Social Icons

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Jogando: Penny Arcade Adventures: On the Rain-Slick Precipice of Darkness

 Você já deve ter ouvido algo sobre a webcomic Penny Arcade...não?Ok, dá pra entender. Apesar de extremamente popular nos EUA, as tirinhas sobre o mundo nerd-gamer são meio que desconhecidas por aqui. Bem, Penny Arcade foi uma das primeiras e até hoje mais bem-sucedidas webcomics (tiras em quadrinhos lançadas pela internet) já criadas. Surgiu em 1998 escrita por Jerry Holkins e ilustrado por Mike Krahulik  e virou sinônimo de quadrinho gamer nos EUA. A dupla lança  tiras geralmente estreladas por seus ater-egos John "Gabe" Gabriel e Tycho Brahe, respectivamente, sempre com temas relacionados a cultura nerd, tecnologia e games toda a semana. 

A aceitação foi tão grande que a marca se expandiu e os criadores lançaram uma instituição de caridade, uma feira anual de games, a PAX, quase já tão conhecida como a E3, um Podcast e até uma série de games episódicos desenvolvida pela Hothead games, que infelizmente não chegou ao final, mas é suficientemente boa para ser jogada e comentada aqui.
Penny Arcade Adventures: On a Rain-Slick Precipice of Darkness é uma série de games episódicos originalmente planejada como uma trilogia mas só teve os dois primeiros episódios lançados somente via download nas redes PSN, Xbox Live e Steam. Trata-se de um jogo de RPG em turnos que mistura clima noir com fantasia nonsense e visual fiel ao clima das HQ's. Os gráficos são simples mas tem um charme especial e as cut-scenes são feitas de uma maneira que o jogador parece estar vendo uma HQ interativa. Um prato cheio para os fãs...e curiosamente uma boa pedida pra quem não faz a menor idéia de quem sejam Gabe e Tycho, pois o enredo do jogo se passa em uma realidade alternativa onde a dupla trabalha como detetives que investigam casos paranormais, lembrando o clima da série Supernatural, porém com muito mais galhofa. No primeiro episódio, o jogador encarna um terceiro personagem que se vê forçado a se unir a dupla após ver a sua casa ser esmagada por um robô gigante e embarca numa insólita jornada por respostas (e um novo lar) batendo de frente com ganges de arruaçeiros caipiras, urinologistas (?), robôs de briquedo assassinos e uma misteriosa seita formada por mímicos. Deu pra sentir a maluquice? mas acredite é muito divertido!

A jogabilidade é uma mistura de point e click com RPG a lá Final Fantasy, já que toda luta se dá por meio de batalhas baseadas em turnos. O sistema é bem interessante a apesar de não trazer nada inovador ao gênero cumpre seu papel e não fica chato. Lembra o tradicional Active Time Battle" dos FF's clássicos onde cada pesonagem tem sua vez de atacar e a ordem é definida de acordo com a agilidade que possui. A diferença é que não há opção de modo "wait" onde os inimigos ficam esperando que o jogador faça seu movimento para atacar, assim que cha a vez deles eles atacam sem pena. Isso significa que não há muito tempo pra pensar durante as lutas, pois se o jogador deomrar de escolher o movimento do personagem pode perder avantagemrapidamente. Isso deixa as batalhas bem intessas e desafiadoras, pena que não existem atalhos para comandos e avançar pelos menus com o mouse rapidamente nem sempre (leia-se NUNCA) é eficiente, mas dá pra se acostumar.Além disso, cada personagem tem até 3 golpes especiais que podem ser utilizados em conjunto resultando em um ataque devastador e ainda há os "support caracters" que podem ser "invocados" durante as lutas para dar uma mãozinha.

 O audio do game é bem legal e casa perfeitamente com o clima noir meio Batman...aliás as músicas me lembram muito os filmes do morcegão.Muito bacanas. A dublagem também é bem legal. O jogo ainda conta com achievements que são (em sua maioria) bem simples de se completar. Uma ótima opição para caçadores de conquistas^^.
Como todo game episódico o jogo é bem curto. Cada episódio leva no máximo 8 horas pra ser concluido. Pena que o 3º game foi cancelado após a Hothead Games assumir o desenvolvimento do (também ótimo) Deathspank
mas recentemente o pessoal da Penny Arcade anunciou que outra desenvolvedora estaria assumindo o projeto. Resta esperar que saia.
Confesso que não esperava muito deste jogo principalmente pelo fato de não curtir o estilo de humor das HQ's, além dos gráficos que pelas fotos que tinha visto não eram muito animadores. Mas o sistema de batalhas e clima de comédia-metida-a-jogo-sério me conquistou assim que comecei a jogar. Recomendo para quem curte batalhas por turnos e tem senso de humor. Ah, sim, ambos os jogos são bem baratinhos no Steam (comprei numa promo recente por $ 1,25 os dois!). Obrigatório!

Site do Penny Arcade: http://www.penny-arcade.com/
Download no Steam (ambos tem demos disponíveis): http://store.steampowered.com/sub/7135/?l=portuguese

3 comentários:

  1. Por acaso tenho esses 2 episodios na psn e como eu adoro rpg(nasci com este vicio por rpg derivado do final fantasy) este não estaria fora de questão. Realmente tenho pena de não ter o epi 3 graças ao deathspank que eu não tive ainda oportunidade de jogar mas o mundo dos jogos é assim.(Pior para o megaman todos os jogos novos cancelados)

    Over and out

    Jor123456

    ps:um comentario que ainda não vi aqui no blog e apeteceu-me ser o primeiro a dizer pois a um em todos os blogues: FIRST!

    ResponderExcluir
  2. Jor123456 sempre o FIRST!hehe
    Tbm sou fanzaço de RPG's, principalmente os Japoneses no estilo FF. Geralmente não curto RPG americano, principalmente quando tentam imitar o estilo japonês, mas esta game me surpreendeu. Qunado tiver tempo jogue os dois que são bem divertidos. A HotHead Games teve uma boa desculpa com Deathspank, que tbm é muito bom. Mas há um boato que Precipice of Darkness ep 3 sairá por um novo estúdio., resta esperar. Valeu pelo comment man!

    PS: consertou o PS3?

    ResponderExcluir
  3. Não ainda não tive tempo(preguiça)de ir ao consertador.


    Over and out

    jor123456

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...