Social Icons

sexta-feira, 10 de junho de 2011

LusSpace - Um frontend para todos emuladores controlar

Os emuladores (programas que simulam no PC diferentes hardwares-No nosso caso, consoles e arcades de videogame^^) realizaram o sonho de muitos gamers ao darem a chande de resgatar jogos  antigos no PC.
Já foram assunto de muita polêmica, mas hoje são solenemente ignorados pela grande maioria das softhouses, até porque assim como o download de músicas em Mp3, é praticamente impossível de controlar o uso desse tipo de software.
Para quem tem saudades de consoles que marcaram sua infância ou para colecionadores, s emuladores são uma verdadeira festa. Mas como cada sistema requer um programa diferente as vezes fica meio chato ter que decorar o que-abre-o-que. Foi então que alguém teve uma idéia genial: "porque não criar um programa que facilite o acesso a todos esses programas em um lugar só?"-Dai surgiram os Front-ends "topa-tudo"^^, programas que servem de "ponte" para se acessar todos os emuladores do usuário, dando uma interface gráfica simples para agrupar tudo em um só lugar. Hoje em dia existem vários programas desse tipo, mas até agora nenhum se mostrou tão útil como o  LusSpace.

Trata-se de um front-end com suporte a vários emuladores de arcade e consoles, que conta com um banco de dados bastante abrangente e uma interface bonita e totalmente customizável. O progama permite organizar todas as ROMS (jogos) de maneira bem simples, separar favoritas, incluir imagens e até "extras" como registrar quantas vezes tal jogo foi executado, se o jogador já terminou, criar listas de músicas e até imprimir uma tabela com todas essas informações. Uma verdadeira "mão-na-roda" para colecionadores nostágicos e aficcionados por games.
Infelizmente o programa não anda muito atualizado mas isso é perfeitamente contornável já que é possível adcionar manualmnete os games que não forem reconhecidos.


Lembrando que o front-end não emula nada. Para cada sistema que quiser usar, você necessitará do emulador E dos jogos (ROMS ou ISOS/CD's/DVD's). A funcionalidade do LusSpace está em excutar todos eles de um só lugar. (além de ser um ótimo organizador de coleção).Para usar, basta indicar para o programa aonde está o emulador na aba "emuladores" e em seguida, a localização da pasta onde estão as ROMS em "examinar". Ai é só verificar se todas os jogos foram reconhecidos e curtir. No meu caso, vários RPG's do Snes não foram reconhecidos, mas na maioria dos casos o motivo era o nome da rom diferente do nome cadastrado no banco de dados do LuSpace, ai foi só mudar o nome da rom que funcionou perfeito.Arrumando esses detalhes basta clicar duas vezes sobre o nome do jogo na lista a esquerda que o emulador configurado será executado imediatamente com ela. Legal né?
Para quem gosta de organizar sua coleção é uma ótima opção.

Atenção: Só é "legal" utilizar emuladores com roms de jogos cuja versão original você já possua ok?

Site oficial e download: http://lusspace.free.fr/modules/news/

2 comentários:

  1. Agora deixe-me dizer: você deu uma grande ajuda para eu organizar estes emuladores que eu tinha (uso emuladores enquanto o preço das consolas tipo snes no ebay pois andam pessoas a vender muito caro consolas como snes,felizmente encontrei uma nes a bom estado por 50 euros).

    ResponderExcluir
  2. Puxa, também gostei muito do front-end Jorge. Já tinha visto outros que faziam essa "integração" entre os vários emuladores, mas nenhum tinha uma interface tão bacana e customizavel. Dá pra arrumar a coleção direitinho.

    O NES vale a pena.Você me lembrou agora o Eric do Cosmic Effect e seu fantástico Superconsole (ele criou um front end REAl para todos os seus consoles retrô!) já viu?
    http://cosmiceffect.com.br/superconsole/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...