Plataforma:Windows, PS2, Xbox
Gênero: Adventure
Desenvolvedora: Quantic Dream
Gênero: Adventure
Desenvolvedora: Quantic Dream
Produtora: Atari
Ano: 2005
Ano: 2005
Fahrenheit (ou Indigo prophecy na versão americana) é um game de aventura cinemático criado pelo estúdio Quantic Dream e publicado pela Atari em 2005
para Playstation 2, Xbox e PC. O jogo apesar de não ter chamado tanta atenção como sua "sequência espiritual" para PS3, Heavy Rain, vendeu segundo o site da QD, cerca de 800,000 cópias desde o seu lançamento.
Trailer:
O jogo certamente marcou quem se propós a encarnar o confuso protagonista Lucas Kane,graças a mistura de elementos de narrativa de cinema e jogabilidade com alto nível de interatividade.
Enredo
Fahrenheit começa com Lucas Kane, um rapaz comum que em uma espécie de transe mata um desconhecido no banheiro de um restaurante, e a partir dai vira um fujitivo da polícia caçado por dois jovens detetives. Um aspecto interessante é que o jogo permite ao gamer ver a história por vários angulos: o enredo dividida em capítulos e alterna entre Lucas e os dois detetives que estão investigando seu caso. A história é muito bem trabalhada (ao menos até a meade do jogo) tem aquele clima de Thriller policial dos filmes hollywoodianos. O jogador, vai descobrindo os dealhes da trama junto com os 3 personagens o que aumenta o clima de tensão já que se é ao mesmo tempo a caça e o caçador.Como todo bom filme de suspense guarda muitas surpresas para o final, incluindo um avanço exagerado de gênero saindo do policial para uma batalha épica pelo destino do mundo a lá Matrix...
Jogabilidade
O jogador assume o controle de Lucas logo após ele cometar o assassinato no restaurante e deve pensar rápido para ocultar os vestígios do crime e fugir da cena sem ser pego. Esta primeira cena serve para preparar o jogador para os momentos de tensão que permearão todo o restante do game. Falando em tensão, ela é também é um aspecto importante não apenas na trama mas no próprio gameplay: Os personagens tem uma espécie de monitor de estado mental, quanto mais tensão ou stress ele sofrer mas seu estado se deteriora. Se o jogador não tomar cuidado com as ações que pratica e deixar o personagem ficar tenso demais ele simplesmente enlouquece e o jogo acaba. Por isso é importante interagir com os cenários ao máximo afim de elevar o humor do seu personagem.
Um bom exemplo é na primeira cena do jogo: Lucas começa com o nível de tensão beirando a depressaõ profunda (ele acabou de matar um cara!), quanto mais pistas você ocultar mais o estado dele melhora. Já nesta mesma fase, pouco depois, o jogador assume o controle de Carla Valenti e Tyler Miles e quanto mais pistas achar, melhor faz eles se sentirem. A interação com os cenários é bem grande e o jogo tenta fazer o gamer se sentir na pele dos personagensnão apenas em momentos relevantes da história mas também em coisas simples do dia-a-dia como tomar banho, jogar basquete, ouvir som e etc.Pode parecer chato mas é tão bem feito que acaba sendo bem legal esses momentos "humanos" dos personagens.
Enredo
Fahrenheit começa com Lucas Kane, um rapaz comum que em uma espécie de transe mata um desconhecido no banheiro de um restaurante, e a partir dai vira um fujitivo da polícia caçado por dois jovens detetives. Um aspecto interessante é que o jogo permite ao gamer ver a história por vários angulos: o enredo dividida em capítulos e alterna entre Lucas e os dois detetives que estão investigando seu caso. A história é muito bem trabalhada (ao menos até a meade do jogo) tem aquele clima de Thriller policial dos filmes hollywoodianos. O jogador, vai descobrindo os dealhes da trama junto com os 3 personagens o que aumenta o clima de tensão já que se é ao mesmo tempo a caça e o caçador.Como todo bom filme de suspense guarda muitas surpresas para o final, incluindo um avanço exagerado de gênero saindo do policial para uma batalha épica pelo destino do mundo a lá Matrix...
Jogabilidade
O jogador assume o controle de Lucas logo após ele cometar o assassinato no restaurante e deve pensar rápido para ocultar os vestígios do crime e fugir da cena sem ser pego. Esta primeira cena serve para preparar o jogador para os momentos de tensão que permearão todo o restante do game. Falando em tensão, ela é também é um aspecto importante não apenas na trama mas no próprio gameplay: Os personagens tem uma espécie de monitor de estado mental, quanto mais tensão ou stress ele sofrer mas seu estado se deteriora. Se o jogador não tomar cuidado com as ações que pratica e deixar o personagem ficar tenso demais ele simplesmente enlouquece e o jogo acaba. Por isso é importante interagir com os cenários ao máximo afim de elevar o humor do seu personagem.
Um bom exemplo é na primeira cena do jogo: Lucas começa com o nível de tensão beirando a depressaõ profunda (ele acabou de matar um cara!), quanto mais pistas você ocultar mais o estado dele melhora. Já nesta mesma fase, pouco depois, o jogador assume o controle de Carla Valenti e Tyler Miles e quanto mais pistas achar, melhor faz eles se sentirem. A interação com os cenários é bem grande e o jogo tenta fazer o gamer se sentir na pele dos personagensnão apenas em momentos relevantes da história mas também em coisas simples do dia-a-dia como tomar banho, jogar basquete, ouvir som e etc.Pode parecer chato mas é tão bem feito que acaba sendo bem legal esses momentos "humanos" dos personagens.
O jogo misturava a jogabilidade clássica dos adventures "Point & Click" com ação em terceira pessoa e cenas de ação interativas conhecidas hoje como Quick Time Events, onde o jogador precisa repetir os comandos que aparecem na tela para que a cena se desenrrole com sucesso.Em IP os QTE aconteciam através de dois ícones coloridos que surgiam na tela e lembravam bastante o antigo brinquedo Genius. O jogador deveria repetir a sequência que aparecia na tela para a cena correr com sucesso.
Além dos QTE que choviam do meio para o final, o jogo era repleto de mini games como o do tiro ao alvo e as fases em que tinha de controlar a respiração de carla (quetem claustrofobia) em abientes apertados.(você vai odiar esses^^). Um ponto negativo (pelo menos até se acostumar) é o controle. Apesar de ter muitos elementos dos tradicionais games de apontar e clicar, IP utiliza o teclado (ou joystick) para movimentar o personagem e o mouse para interagir com os cenários. Mas não chega a incomodar.
Gráficos e Som
Os gráficos de IP na época de seu lanamento já não eram sensacionais, mas passavam bem. Hoje o jogo é graficamente bem fraco mas ainda tem seu charme, principalmente nos cenários.
O Audio de IP cumpre bem o seu papel com músicas adequadas a situação além de um excelente trabalho de dublagem.
Conclusão
Com um conjunto de características além do seu tempo, IP é um jogo marcante e uma experiência única que só pode ser repetida na aperfeiçoada jogabilidade de seu sucessor espiritual Heavy Rain. Um game obrigatório para todos que curtam aventura, puzzles e finais megalomaniacos (hehe).
O jogo pode ser encontrado em lojas e digitalmente por sites como Direct2drive, Impulse e Steam. Vale muito a pena.
Savegame:
Quem quiser fazer seleção de fases pode baixar este savegame que tem liberados todos os capítulos, minigames e extras do jogo.
Download AQUI.
Além dos QTE que choviam do meio para o final, o jogo era repleto de mini games como o do tiro ao alvo e as fases em que tinha de controlar a respiração de carla (quetem claustrofobia) em abientes apertados.(você vai odiar esses^^). Um ponto negativo (pelo menos até se acostumar) é o controle. Apesar de ter muitos elementos dos tradicionais games de apontar e clicar, IP utiliza o teclado (ou joystick) para movimentar o personagem e o mouse para interagir com os cenários. Mas não chega a incomodar.
Gráficos e Som
Os gráficos de IP na época de seu lanamento já não eram sensacionais, mas passavam bem. Hoje o jogo é graficamente bem fraco mas ainda tem seu charme, principalmente nos cenários.
O Audio de IP cumpre bem o seu papel com músicas adequadas a situação além de um excelente trabalho de dublagem.
Conclusão
Com um conjunto de características além do seu tempo, IP é um jogo marcante e uma experiência única que só pode ser repetida na aperfeiçoada jogabilidade de seu sucessor espiritual Heavy Rain. Um game obrigatório para todos que curtam aventura, puzzles e finais megalomaniacos (hehe).
O jogo pode ser encontrado em lojas e digitalmente por sites como Direct2drive, Impulse e Steam. Vale muito a pena.
Savegame:
Quem quiser fazer seleção de fases pode baixar este savegame que tem liberados todos os capítulos, minigames e extras do jogo.
Download AQUI.
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