenta fazer o gamer se sentir na pele dos personagensnão apenas em momentos relevantes da história mas também em coisas simples do dia-a-dia como tomar banho, jogar basquete, ouvir som e etc.Pode parecer chato mas é tão bem feito que acaba sendo bem legal esses momentos "humanos" dos personagens.
O jogo misturava a jogabilidade clássica dos adventures "Point & Click" com ação em terceira pessoa e cenas de ação interativas conhecidas hoje como Quick Time Events, onde o jogador precisa repetir os comandos que aparecem na tela para que a cena se desenrrole com sucesso.Em IP os QTE aconteciam através de dois ícones coloridos que surgiam na tela e lembravam bastante o antigo brinquedo Genius. O jogador deveria repetir a sequência que aparecia na tela para a cena correr com sucesso.
 Além dos QTE que choviam do meio para o final, o jogo era repleto de mini games como o do tiro ao alvo e as fases em que tinha de controlar a respiração de carla  (quetem claustrofobia) em abientes apertados.(você vai odiar esses^^). Um ponto negativo (pelo menos até se acostumar) é o controle. Apesar de ter muitos elementos dos tradicionais games de apontar e clicar, IP utiliza o teclado (ou joystick) para movimentar o personagem e o mouse para interagir com os cenários. Mas não chega a incomodar.

Gráficos e Som

Os gráficos de IP na época de seu lanamento já não eram sensacionais, mas passavam bem. Hoje o jogo é graficamente bem fraco mas ainda tem seu charme, principalmente nos cenários.

O Audio de IP cumpre bem o seu papel com músicas adequadas a situação além de um excelente trabalho de dublagem.

Conclusão


Com um conjunto de características além do seu tempo, IP é um jogo marcante e uma experiência única que só pode ser repetida na aperfeiçoada jogabilidade de seu sucessor espiritual Heavy Rain. Um game obrigatório para todos que curtam aventura, puzzles e finais megalomaniacos (hehe).
O jogo pode ser encontrado em lojas e digitalmente por sites como Direct2drive, Impulse e Steam. Vale muito a pena.

Savegame:
Quem quiser fazer seleção de fases pode baixar este savegame que tem liberados todos os capítulos, minigames e extras do jogo.
Download AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...