Social Icons

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Game Save Manager - Essencial para quem valoriza os savegames

Desde que inventaram a bateria para guardar o progresso do jogador na mítica era dos cartuchos, os chamados Save Games se tornaram uma verdadeira mão-na-roda para os gamers, já que não era mais preciso decorar as complicadas passwords ou deixar o console ligado indefinidamente para não ter que começar o jogo do zero. Uma maravilha.
Porém desde esse tempo também que muita gente se frustra com perdas desses saves com a "morte" da bateriazinha, coisa que ficou pior na geração PSX com os famigerados memory cards. Quem joga no PC com certeza já esqueceu de copiar os saves dos jogos antes de uma formatação do Windows alguma vez e sabe o quanto é chato ficar procurando em qual pasta do sistema o jogo está salvando.
O Windows 7 tentou resolver esse problema criando uma pasta específica para esse fim, porém poucos jogos obedecem ao padrão. Alguns jogos do Steam já possuem o recurso de salvamento em "nuvem" o Steam Cloud que salva os jogos nos servidores da loja virtual da Valve, mas ainda são poucos os jogos com essa característica.
Com um poucos cliques é possível detectar os saves de todos os jogos instalados e criar um backp único ou individual.

Foi então que resolvi procurar um aplicativo que conseguisse detectar todos os saves de jogos instalados e fazer um backup único incluindo tudo e para minha surpresa achei um programa sensacional que faz isso e muito mais. Trata-se do Game Save Manager, um pequeno programa com grandes recursos para quem quer fazer backup de saves.
Além de detectar praticamente todos os jogos instalados e dar a possibilidade de fazer um backup em um único arquivo, ou individualmente, inclusive detectando o perfil da Games For Windows Live (quem usa o GFWL sabe o quanto é problemático restaurar os saves dos games nela) o programa ainda possui outras funções bastante úteis como a maravilhosa "Steam Spreader", capaz de alterar as pastas dos jogos no Steam, muito útil para quem tem pouco espaço na partição onde o Steam está instalado mas tem outras partições livres.

O utilíssimo "Steam Spreader" facilita muito a tarefa de criar links simbólicos das pastas de jogos do Steam podendo mudar a pasta inteira para outra partição.

O cliente do Steam não permite alterar o caminho da instalação dos jogos, mas é possível move-las e utilizar links para liberar espaço. Uma opção extremamente útil para quem tem muito jogo instalado.
A interface do programa e bastante amigável e simples de utilizar, tornando-o uma ferramenta indispensável para quem quer guardar seus savegames.

Download fortemente recomendado:
http://www.gamesave-manager.com/

4 comentários:

  1. Fantástico! Você usou e funcionou de boa né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei, só não testei com o profile do GFWL, já que não restaurei nenhum jogo dele ainda, mas deve funcionar legal.Já fiz vário backups com ele. O legal é que ele detecta os saves onde estiverrem de maneira muito fácil^^ O que uso muito é o Steam Spredar que funcina perfeito chapa.

      Excluir
  2. Muito boa a dica chapa, eu mesmo sofre catando os saves e guardando em outra pasta pra salvar em dvd ou coisas do gênero.
    Mas sobre o steam, tem uma dica muito fácil de mudar o diretório de instalação e acho que pouca gente sabe, é só recortar a pasta inteira do steam e colar em outra partição com mais espaço depois só iniciar pelo exe normal e não da problema nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é chapa cimériano.Eu tbm sofri por muito tempo caçando as pastas de saves dos jogos até encontrar esse programinha.

      Puxa, realmente não sabia que era possível executar pelo exe com o cliente do steam em outra partição. Antigamente o que eu fazia era copiar e colar a pasta do cliente do Steam E a pasta do jogo em outra partição. Funcionava mas era chato pq tinha de iniciar um cliente de cada vez.Se soubesse disso antes...heheh. Mas o GSM faz um link simbolico automatico muito eficiente tbm, Me salvou já que meu PC das casas bahia tem um HD de 10 anos atras.XD

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...