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segunda-feira, 18 de abril de 2011

Red Dead Revolver (PS2) - O nome te lembra alguma coisa?

Red Dead  Redemption, trocou a ambientação comtemporânea da maioria dos jogos do estilo “sandbox” (jogos de mundo aberto em que o jogador não precisa seguir a história de maneira linear, podendo passar o tempo com várias outras tarefas) pelo oeste americano e México do início do século XX, colocando o jogador na pele do ex-criminoso John Marston, que se vê forçado pelos federais a caçar seus antigos parceiros para salvar sua família.

O jogo de ação da Rockstar Games, foi um dos maiores hits de 2010, vendendo milhares de cópias e ganhando inúmeros prêmios, provando que a empresa ainda é a rainha dos jogos “sandbox” e não vive só de GTA. O que muita gente não sabe é que o game é o segundo de uma franquia que começou em 2004 no Playstation 2.


Red Dead Revolver foi um título originalmente desenvolvido por uma subsidiária da Capcom e seria baseado em um antigo game da empresa japonesa chamado Gun Smoke, mas após inúmeros atrasos, a empresa e acabou sendo cancelado em 2002. Um pouco mais tarde a Rockstar, no auge do sucesso de GTA 3 e Vice City, comprou a franquia e adicionou pelas mãos do estúdio Rockstar San Diego, seu toque especial ao mundo do jogo tornando-o uma  verdadeira homenagem aos clássicos filmes “Western Spaghetti” com direito a personagens extravagentes, efeito granulado na tela e músicas clássicas do gênero, compostas por Ennio Morricone.

 
O jogo se passa na década de 1880, anos antes de seu sucessor e conta a história do caçador de recompensas Red Harllow, que vaga pelo velho-oeste a procura dos assassinos de seus pais. O jogo começa com Red ainda adolescente ganhando uma velha pistola de seu pai, um minerador que acabara de descobrir uma mina de ouro, mas logo em seguida vê um bando misterioso assassinar sua família e acaba sendo dado como morto. Daí a história avança alguns anos quando Red já é um caçador de recompensas e se vê na trilha dos assassinos de seus pais enquanto ajuda o xerife da cidade Brimstone a caçar alguns bandidos procurados pela lei.
Red Dead Revolver ao contrário de seu sucessor famoso era um jogo de ação linear baseado em missões curtas. O jogador podia “passear” pelo cenário, comprar itens e encontrar objetos secretos, mas não haviam missões ou objetivos paralelos há se cumprir. A jogabilidade lembrava jogos de tiro em 3ª pessoa como Max Payne, mas já contava com opções como usar paredes como cobertura de tiros e o famoso Dead Eye, marca registrada da série, que era a salvação nos momentos críticos dos tiroteios. Usando o DE, a câmera ficava lenta e o jogador tinha um determinado tempo para mirar em diversos pontos do corpo dos adversários, liberando assim uma verdadeira rajada mortal quando a velocidade voltava ao normal. Em alguns momentos era necessário “duelar” com certos inimigos. 
Neste modo o jogador tinha poucos segundos para sacar a arma do coldre (movimentando analógico direito) e mirar no adversário antes que pudesse ser acertado. Outro detalhe interessante do jogo é que em várias missões do modo Story, o jogador assumia o comando diversos outros personagens do jogo como a fazendeira Annie Stoakes (que lembra muito Bonnie Macfarlane de Red Dead Redempition) o cortez pistoleiro  Jack Swifit. Cada personagem tinha uma característica própria que deixava a jogabilidade diferente: usar mais de uma arma, fases stealth, corridas de cavalos, etc,  deixando o jogo bem dinâmico.
Como extras havia o modo Bouty Hunter, destravado ao terminar o modo Story que equivale aos achievements de hoje em dia: em cada fase havia um objetivo específico a se realizar, como matar tantos inimigos num limite de tempo, passar despercebido, completar a fase em tempos curtíssimos e por ai vai. Mas o mais interessante era o modo multiplayer, chamado “Showdown”. Neste modo o jogador podia habilitar praticamente todos os personagens do jogo , tanto heróis, quanto vilões e NPC’s em partidas deathmatch e duelos em camera lenta para até 4 jogadores.


Como ponto negativo, o jogo tem a câmera (sempre ela!) e movimentação meio travada, além de gráficos meio ultrapassados para a época, mas nada que prejudique a diversão ou comprometa o título.
O jogo recebeu críticas medianas pela mídia especializada, mas acabou passando meio que “batido” pelo público, sendo que grande maioria dos que jogaram Red Dead Redempition, sequer sabe da existência dele. Com uma história interessante, personagens carismáticos, vilões bizarros (Coveiro com metralhadora em formato de caixão, Soldado com braço-canhão de aço, Palhaço-bomba só para citar alguns chefes) o título é uma boa opção para o PS2 para quem curte o gênero ”bang-bang”, tão escasso de jogos, junto com Gun e...alguém lembra de outro?

O melhor:
  •  Climão de velho-oeste com direito a todos os clichês do gênero;
  • Boa jogabilidade e variedade de personagens;
  • Fator replay elevado;
  • Modos multiplayer divertidamente incomuns em consoles na época.


O pior:
  •  Gráficos apenas medianos, com alguns bugs;
  • Modo Story curto;
Nota: 8,0


Vídeo do game:

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