Social Icons

domingo, 8 de maio de 2011

Jogando...Chrono Trigger (DS)

Existem jogos que são atemporais, mesmo anos depois de lançados continuam sendo extremamente divertidos e cativantes. Chrono Trigger, RPG da na época, apenas Square, é um desses games.
Fruto da épica união do "dream team" dos RPG's japoneses, os criadores das séries Dragon Quest e Final Fantasy, o jogo trazia todos os ingredientes que uma obra de arte do gênero deve ter: personagens carismáticos, sistema de batalha único, músicas excelentes e uma história cheia de reviravoltas envolvendo viagens no tempo, sem mencionar os mais de 10 finais possíveis, algo inédito na época. E você achando que Mass Effect era revolucionario hein?

Bem, não me estenderei falando a respeito do MELHOR RPG PARA VIDEOGAME EVER!!! (perdão pela empogação de fanboy^^) porque não são poucas as fontes de informação sobre o game na internet, recomendo  sites como o Evil Gambit Lair ou os 2 casts dedicados a série feitos pelos chapas do Super Controle Podcast, para saber mais. Porém vou sim tecer um rápido comentário sobre o mais ou menos recente port para Nintendo DS, versão que estou jogando no momento.
Para muitos fans a versão para nintendo DS nada mais é que um caça-níqueis da Square-Enix pra tirar dinheiro de criancinhas, e de fato, deixou a desejar no quesito "novidades", sendo basicamente um port da versão Playstation (que era igual a original com adição de cenas de anime e um final extra) tendo um ou outro detalhezinho a mais, como um modo multiplayer no estilo Pokemon Stadium,  a Arena of time, onde você pode criar monstrinhos, evolui-los e coloca-los em combates contra a AI ou outro amigo via conexão Wi-fi. 


Mas não se engane, apesar da ideia legal é execução é muito simples e não chega a empolgar. Pena. Fora isso, algumas side-quests extras que não adicionam muita coisa e um final extra que pode ser considerado o final oficial do game, fazendo ligação direta com a sequencia, Chrono Cross.Fora isso, foi adcionado o uso da tela de toque do DS para movimentar os personagens e usar-la como menu permanente, o que tornou o game mais dinâmico.
De fato pouca coisa para o potencial do console portatil da Nintendo, mas isso não quer dizer que o jogo seja ruim. Levando-se em conta que os consoles portateis são o refúgio dos nostágicos e ports de jogos antigos. CT é uma peça obrigatória na coleção, principalmente se o jogador não jogou as versões para SNES e PSOne. Se já jogou ou tem a do PSOne não vai fazer muita diferença e realmente tem gosto de caça-niqueis mesmo, mas ainda é um game que vale a pena ser jogado.
Se bem que já que não vai rolar um oficial,  não custava nada a Square-Enix liberar aquele remake feito por fans em 3D que estava ficando sensacional....Maldito capitalismo!

O melhor:
  • Poder jogar um dos melhores RPG's de todos os tempos em qualquer lugar;
  • O controle com a Stylus ficou bem bacana;

O Pior:
  • Poucas novidades para quem já jogou a versão PSOne.
Nota: 7,0 (para o port, a versão original merece 10 com louvor!)

Animação de abertura do game:

2 comentários:

  1. Hehe jogando chron trigger. Tenho a mesma opinão que a sua especialmente pelo remake que eu ia acompanhando. Triste --"

    Over and out

    Jor123456

    ResponderExcluir
  2. Pois é Jor123456. Ah se toda desenvolvedora fosse como a Valve. Num caso desse ela contratava os caras (que estavam fazendo um trabalho espetacular), patrocinava o projeto e ainda lançava ele no Steam.
    Infelizmente a maioria das softhouses tem uma cultura muito atrasadaU_U. Como a reunião do Dream team é muito improvavel de acontecer mais uma vez, as chances de sair um remake oficial de CT é bem remota. Triste².

    Ah, pra você que é sonysta, uma boa notícia: o game deve estar chegando na PSN (se ela voltar um dia^^). Obrigatório comprar mano!!Hehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...