Social Icons

domingo, 30 de novembro de 2008

Jogos que você nunca vai jogar - Wild Earth - Photo Safari África

De uns tempos para cá a indústria de games tem passado por uma fase de mesmice proprorcional ao seu enorme crescimento. A explicação para esse fenômeno é simples: o custo para se desenvolver um game hoje envolve milhões de dólares, e as empresas preferem apostar em franquias de sucesso, que já que possuem uma quantidade de fãns que certamente comprarão qualquer coisa com o nome de seu game preferido, a investir uem jogos realmente originais e criativos. Por isso vemos tantas continuações de séries famosas, principalmente nos consoles da nova geração (a excessão talvez seja o Wii com seu forte apelo nos jogos "família"), que apesar de possuirem gráficos extremamente bem feitos, pouco inovam, repetindo na maioria das vezes a mesma fórmula das versões anteriores, não passando assim de verdadeiros "caça-níqueis" para as desenvolvedoras.O pior é que muitas idéias boas não encontram espaço no mercado e quando alguma empresa consegue lançar algo interessante, ele é abafado pelos "grandes" lançamentos.
Este é o o caso de Wild Earth - Photo Safari África, desenvolvido pelo desconhecido Super X Studios e publicado pela Ubisoft para PC:O game foi lançado em 2006 e até hoje nunca tinha ouvido falar dele. Achei por acaso o link para seu site um dia desses e sinceramente, me surpreendi. Né que é um jogaço?

Tá mas sobre o quê é essa joça?

Wild Earth - Photo Safari África é um jogo em primeira pessoa diferente, sua idéia é simples: você é um fotógrafo que trabalha para uma instituição semalhante a National Geografic, e com a ajuda de um professor e uma pesquisadora deverá viajar pelas savanas africanas em busca de fotos dos mais variados tipos de animais selvagens em seus habitat's para elaboração de "artigos" da revista.

Gráficos: 9,0
COm uma premissa simples, o jogo te leva a paisagens surpreendentemente belas, com gráficos muito bonitos, e uma engine extremamente leve (o game roda suavemente na meu bom e velho Atlhon xp 1,6 e geforce FX 5200, que já é um sistema bem ultrapassado :'-(). Os cenários tem texturas bem definidas, assim como os animais que você tem de fotografar.

Som: 7,0
O Som do game não chega a empolgar mas também não atrapalha com muma trilha muito parecida com as de documentários que costumamos ver (ou não^_^) Além dos sons do ambiente que são muito legais, como o som da água ou ruidos característicos dos animais, te deixam no clima de exploração.Ah, pode-se destacar a excelente dublagem das vozes que te guiam pelo jogo.

Jogabilidade: 8,0
A jogabilidade do jogo é bem simples, bastam alguns minutos e você já tem controle completo sobre todas as funções do game. Os comandos respondem rápido, o que é muito bom quando é necessário fotografar rapidamente a ação de algum animal. (isso acontece constantemente)
No game você receberá instruções o tempo inteiro do professor e da redatora da revista que estarão sempre dando dicas e dizendo o que você deve fotografar no momento. Para passar de fase, você deve fotografar um determinado número de fotos sobre o assunto do artigo que está sendo produzido, no entanto, a todo momento lhe são sugeridas fotos de outros assuntos ou animais, que são opcionais, e que servem para lhe fazer explorar mais as fases.
Os cenários são bem grandes e sempre em ambientes abertos, o game lhe deixa explorar a vontade mas, você só progride se tirar as fotos do objetivo principal.
Outro detalhe legal é que ao terminar de fotografar você tem seu material enviado a redatora que produz um artigo com o tema da fase e esse artigo é publicado na "internet" com suas fotos (o navegador de internet é aberto com o artigo em formato html e com as fotos que você tirou)

A única reclamação é pelo fato do jogo ser beeem fácil, geralmente os objetivos lhe são lançados quando você está próximo deles e sempre que você está no caminho errado, aparece uma bússola indicando o lado certo, além do professor ficar repetindo as indicações do que fazer, além do fatode que que você pode andar no meio dos leões e ser perfeitamente ignorados, ou sobreviver a uma colisão com um elefante furioso (detalhes, detalhes)^_^ .

O jogo lembra muito o antigo Pokemon Snap para N64 (que era bem chatinho) mas com a diferença dos cenários abertos e o tema mais realísta, que te faz aprender muitas curiosidades sobre o mundo animal.

É uma demonstração de como os games podem ser usados de maneira criativa para instruir e divertir ao mesmo tempo.

Se quiser dar uma olhada visite o Site oficial AQUI e baixe a demo AQUI (apenas 48Mb)

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...