Social Icons

terça-feira, 2 de agosto de 2011

End game - Final Fantasy X

Conforme citei no ultimo post, andava as voltas com as ultimas batalhas de Final Fantasy X (sim,quase 10 anos depois, mas antes tarde que nunca^^). 
Como já não tenho tanto tempo pra jogar,  me deparei com o mesmo problema que tive em Persona 3: avancei o mais rápido possível afim de terminar o game logo (afinal, meu Dragon Quest VIII tá chegando) e acabei "empacando" nas etapas finais onde os chefes começam a exigir que se esteja com os personagens bem desenvolvidos.
Confesso que me atrapalhei um bocado com a Sphere Grid (em FFX os personagens não ganham nível, e sim pontos para serem usados em uma espécie de tabuleiro que libera atributos e poderes novos) e cheguei no final sem magias e técnicas importantes, o que deixou a penultima batalha bem impossível de vencer ("I hate you dad"!-parafraseando Tidus). 

Mas nada que algumas horas batalhando incessantemente não consertasse...Pois bem, após 53 horas de jogo finalmente pude assistir o incrível desfecho que realmente vale a pena o esforço. 
Interessante que tive com FFX as mesmas sensações que seu antecessor no PSOne. No começo achei bem chato e confuso, não me adaptei bem a alguns conceitos do gameplay como o já mencionado sistema de evolução, das summons e principalmente do famigerado minigame do Blitzball (que ainda não gosto), tanto que fiquei até meio desmotivado a ponto de deixar o game"encostado" assim que recebi o Persona 3.
Mas quando voltei a jogar, já na metade, o enredo foi ficando mais claro e comecei a me apegar aos personagens e a interessante trama que por sinal foi bem ousada, com suas referências a uma religião dominante que se mistura a política e controla o mundo do game (te lembra algo?), e aos personagens, que ao contrário de FF XII, são muito bem construidos e extremamente carismáticos. De repente me via jogando em absolutamente toda oportunidade que podia ligar o PS2...e cara, QUE FINAL EMOCIONANTE! Provavelmente o final mais triste dos FF's até então. Mais emocionante que o de FFIX, o meu final favorito da série até então.
Vale apena relembrar, você que teve o prazer de jogar na época certa (que inveja de ti). Pra quem não jogou não sei se vale apena assistir, a não ser que seja pra constatar que a Square-Enix manja muito de CG's (aind a é muito bonito até hoje) já que não vai dar pra entender muita coisa.
Vale a pena chorar de novo.XD
Agora me preparo psicológicamente para encarar a tranformação de Yuna em patricinha no FF X 2...

4 comentários:

  1. Dae JC RodrigoCimério aqui!
    Cara muito 10 seu blog, sim estou visitando pela primeira vez, cara que inveja eu queria ter paciencia pra pegar rpgs mais antigos para jogar, nao cheguei a zerar o FFIX, na verdade só joguei o primeiro cd na época, e olha que rpg foi meu genero de jogo preferido no psx, mas agora só to jogando jogos mais lineares e com poucas horas de duração, falta de tempo é um saco, e mesmo quando tenho tempo tenho preguiça haha, me desviei do assunto mais tudo bem, não vi o video do final do FFX pq tenho esperança de jogar ainda.

    ResponderExcluir
  2. Fala Rodrigo. Chapa é uma honra tê-lo aqui!^^

    Bem, como ainda não tenho um console atual e só consegui o meu PS2 no fim do ano passado, estou aproveitando e jogando feito um louco todos os clássicos originais que consigo comprar. Pena que original é meio difícil de achar (e pagar) mas vamos devagarzinho e a coleção ta crescendo "bunitinha".

    Eu comecei a jogar FF a partir do VI, mas até hoje não terminei ele (já recomecei várias vezes) proque sempre empacava em alguma dungeon e as batalhas aleatórias dele me irritam pacas as vezes. Desde que comprei o X que estou parado na torre de Kefka tomando coragem pra administrar 4 grupos de personagens ao mesmo tempo...mas virou questão de honra terminar.
    O VII e o VIII detonei de uma vez no hype, mas o IX não em agradou a princípio, parei no 2º CD e só voltei a jogar no ano passado, mas depois me convenci que é o melhor da trilogia do PS1. O final é muito emocionante e alegre...exatamente o contrário do do FX que só da vontade de chorar XD.

    É, o pessoal reclama da linearidade dos RPG's atuais, mas a verdade é que pouca gente tem tempo pra dedicar a um RPG a moda antiga. Uma pena mesmo. Agora se puder recomendo que jogue mesmo o X Rodrigo. Ele é bem mais curto que o XII (cerca de 50 horas) e tem uma história e sistema de batalha sensacionais.

    Nossa, outro comentátio monográfico meu.XD, foi a emoção!hehe.

    Valeu pela visita chapa!

    ResponderExcluir
  3. Tenho mesmo vontade de jogar o X, mas apesar dos FF não serem continuaçoes uns dos outros fico com aquela ideia na cabeça de terminar o IX antes de pegar o X pra jogar, mas uma hora ou outra acabo jogando eles XD!

    ResponderExcluir
  4. Duro escolher, já que ambos são muito bons. Mas se fosse você daria prioridade ao X. Além dos gráficos mais degustáveis pros padrões atuais, o sistema de batalha dele é muito bacana. Dá pra usar todos os personagens na mesa batalha e o job de cada um influência muito dependendo do inimigo enfrentado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...