Social Icons

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Jogando - Mass Effect 3 demo


Depois de ficar vendo as timelines do twitter e facebook inundadas de posts hypeando o lançamento quase surpresa do aguardadíssimo Mass Effect 3, resolvi entrar na onda e encarar o download demoradíssimo (graças a minha conexão banda-estreita) dos 2.1gb da versão PC , que felizmente foi lançada simultaneamente as versões para consoles ontem dia 14/02 por volta das 17h. 
Apesar de nunca ter jogado de fato, devido a falta de um PC que aguentasse o tranco, como todo gamer pobre porém informado, venho acompanhando a série desde o lançamento do original para Xbox 360 e  não posso negar que estava ansioso para experimentar ainda que uma pequena parte da (aparentemente) derradeira aventura do(a) comandante Sheppard.


Pois bem, quem acompanha os previews do game sabe que essa versão trará várias novidades que mostram a determinação dos desenvolvedores (ou seria da publisher?) em atingir o maior público possível.
O fato de ter saído uma demo para todos os sistemas uma  amostra o esforço da Bioware e EA em fazer com que a franquia atinga além da comunidade fiel de fãs, aqueles que também nunca tenham dado bola para a série, já que a mistura de RPG e tiro em 3ª pessoa com enredo complexo e cheio de variáveis confundia muita gente. Aparentemente a Bioware está tentando fazer milagre e agradar a três públicos distintos com esse game. Uma das novidades interessantes vem logo ao iniciar a demo, pois antes  de começar o jogo é preciso decidir qual o perfil do jogador, sendo 3 deles: 

  • Action - Quem curte ação pode escolher uma experiência focada nos tiroteios com direito a sistema de cover e corridinhas ao melhor estilo Gears of War; sendo que neste caso o jogador não precisará se preocupar com nenhuma das partes burocrático-RPGísticas do game como costumização de personagem (Sheppard é o Shappard "oficial-homem" e pronto) todos os diálogos serão automáticos e com escolhas pré-determinadas sendo exibidos como cutscenes comuns, transformando um jogo basicamente num shooter de ação "com história".
  • Role Playing - A opção dos fãs da série. É o estilo gameplay "normal",nos moldes dos games anteriores,misturando os elementos tradicionais de RPG como customização de personagens, skills e todas os diálogos e escolhas a critério do jogador sem desprezar as partes de ação, neste assim como no "action" as batalhas tem nível de dificuldade ajustável a habilidade do jogador.
  • Story - Para quem quer mesmo curtir o enredo do game a ultima opção de estilo do jogo permite focar na história e deixar a parte de combates sendo apenas um "passeio" já que a dificuldade é mínima. Neste modo é possível fazer as mesmas customizações e administração de equipe e recursos do modo Role Playing, com a diferença de que as batalhas são bem fáceis.
Nem precisa dizer o quanto esses "estilos" de gameplay alteram a experiência do jogo não? Mas não deixa de ser uma solução interessante que pode acabar funcionando mesmo. No entanto ainda tenho minhas dúvidas se MF se sustenta como game de ação, no caso de quem escolhesse jogar apenas no modo "Action", já que o enredo complexo e carregado de cutscenes pode acabar chateando quem só quer atirar. Por outro lado as mecânicas de tiro e cobertura funcionam razoavelmente bem. Não tem nada que sobreponha qualquer um dos megahits do gênero, mas também não deixa a desejar, exceto pela movimentação meio estranha dos personagens enquanto andam e correm. Pode ser implicância minha mas o jeito que os modelos dos personagens se movimentam me incomoda bastante, principalmente porque distoa dos fantásticos gráficos. Não é motivo para diminuir o jogo mas se compararmos com as animações de jogos como Uncharted e  Gears of War por exemplo, a coisa fica feia.


Mas voltando aos pontos legais da demo, uma coisa bacana foi o fato de se ter dois estágios distintos do game a disposição do jogador, começando pelo que provavelmente é o prólogo do game completo, onde se assume o controle do(a) comandante Sheppard em meio a invasão (e massacre) Reaper ao planeta Terra e logo depois saltando para uma fase de ação onde a equipe de Sheppard luta para proteger e resgatar em segurança a ultima fêmea da raça Krogan. Esta segunda parte da demo mostra muito mais os elementos de ação e ainda permite ganhar níveis e evoluir as skills dos personagens. Apesar de dificilmente resultar nas "2 horas de gameplay" que a EA fez questão de anunciar, a demo dá uma ideia geral dos principais aspectos do jogo e tem sim um tempo razoável. O estilo me lembrou as saudosas demos de JRPGs do PS2 como as de Final Fantasy XII w Rogue Galaxy que eram divididas de uma maneira parecida com o que foi feito aqui.   Com base nessa observação tenho de elogiar a EA que tem disponibilizado demos que valem a pena o esforço do download (vide a recente demo de KoA Reckoning). Na minha opinião, demos devem ser desse jeito, dando uma visão geral do jogo completo ao invés de ser  apenas os 15 minutos da primeira fase como acontece na maioria das vezes.


Bem, pra terminar, só resta dizer que ME 3 tem tudo pra fechar a trilogia em grande estilo. A demo é bem interessante mesmo para quem nunca jogou um game da série. Creio que o jogocompleto trará o tradicional resumão dos acontecimentos anteriores, além da do sistema bacana de utilização dos saves de ME2 para alterar os rumos da história do jogo.
"Ah, mas você nem falou do inédito multiplayer cooperativo tio JC" vc reclama. Bem pequeno padawan, não falei porque a demo NÃO me permitiu jogar o modo multiplayer. Apesar de estar incluído na demo, segundo informações do site oficial, só tem acesso a jogatina online quem ganhou o "pass" ao comprar o game Battlefield 3 na época do lançamento. Pelo que entendi só quem adquiriu os direitos do multiplayer antecipado que poderá curtir o modo coop para 4 jogadores, pelo menos até o dia 17/02. Vamos ver se a EA libera geral na semana que vem.  


Basicamente os multiplayer do jogo se dará em partidas cooperativas com várias modalidades diferentes que vem recebendo elogios da imprensa americana. Como o meu interesse é maior para o aspecto single isso não faz muita diferenç, mas com certeza será um ótimo chamariz se realmente for bom. A Bioware não costuma decepcionar então...


Se leu até aqui não perca mais tempo e baixe AGORA a demo de ME3 no site oficial que tem instruções de como baixar as versões nas redes dos consoles também. Se for só pra PC mesmo, vá direto na página do Origin, progama que é necessário pra rodar o jogo de qualquer maneira: Download

Mass effect tem data de lançamento marcada para 06 de março na America do Norte.

7 comentários:

  1. Falou bem, velho. Não tinha gostado da demo do 2. Essa aí eu baixei e botei no perfil Action, aí os caras já me metem uma cutscene de uns 10min ¬¬

    Os gráficos estão num nível abaixo de jogos de PS3 que eu joguei no ano passado e a movimentação é realmente estranha (MAL FEITA, eu diria).

    Continuo não vendo nada demais nesse jogo, mas aí já é opinião pessoal mesmo.

    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chapa Peron! Valeu pelo comentário!^^
      Bem, as cutscenes são inevitáveis,(o foco é o enrredo né?) mas dá pra pular rapidinho apertando espaço.Ai fica action mesmo.hehe

      A movimentação é meio tosca mesmo, mas depois de um tempo acostumei, mas cara, o modo multiplayer é muito bom!!Liberaram ontem pra qq um jogar e é um coop para 4 bem bacana. Gears of war total, mas achei ainda melhor. Se der experimente.

      Bem, pra quem pegou o bonde andando sem jogar os anteriores e não ter aquele vínculo com a história e personagens realmente não chama tanta atenção assim, mas gostei o suficiente pra tomar coragem e encarar o download dos 2 primeiros.

      Excluir
  2. Fala chapa JC!
    Cara eu baixei a demo de ME3 no ps3 mas nem joguei ainda hehe, a seria não me pegou muito eu até joguei umas 2 horas do ME2 mas não adiantou muito, agora fiquei interessado em saber dessas opções de action e tudo mais, vou dar uma chance a demo com certeza, eu até tinha o "pass" que veio junto com o BF3 e também nem dei valor =/
    Não sei se é uma coisa viável pra você mas se for, poderia fazer videos de game play comentados, agora que ja tens um pc bom ^^ eu ia curtir.

    ResponderExcluir
  3. Ae chapa Rodrigo, valew pelo comment^^

    Oxe, vc baixou e não jogou ainda? Ok com os 2 uncharted, MW3, BF3 e Spplaterhouse realmente fica difícil dar uma chance pra DEMO.XD Mas vale a testada, tá muito bacana, tirando o jeitão esquisito de alguns personagem se movimentarem^^. Eu joguei bastante o multiplayer (liberaram pra todos 4 dias depois desse post) e é MUITO Gears of War. Curti bastante man. Quanto ao modo história seria legal se vc jogasse o 2 primeiro já que as escolhas que faz nele influenciam a história do 3º, além de ser mais fácil entender a trama.Se bem que se for jogar no modo action não tem escolha nenhuma pra fazer mesmo...hehe

    Puxa, eu bem que gostaria de fazer videos comentados, principalmente de jogos que vejo pouco no youtube, mas não sei se rola no meu PC, que é mais "sobrevivente" que "bom", além do mais adição de vídeo e gravação consomem mais tempo que escrever, coisa que estou procrastinando bastante ultimamente.^^Mas quem sabe num futuro próximo? Valeu pela força chapa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé chapa logo depois que li seu post aqui fui jogar a demo, e coloquei direto no action, mas mesmo assim não curti muito(alias não sei como é no pc mas no ps3 da pra pular as frases no botão quadrado), meso o jogo sendo muito bonito, o detalhe dos personagens é foda dmais, não me pegou, ele até pode parecer com Gears e tu mais mas a jogabilidade ta longe ainda, e realmente os personagens correndo são muito toscos, não é esquisito, é tosco mesmo pqp chegou a me dar uma agonia, eu acho q história e mitologia muito foda e acho que realmente o jogo deve ser jogado na experiencia normal dele, estilo rpg com as arvores de dialogo e tal mas eu to cada vez mais acostumado com um ritmo mais frenético de jogo, como por exemplo Alan Wake que terminei ontem os 6 capítulos normais e os 2 capítulos especiais hoje, o jogo não te da uma pause quase, a ação e a trama vão se desenvolvendo quase que simultaneamente e isso me agradou muito, alias recomendo muito acho que você vai curtir.

      Eu também queria muito fazer videos comentados, por isso estou sempre instigando outros a fazerem =D, só não faço pq tenho uma voz horrível e não sei comentar na verdade hehe, meu primo está querendo fazer uma saga de videos de nós jogando o splatterhouse do ps3 pq somos muito fan da serie, mas não sei se vai rolar =/ vai ficar uma tosqueira só hehe

      Excluir
    2. Ae chapa cimério^^

      Realmente, tbm acho que jogar ME 3 no modo action é um tremendo desperdício do que seria a experiência original, mas pode ser uma solução boa pra quem jogou o 2 e não gosta da parte RPG. É um daqueles games que tem muito apelo pra quem já é fã, mas não impressiona os curiosos.Porém há chance de muita gente "de fora" comprar pelo multiplayer que é bastante divertido e frenético. Eu pretendo jogar a série, mas tenho que começar pelo primeiro mesmo (se tivesse uma conexão rápida já teria comprado o 1 e o 2 digitalmente, mas com essa oi de 1MB que leva 22h pra baixar 8GB fico meio desistimuladoU_U).

      Cara, você já terminou o Alan Wake do PC???Sou seu fã!Tô luco pra jogar ele desde que saiu pro 360 anos atrás. Vou pegar no Steam nessa semana.Pena que perdi a promo que vinha com os PDFs extras...

      Oxe, chapa, se joga nesses comentário videológigos. Vpz horrível não tem muita relevância não,contanto que seja auditível^^ Se vc ver cada canal de gameplay video brasileiro com voz (e pior comentários) toscos cheio de views...
      Ae Spplaterhouse é um jogo que tem poucos, poderia começar com um gameplay simples, se não der pra falar, leganda. Já tem um telespectador garantido.hehe

      Excluir
    3. É chapa quem sabe agente toma coragem e compra uma easycap usb e se arrisca hehe, meus chapas aqui querem se arriscar num podcast também mas ja é a terceira semana que não conseguimos nos reunir =/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...