Social Icons

sábado, 17 de setembro de 2011

Top 10 - Momentos tristes

Jogos podem emocionar? Acho que já levantamos essa discurssão aqui há algum tempo, mas nem é necessário. cocom o passar dos anos a evolução técnica propiciou a elaboração de roteiros e cenas extremamente dramáticos nos games. Não é de hoje que vemos histórias capazes de derramar lágrimas dos gamers mais machões. Pois bem, neste Top 10 de hoje resolvi listar 10 momentos extremamente tristes nos games (com algumas outras menções honrosas).
Como só teremos 10 cenas, optei por não repetir jogos de uma mesma franquia, até porque algumas delas tem momentos tristes suficientes para lotar vários top 10 (leia-se Metal Gear) o que acabaria sendo meio injusto e não daria pra mostrar vários games.
Quem sabe não rola uma parte 2 em breve?
Ah, sim. Desta vez não me atrevi nomear posições, pois todos esses momentos são  tão igualmente depressivos que não consigo escolher os piores sabe? Por isso, pode olhar na ordem que preferir.  

Desnecessário mencionar que nenhum cuidado foi feito para evitar SPOILERS destes games, por isso veja por conta e risco se ainda não jogou. Ok, pegue o lenço e vamo lá:

Max Payne - Perdendo a mulher e a finha de uma vez só

Nos 2 jogos da série Max Payne provavelmente já existem momentos tristes o bastante pra preencher todo este top 10...realmente Max é o detetive mais azarado de New York. Como o bjetivo desta seleção é focar em apenas um momento e não repetir jogos de uma mesma franquia, selecionei o provável maior trauma de dele: as trágicas mortes de sua mulher e filha recém-nascida nas mãos de viciados em drogas logo no prólogo do rpimeiro game.


Final Fantasy X- Tidus se vai...

Final Fantasy em seus 14 jogos (contando apenas os títulos da série principal) tem muitos momentos trístes emblemáticos que com certeza marcaram os gamers fãs de um bom RPG, porém como estabeleci a regra de não repetir jogos de uma mesma franquia entre a lista, resolvi escolher um entre tantos para representar a série: o final de FFX que pra mim é um dos mais dramáticos de toda a série. Um final capaz de fazer até um homem experiente em lutas e salvamento de mundos virutuais deixar escapar uma lágrima enquanto se vê o desespero de Yuna ao ver seu amado Tidus desaparece didante dos seus olhos...
Não posso deixar de fazer algumas menções honrosas como a morte de Aeris em FFVII, do General Leo, da família de Cyan e da ressureição momentânea Rachel, e amada de Locke (só pra citar alguns momentos de FFVI), O sacrifício de Reddas em FFXII e por ai vai.


Resident Evil: Code Veronica - O triste fim de Steve

O que esperar de um game do gênero "Survivor Horror" se não muitos momentos trágicos?Em todos os games da série sempre tem ao menos um personagem amigo que morre dramáticamente diante dos protagonistas. No entanto, nenhum destes momentos me marcou tanto quanto a morte de Steve Burnside, o destemido jovem fugitivo da ilha Ashford que resolve ajudar Claire e e se apaixona por ela no meio do caminho. Depois de ser forçado a atirar no próprio pai que foi transformado em zumbi, o garoto acaba sendo cobaia dos experimentos de Alexia e se sacrifica para salvar sua amada num ato de extrema determinação.Sem duvida um dos momentos mais trises de toda a série.


Shadow of the colossus -O sacrificio de Agro

Shadow of the colossous tem uma atmosfera úunica. Desde o começo do jogo há uma certa sensação de desconforto e tristeza pairando sobre o jovem Wander, até porque o rapaz está numa jornada suicida para tentar ressucitar alguém querido, mesmo que isto custe um preço altíssimo. Durante todo o jogo a única compania do protagonista silencioso é a fiel égua Agro (confesse que você que era um cavalo também!) que permanece ajudando a derrotar os gigantescos colossos sempre a distancia de um grito. Qual não foi o jogador que não se desesperou ao ver a cena em que Agro se sacrifica para salvar a vida de seu dono quando a ponte que levava ao derradeiro colosso despenca? Tá certo que ela não morre mas você só descobre isso no final do jogo e Wander não...


Metal Gear Solid 2 - A morte de Emma Elmerich

Metal Gear é talvez a série com moemntos mais tristes que existe. Em todos os episódios sempre há momentos tocantes. Os protagonistas, tando Solid Snake quanto Big Boss sofrem o diabo e sempre estão as voltas com a tristeza. Porém resolvi mencionar um momento triste de Hal Elmerich, vulgo Otacon, o engenheiro que vira parceiro de Snake a partir de MGS e é extremamente uitl com sua inteligência e cnhecimentos sobre tecnologia.Em MGS 2 Hal Passa por maus bocados ao presenciar a morte de ua meia-irmã Emma em seus braços e ainda tem que usar todas as forças para se rrguer da dor e salvar os reféns do lugar. Menções honrosas: A morte de The Boss em MGS 3, de Gray Fox, Sniper Wolf e Meryl (final alternativo) em MGS...e MGS 4 inteiro!


Gears of War 2 - Dom finalmente reencontra sua esposa...

Este é outro momento que aparece me quamquer listagem com tema "tristeza nos games". Pra quem não jogou, na série Gears of War, os humanos estão em guerra há muitos anos com uma raça alienígena chamada Locust que praticamente dominou o planeta. A equipe do protagonista Marcus Fenix é uma das que simbolizm a resistência. porém dentre eles existe Dominic, um cara que está numa busca pessoal pela sua esposa, que estava desaparecida. No 2º game ele finalmente a encontra mas...


Red Dead Redempition - John Marston dies

O momento triste mais recente deste top não perde nada em relcação ao outros no quesito "isso não pode estar acontecendo...". Em RDR você controla o ex-criminoso Jhon Marston que, após ter sua família sequestrada pelos federais é forçado a entrar numa uma jornada enorme, repleta de traições e chatagens, participar de uma revolução, combater corruptos até finalmente se redimir e ter sua vida de volta. Ai vem os federais e fuzilam o cara e a família toda sem avisar...


Half-life 2 episode 2 - A morte de Eli Vance

Eli Vance foi um personagem secundário muito útil em todo a série HL, principalmente no 2 já que sem ele a dorável Alyx não estaria ao lado de Gordon ajudando na luta contra os Combine. Ai a Valve nos mostrou o que pode ser pior que uma cut-scene mostrando a morte de um personagem querido: uma cut-scene onde você pode mechar seu personagem e sentir toda a impotência dele enquanto presencia a morte de um amigo.


Silent Hill 3 - Heater encontra Harry

Harry Mason não foi um cara de sorte. Depois de atravessar o inferno de Silent Hill e enfrentar toda a sorte de criaturas demoníacas para salvar sua filha, o protagonista do jogo original tem um fim bizarro no 3º game. Sequer se deram ao trabalho de mostrar como Harry morre, já que o jogador descobre junto com Heater, a protagonista de SH3 e "filha" dele somente após ela retornar para casa e encontra-lo brutalmente assassinado pelos servos de Claudia...Harry não merecia isso Konami. Não depois de tudo que passou em SH!


Assassins Creed 2 - Ezio vê toda sua familia morrer

Assassisn Creed não é uma das franquias de maior sucesso desta geração atoa: excelentes gráficos, excelente enredo e personagens carismáticos. Não tem como não se sentir disposto a apoiar a causa de Ezio depois que o rapaz é forçado a presenciar toda a sua família ser excutada injustamente bem diante de seus olhos.


E então? Lembrou de algum outro momento triste que não foi mencionado no top? Por favor compartilhe conosco. Estamos aqui pra te ouvir.Hehe.

11 comentários:

  1. Jclove lamento dizer mas voce esqueceu-se de uma das coisas mais tristes. Todo o mgs4. Juro,eu joguei todos mgs logo o mgs4 foi um jogo que algumas cenas fazia-me deitar algumas lagrimas no canto do olho. Mas sim esta lista está muito boa realmente cenas muito tristes.

    OvEr AnD oUt

    Jor123456(crying)

    ResponderExcluir
  2. Listinha pra tocar o coração né Jor123456?hehe
    Pois é, até citei na cena de Emma que MGS inteiro é só drama. Mas se fosse escolher acabariam as dez posições e ainda faltaria...por isso peguei a cena da Emma do MGS2.

    Me crying too buddy!

    ResponderExcluir
  3. Se bem que MGS 3 é só tristeza o jogo inteiro tbm...Pobre The Boss, Pobre Big Boss, Pobre Ocel(ops!) maldito Ocelot!Só passa a perna em todo mundo!hehe

    ResponderExcluir
  4. Fala JC, então pulei alguns momentos pq não joguei alguns jogos dessa lista, então vou deixar um dos ultimos momentos marcantes que vivi nos games atuais.

    #### SPOILER DE MODERN WAREFARE 2 #####
    #
    #
    #
    #
    #
    #


    Poisé parece que jogos de Fps não trazem uma tematica que possa emocionar, mas nesse em especifico, o momento em que vc controlando Roach e Ghost são mortos a traição é muito triste, eu gritei NOOOOOOOOOOO na mesmo hora =/ fica o video pra quem quiser relembrar...

    http://www.youtube.com/watch?v=TTsNuUkRtTc

    ResponderExcluir
  5. Ae Rodrigo. Valeu pela contribuição chapa!
    Minha maior tristeza em relação a MW2 é que ainda não pode jogar ele U_U hehe
    Mas já tinha visto a cena enquanto pesquisava pra fazer o top. Como não conhecia a trama e os personagens direito acabei dexando pra próxima. Cara é o final do jogo?Caraca. Tremenda perversidade com os homi...

    ResponderExcluir
  6. Não, se bem me lembro é pouco antes do final joguei no lançamento mas estou jogando de novo pra esperar o 3 hehe, é sacanagem pq o ghost é muito foda e tu se apega a ele, chapa ele ta baratinho na steam vale a pena conferir e se o problema for pc nao sai muito caro montar uma maquina pra rodar esses jogos minha placa de video é velha e roda tudo de boa, não no maximo mas com graficos aceitaveis tranquilo.

    ResponderExcluir
  7. PPuxa Rodrigo nem me fale. Já passou da hora de tomar vergonha e dar um jeito neste meu PC da Xuxa...nem emulador de NES roda legal chapa!heheh.Brincadeira.Em breve MW e outras belezinhas mais atyais estarão rodando e vou compensar esse atraso jogando tudo de uma vez. PMas enquanto não rola vou tentar terminar Earthbound no SNES e Valkyrie Profile no PSX, emulados claro!^^

    ResponderExcluir
  8. Claro chapa, mas pq não joga Valkyrie Profile no ps2 reza a lenda que jogos de psx tem uma pequena melhora no ps2 =D
    To pensando em comprar o psp do meu amigo pra jogar os classicos do psx, peguei emprestado uma semana pra jogar o Dracula X chronicles e fiquei viciado naquela coisinha maravilhosa da sony, ja até baixei a iso do FF 9 *___*

    ResponderExcluir
  9. Chapa, até que eu queria jogar no PS2 mas não tive coragem de desbloquea-lo. Mas a suposta melhora é mito mesmo. tenho os cds de demos do PSX aqui e rodam iguaizinhos como no console antigo.Ainda tem o detalhe de que é necessário um Memory Card de PSX para salvar, já que os jogos não reconhecem o do PS2...dai tem que encontrar um MC origianl de PSX pq a maioria dos xingling que vemdem no Mercado Livre não funciona...complicado né?
    Mas se achasse o VP original baratinho compraria sem pensar...mas nunca acontecerá já que é um dos jogos mais raros do console.U_U. O ruim é que é um dos mais difíceis de emular...toda hora trava...mas vamos jogando. (como me arrependo de não ter comprado o VP 2 por R$ 80,00 quando tive chance).

    Quanto ao PSP cara, nem me fale. É o melhor portátil evar pra mim. Pões o DS e seus joguinhos interativos com gráficos toscos no chinelo.(estou jogando FFIV de ds MAS É DETALHE xd) Terminei GoW Ghost of Sparta a pouco tempo com um console emprestado de um colega e tbm fiquei vidrado no aprarlhinho da Sony. Ainda terei um!!!!hehe.

    Que bom que resolveu se aventurar pelo FFIX. Vale a pena chapa.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho o final de Fallout 3, na versão original de fábrica, bastante emocional. O DLC Broken Steel muda o epílogo e esvazia o impacto da trajetória do Lone Wanderer.

    E, para mim, Silent Hill 2 é o jogo mais triste já feito. Em particular, a cena da morte de Angela Orosco, incapaz de suportar seus próprios traumas.

    ResponderExcluir
  11. @C.Aquino

    Cara, Fallout 3 acabou de subir na lista de prioridades para quando melhorar o PC (ou um console atual)Valeu pela dica.^^

    Silent Hill 2 é o meu episódio preferido da série e realmente é um dos games com atmosfera mais tristes de todos os tempos. Confesso que não me apeguei muita a Angela, mas as histórias de Laura e James (acho aquela cena em que a maria "morre" nas mãos do Piramid head" em frente a James no hospital BASTANTE deprimente). Na verdade dava pra fazer um top 10 só de cenas da série, mas preferi a morte de Harry no 3 pela surpresa que ela me causou.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...